Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11652 |
Resumo: | O presente estudo se concentra na análise da construção da imagem das pessoas negras na fotografia, tendo em vista o impacto histórico e social dessa representação. O objetivo principal é explorar o potencial da fotografia como ferramenta metodológica para discutir o racismo e apoiar a construção e reconstrução da autoestima de jovens no ambiente escolar. A partir de uma perspectiva crítica, baseada em trabalhos de artistas negros como Rosana Paulino e Aline Motta e as experiências no ambiente escolar, buscarei refletir e propor soluções para reconfigurar e problematizar a percepção estereotipada que se tem acerca de pessoas negras. |
id |
UFPL_d9762c5bd3b02343b6c40ad202e2755b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11652 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-01-17T19:29:27Z2024-01-172024-01-17T19:29:27Z2023-05-28REAL, Andy. Imagem Ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola. 2023. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11652O presente estudo se concentra na análise da construção da imagem das pessoas negras na fotografia, tendo em vista o impacto histórico e social dessa representação. O objetivo principal é explorar o potencial da fotografia como ferramenta metodológica para discutir o racismo e apoiar a construção e reconstrução da autoestima de jovens no ambiente escolar. A partir de uma perspectiva crítica, baseada em trabalhos de artistas negros como Rosana Paulino e Aline Motta e as experiências no ambiente escolar, buscarei refletir e propor soluções para reconfigurar e problematizar a percepção estereotipada que se tem acerca de pessoas negras.The present study focuses on the analysis of the construction of the image of black people in photography, considering the historical and social impact of this representation. The main objective is to explore the potential of photography as a methodological tool to discuss racism and support the construction and reconstruction of self-esteem among young individuals in the school environment. From a critical perspective, based on the works of black artists such as Rosana Paulino and Aline Motta, as well as experiences in the school setting, I will seek to reflect on and propose solutions to reconfigure and problematize the stereotypical perception that exists regarding black individuals..porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLINGUISTICA, LETRAS E ARTESADMINISTRACAOARTES PLASTICASFotografiaFabulação críticaEscolaNegroRacismoPhotographyCritical fabulationSchoolBlack peopleRacismImagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCastellani, Felipe MerkerReal, Andy Hellen Marquesreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAndy_Marques_Dissertação.pdfAndy_Marques_Dissertação.pdfapplication/pdf2333119http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/1/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdff521332214c4d2442d3c3179d86efdeeMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTAndy_Marques_Dissertação.pdf.txtAndy_Marques_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain155550http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/3/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtc187346b605a64b6bf5acf4d6af7bfbdMD53open accessTHUMBNAILAndy_Marques_Dissertação.pdf.jpgAndy_Marques_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/4/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg75b3f7eca336866db682973bcc19f251MD54open accessprefix/116522024-01-18 03:01:15.127open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11652VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-18T06:01:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola |
title |
Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola |
spellingShingle |
Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola Real, Andy Hellen Marques LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fotografia Fabulação crítica Escola Negro Racismo Photography Critical fabulation School Black people Racism ADMINISTRACAO ARTES PLASTICAS |
title_short |
Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola |
title_full |
Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola |
title_fullStr |
Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola |
title_full_unstemmed |
Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola |
title_sort |
Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola |
author |
Real, Andy Hellen Marques |
author_facet |
Real, Andy Hellen Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castellani, Felipe Merker |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Real, Andy Hellen Marques |
contributor_str_mv |
Castellani, Felipe Merker |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Fotografia Fabulação crítica Escola Negro Racismo Photography Critical fabulation School Black people Racism ADMINISTRACAO ARTES PLASTICAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Fabulação crítica Escola Negro Racismo Photography Critical fabulation School Black people Racism |
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv |
ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq2.pt_BR.fl_str_mv |
ARTES PLASTICAS |
description |
O presente estudo se concentra na análise da construção da imagem das pessoas negras na fotografia, tendo em vista o impacto histórico e social dessa representação. O objetivo principal é explorar o potencial da fotografia como ferramenta metodológica para discutir o racismo e apoiar a construção e reconstrução da autoestima de jovens no ambiente escolar. A partir de uma perspectiva crítica, baseada em trabalhos de artistas negros como Rosana Paulino e Aline Motta e as experiências no ambiente escolar, buscarei refletir e propor soluções para reconfigurar e problematizar a percepção estereotipada que se tem acerca de pessoas negras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-17T19:29:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-17 2024-01-17T19:29:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REAL, Andy. Imagem Ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola. 2023. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11652 |
identifier_str_mv |
REAL, Andy. Imagem Ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola. 2023. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/1/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/3/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/4/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f521332214c4d2442d3c3179d86efdee fbd6c74465857056e3ca572d7586661b c187346b605a64b6bf5acf4d6af7bfbd 75b3f7eca336866db682973bcc19f251 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710136147968000 |