Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4585 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar como o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra interfere na abordagem dos números complexos quando se mobilizam distintas representações semióticas em situações de ensino. Para compor o quadro teórico da pesquisa os estudos de Duval (2003 e 2009) que versam sobre os Registros de Representação Semiótica fundamentarão as análises e discussões em torno da seguinte questão - utilizar o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra para abordar as representações gráficas dos números complexos torna o aprendizado significativo? Os encaminhamentos metodológicos apoiam-se nos pressupostos da Engenharia de Didática cunhada por Artigue propostas pela metodologia, assim sendo, nas análises preliminares foram abordados aspectos epistemológicos, didáticos e históricos sobre o ensino dos números complexos. Na segunda fase, concepção e análise a priori, foram organizados um conjunto de atividades que englobam o objeto matemático, isto é, os números complexos, cada atividade é descrita e precedida das hipóteses que foram formuladas por meio da articulação entre o software de Matemática Dinâmica e fundamentação teórica. A base de dados e informações para posterior análise e validação da pesquisa é composta por observações do professor-pesquisador no caderno de campo, registros dos cadernos dos participantes da pesquisa e as produções salvas no GeoGebra. Os resultados apontaram que a utilização do ambiente de geometria dinâmica interfere no entendimento das unidades significativas e visuais das representações semióticas inerentes aos números complexos.Também se verificou quando da utilização de registros dinâmicos o nível de congruência entre as representações aumenta. |
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Os encaminhamentos metodológicos apoiam-se nos pressupostos da Engenharia de Didática cunhada por Artigue propostas pela metodologia, assim sendo, nas análises preliminares foram abordados aspectos epistemológicos, didáticos e históricos sobre o ensino dos números complexos. Na segunda fase, concepção e análise a priori, foram organizados um conjunto de atividades que englobam o objeto matemático, isto é, os números complexos, cada atividade é descrita e precedida das hipóteses que foram formuladas por meio da articulação entre o software de Matemática Dinâmica e fundamentação teórica. A base de dados e informações para posterior análise e validação da pesquisa é composta por observações do professor-pesquisador no caderno de campo, registros dos cadernos dos participantes da pesquisa e as produções salvas no GeoGebra. Os resultados apontaram que a utilização do ambiente de geometria dinâmica interfere no entendimento das unidades significativas e visuais das representações semióticas inerentes aos números complexos.Também se verificou quando da utilização de registros dinâmicos o nível de congruência entre as representações aumenta.Não apresentaFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUFPelBrasilInstituto de Física e MatemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANúmeros complexosSemióticaMatemáticaDinâmicaGeoGebraComplex numbersSemioticsDynamicAmbiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexosDynamic geometry environment and its semiotic potential: an approach in the teaching of complex numbersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1449294392943584http://lattes.cnpq.br/0257799779736390Cardoso, Marleide Coanhttp://lattes.cnpq.br/9831118102549169Ferreira, André Luis AndrejewPaulo, Rafael dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTd_2017___Rafael.pdf.txtd_2017___Rafael.pdf.txtExtracted texttext/plain278861http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4585/6/d_2017___Rafael.pdf.txt6e35f9ce7ee95bfcf2106f6a21e3ae45MD56open accessTHUMBNAILd_2017___Rafael.pdf.jpgd_2017___Rafael.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4585/7/d_2017___Rafael.pdf.jpg4fcb272768475964f430046ad73b0e97MD57open accessORIGINALd_2017___Rafael.pdfd_2017___Rafael.pdfapplication/pdf3646970http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4585/1/d_2017___Rafael.pdfd9179b4ab59e639a2e1178d6f28a68e4MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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