Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Real, Andy Hellen Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11652
Resumo: O presente estudo se concentra na análise da construção da imagem das pessoas negras na fotografia, tendo em vista o impacto histórico e social dessa representação. O objetivo principal é explorar o potencial da fotografia como ferramenta metodológica para discutir o racismo e apoiar a construção e reconstrução da autoestima de jovens no ambiente escolar. A partir de uma perspectiva crítica, baseada em trabalhos de artistas negros como Rosana Paulino e Aline Motta e as experiências no ambiente escolar, buscarei refletir e propor soluções para reconfigurar e problematizar a percepção estereotipada que se tem acerca de pessoas negras.
id UFPL_d9762c5bd3b02343b6c40ad202e2755b
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11652
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-01-17T19:29:27Z2024-01-172024-01-17T19:29:27Z2023-05-28REAL, Andy. Imagem Ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola. 2023. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11652O presente estudo se concentra na análise da construção da imagem das pessoas negras na fotografia, tendo em vista o impacto histórico e social dessa representação. O objetivo principal é explorar o potencial da fotografia como ferramenta metodológica para discutir o racismo e apoiar a construção e reconstrução da autoestima de jovens no ambiente escolar. A partir de uma perspectiva crítica, baseada em trabalhos de artistas negros como Rosana Paulino e Aline Motta e as experiências no ambiente escolar, buscarei refletir e propor soluções para reconfigurar e problematizar a percepção estereotipada que se tem acerca de pessoas negras.The present study focuses on the analysis of the construction of the image of black people in photography, considering the historical and social impact of this representation. The main objective is to explore the potential of photography as a methodological tool to discuss racism and support the construction and reconstruction of self-esteem among young individuals in the school environment. From a critical perspective, based on the works of black artists such as Rosana Paulino and Aline Motta, as well as experiences in the school setting, I will seek to reflect on and propose solutions to reconfigure and problematize the stereotypical perception that exists regarding black individuals..porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLINGUISTICA, LETRAS E ARTESADMINISTRACAOARTES PLASTICASFotografiaFabulação críticaEscolaNegroRacismoPhotographyCritical fabulationSchoolBlack peopleRacismImagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCastellani, Felipe MerkerReal, Andy Hellen Marquesreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAndy_Marques_Dissertação.pdfAndy_Marques_Dissertação.pdfapplication/pdf2333119http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/1/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdff521332214c4d2442d3c3179d86efdeeMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTAndy_Marques_Dissertação.pdf.txtAndy_Marques_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain155550http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/3/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtc187346b605a64b6bf5acf4d6af7bfbdMD53open accessTHUMBNAILAndy_Marques_Dissertação.pdf.jpgAndy_Marques_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/4/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg75b3f7eca336866db682973bcc19f251MD54open accessprefix/116522024-01-18 03:01:15.127open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11652VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-18T06:01:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
title Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
spellingShingle Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
Real, Andy Hellen Marques
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Fotografia
Fabulação crítica
Escola
Negro
Racismo
Photography
Critical fabulation
School
Black people
Racism
ADMINISTRACAO
ARTES PLASTICAS
title_short Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
title_full Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
title_fullStr Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
title_full_unstemmed Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
title_sort Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
author Real, Andy Hellen Marques
author_facet Real, Andy Hellen Marques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castellani, Felipe Merker
dc.contributor.author.fl_str_mv Real, Andy Hellen Marques
contributor_str_mv Castellani, Felipe Merker
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Fotografia
Fabulação crítica
Escola
Negro
Racismo
Photography
Critical fabulation
School
Black people
Racism
ADMINISTRACAO
ARTES PLASTICAS
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Fabulação crítica
Escola
Negro
Racismo
Photography
Critical fabulation
School
Black people
Racism
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq2.pt_BR.fl_str_mv ARTES PLASTICAS
description O presente estudo se concentra na análise da construção da imagem das pessoas negras na fotografia, tendo em vista o impacto histórico e social dessa representação. O objetivo principal é explorar o potencial da fotografia como ferramenta metodológica para discutir o racismo e apoiar a construção e reconstrução da autoestima de jovens no ambiente escolar. A partir de uma perspectiva crítica, baseada em trabalhos de artistas negros como Rosana Paulino e Aline Motta e as experiências no ambiente escolar, buscarei refletir e propor soluções para reconfigurar e problematizar a percepção estereotipada que se tem acerca de pessoas negras.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-17T19:29:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-17
2024-01-17T19:29:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REAL, Andy. Imagem Ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola. 2023. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11652
identifier_str_mv REAL, Andy. Imagem Ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola. 2023. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/1/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/3/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11652/4/Andy_Marques_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f521332214c4d2442d3c3179d86efdee
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
c187346b605a64b6bf5acf4d6af7bfbd
75b3f7eca336866db682973bcc19f251
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710136147968000