O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752 |
Resumo: | This paper refers to a research which I developed on regular daytime public High Schools from Rio Grande city. The study aimed to investigate if female and male teachers of Philosophy promote dialogue between the open knowledge and specific knowledge to the field of Philosophy in their teaching practices. In order to achieve the proposed objective, 13 teachers from 10 schools were interviewed, and I also collected the syllabus. After finishing this investigation, I conclude that the presence of dialogue between the open knowledge and specific knowledge allows a change in female and male student‟s attitude with regard to behavior in the classroom, in society, involvement and responsibility in organization with the school environment and defining future prospects in their career choices. After all, I think new ways of teaching could be build, in a way that teaching could be close to the female and male student‟s lives, and became an effective area of historical and social construction. |
id |
UFPL_d35e23975a86f562d3304fa58b32e48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1752 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/9516213760375762http://lattes.cnpq.br/4442388640917569Del Pino, Mauro Augusto BurkertDutra, Jorge da Cunha2014-08-20T13:48:27Z2011-06-062014-08-20T13:48:27Z2010-12-17DUTRA, Jorge da Cunha. DUTRA, Jorge da Cunha.O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752This paper refers to a research which I developed on regular daytime public High Schools from Rio Grande city. The study aimed to investigate if female and male teachers of Philosophy promote dialogue between the open knowledge and specific knowledge to the field of Philosophy in their teaching practices. In order to achieve the proposed objective, 13 teachers from 10 schools were interviewed, and I also collected the syllabus. After finishing this investigation, I conclude that the presence of dialogue between the open knowledge and specific knowledge allows a change in female and male student‟s attitude with regard to behavior in the classroom, in society, involvement and responsibility in organization with the school environment and defining future prospects in their career choices. After all, I think new ways of teaching could be build, in a way that teaching could be close to the female and male student‟s lives, and became an effective area of historical and social construction.O presente trabalho refere-se à pesquisa que realizei nas escolas estaduais de Ensino Médio, regulares e diurnas, do município do Rio Grande/RS. O estudo teve como objetivo geral investigar se os docentes e as docentes de Filosofia promovem o diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico em suas práticas docentes. A fim de atingir o objetivo proposto, entrevistei 13 docentes de 10 escolas, coletando também os conteúdos programáticos. Após essa investigação, concluo que a presença do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos permite uma mudança de postura por parte dos educandos e das educandas no que diz respeito ao comportamento na sala de aula, na sociedade, ao envolvimento e responsabilidade na organização e cuidado do próprio ambiente escolar e à definição de perspectivas futuras nas suas escolhas profissionais. Com isso, penso que com a investigação aqui efetivada poderá se construir novas formas de trabalho docente, de modo que o ensino se aproxime cada vez mais da vida dos discentes e das discentes e torne-se um efetivo espaço de construção histórico-social.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoCurrículoSaberes abertosSaberes específicosEnsino de filosofiaEnsino médioCurriculumOpen knowledgeSpecific knowledgePhilosophy teachingHigh SchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosóficoThe philosophy curriculum in High School: searching for a dialogue between the open knowledge and specific knowledge from the Philosophic field.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdfapplication/pdf891490http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/1/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdfded7bfa0bd9da3ddce8a38f4f2088ef0MD51open accessTEXTJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdf.txtJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain285315http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/2/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf.txtbdd6fe60fdcdb65444bba7ad78bfa623MD52open accessTHUMBNAILJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdf.jpgJorge- da- Cunha- Dutra- Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1420http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/3/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf.jpg0528ea4be24dfe504721532306d4f8feMD53open access123456789/17522021-12-09 13:30:12.202open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-09T16:30:12Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The philosophy curriculum in High School: searching for a dialogue between the open knowledge and specific knowledge from the Philosophic field. |
title |
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico |
spellingShingle |
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico Dutra, Jorge da Cunha Currículo Saberes abertos Saberes específicos Ensino de filosofia Ensino médio Curriculum Open knowledge Specific knowledge Philosophy teaching High School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico |
title_full |
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico |
title_fullStr |
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico |
title_full_unstemmed |
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico |
title_sort |
O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico |
author |
Dutra, Jorge da Cunha |
author_facet |
Dutra, Jorge da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9516213760375762 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4442388640917569 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Del Pino, Mauro Augusto Burkert |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Jorge da Cunha |
contributor_str_mv |
Del Pino, Mauro Augusto Burkert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Saberes abertos Saberes específicos Ensino de filosofia Ensino médio |
topic |
Currículo Saberes abertos Saberes específicos Ensino de filosofia Ensino médio Curriculum Open knowledge Specific knowledge Philosophy teaching High School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Open knowledge Specific knowledge Philosophy teaching High School |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This paper refers to a research which I developed on regular daytime public High Schools from Rio Grande city. The study aimed to investigate if female and male teachers of Philosophy promote dialogue between the open knowledge and specific knowledge to the field of Philosophy in their teaching practices. In order to achieve the proposed objective, 13 teachers from 10 schools were interviewed, and I also collected the syllabus. After finishing this investigation, I conclude that the presence of dialogue between the open knowledge and specific knowledge allows a change in female and male student‟s attitude with regard to behavior in the classroom, in society, involvement and responsibility in organization with the school environment and defining future prospects in their career choices. After all, I think new ways of teaching could be build, in a way that teaching could be close to the female and male student‟s lives, and became an effective area of historical and social construction. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-06-06 2014-08-20T13:48:27Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:48:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUTRA, Jorge da Cunha. DUTRA, Jorge da Cunha.O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752 |
identifier_str_mv |
DUTRA, Jorge da Cunha. DUTRA, Jorge da Cunha.O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/1/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/2/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1752/3/Jorge-%20da-%20Cunha-%20Dutra-%20Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ded7bfa0bd9da3ddce8a38f4f2088ef0 bdd6fe60fdcdb65444bba7ad78bfa623 0528ea4be24dfe504721532306d4f8fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846891871207424 |