Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grill, Nathalia Muswieck
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4428
Resumo: Esta escrita apresenta as investigações vinculadas à minha pesquisa como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, sob orientação da Profa. Dra. Nádia Senna. Através de apropriações e ressignificações, a pesquisa pretende questionar territórios sociais, reivindicando o reconhecimento e protagonismo da mulher através de uma revisitação à história e ao sistema da arte. A poética se constrói a partir do encontro com artistas mulheres que para mim são fortes referências, mostrando entrelaçamentos entre vida e processos artísticos. Costuro essas histórias às minhas, revelando uma poética calcada na cartografia, que deixa à mostra o âmago dos documentos de trabalho, seus resultados, obras e reflexões. O pessoal se torna político, e debruço-me sobre práticas ancestrais, modos e modas articuladas ao feminino. Dando, assim, projeção aos acontecimentos que se mostram potência de trocas, autonomia e resistência, usando como artifício fotografia, peças gráficas, performance e outros suportes. A identidade se transmuta e alcança o coletivo com o descobrimento da sororidade. O corpo é casa e lar, transcendendo os espaços dados.
id UFPL_daa137d53e73512c1b70e59f7d4a489a
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4428
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2019-05-08T13:26:13Z2019-05-062019-05-08T13:26:13Z2018-04-23GRILL, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4428Esta escrita apresenta as investigações vinculadas à minha pesquisa como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, sob orientação da Profa. Dra. Nádia Senna. Através de apropriações e ressignificações, a pesquisa pretende questionar territórios sociais, reivindicando o reconhecimento e protagonismo da mulher através de uma revisitação à história e ao sistema da arte. A poética se constrói a partir do encontro com artistas mulheres que para mim são fortes referências, mostrando entrelaçamentos entre vida e processos artísticos. Costuro essas histórias às minhas, revelando uma poética calcada na cartografia, que deixa à mostra o âmago dos documentos de trabalho, seus resultados, obras e reflexões. O pessoal se torna político, e debruço-me sobre práticas ancestrais, modos e modas articuladas ao feminino. Dando, assim, projeção aos acontecimentos que se mostram potência de trocas, autonomia e resistência, usando como artifício fotografia, peças gráficas, performance e outros suportes. A identidade se transmuta e alcança o coletivo com o descobrimento da sororidade. O corpo é casa e lar, transcendendo os espaços dados.: This paper presents the researches related to my research as a master's student in the Postgraduate Program in Visual Arts of the Arts Center of the Federal University of Pelotas, in the research line of Creation and Poetic Processes of Cotidiano, under the guidance of Profa. Dr. Nádia Senna. Through appropriations and resignifications, the research intends to question social territories, claiming the recognition and protagonism of women through a revision of history and the art system. Poetics is built from the encounter with women artists who to me are strong references, showing interweaving between life and artistic processes. I tailor these stories to mine, revealing a poetics based on cartography, which shows the core of the work documents, their results, works and reflections. Personal become political, and I look at ancestral practices, modes, and fashions articulated to the feminine. Giving, therefore, projection to the events that show power of exchange, autonomy and resistance, using as a photographic device, graphic pieces, performance and other supports. Identity transmutes and reaches the collective with the discovery of sorority. The body is home, transcending the given spaces.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESFeminismoHistória da arteProcesso artísticoTáticaDisparadorFeminismArt historyArtistic processTacticTriggerAnônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4853084756925574http://lattes.cnpq.br/6259571036663263Senna, Nádia da CruzGrill, Nathalia MuswieckGrill, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdf.txtanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdf.txtExtracted texttext/plain91316http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/6/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf.txt8f6528eda2c13076896a73a4a9b90fc0MD56open accessTHUMBNAILanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdf.jpganonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1585http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/7/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf.jpg4f86d2ee3c7117751d3f8caf807209cdMD57open accessORIGINALanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdfanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdfapplication/pdf97291245http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/1/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf1f1b6d767340bed1953a935f86ead256MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/44282023-07-13 05:56:44.616open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:56:44Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
title Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
spellingShingle Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
Grill, Nathalia Muswieck
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Feminismo
História da arte
Processo artístico
Tática
Disparador
Feminism
Art history
Artistic process
Tactic
Trigger
title_short Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
title_full Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
title_fullStr Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
title_full_unstemmed Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
title_sort Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
author Grill, Nathalia Muswieck
author_facet Grill, Nathalia Muswieck
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4853084756925574
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6259571036663263
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senna, Nádia da Cruz
dc.contributor.author.fl_str_mv Grill, Nathalia Muswieck
contributor_str_mv Senna, Nádia da Cruz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Feminismo
História da arte
Processo artístico
Tática
Disparador
Feminism
Art history
Artistic process
Tactic
Trigger
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo
História da arte
Processo artístico
Tática
Disparador
Feminism
Art history
Artistic process
Tactic
Trigger
description Esta escrita apresenta as investigações vinculadas à minha pesquisa como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, sob orientação da Profa. Dra. Nádia Senna. Através de apropriações e ressignificações, a pesquisa pretende questionar territórios sociais, reivindicando o reconhecimento e protagonismo da mulher através de uma revisitação à história e ao sistema da arte. A poética se constrói a partir do encontro com artistas mulheres que para mim são fortes referências, mostrando entrelaçamentos entre vida e processos artísticos. Costuro essas histórias às minhas, revelando uma poética calcada na cartografia, que deixa à mostra o âmago dos documentos de trabalho, seus resultados, obras e reflexões. O pessoal se torna político, e debruço-me sobre práticas ancestrais, modos e modas articuladas ao feminino. Dando, assim, projeção aos acontecimentos que se mostram potência de trocas, autonomia e resistência, usando como artifício fotografia, peças gráficas, performance e outros suportes. A identidade se transmuta e alcança o coletivo com o descobrimento da sororidade. O corpo é casa e lar, transcendendo os espaços dados.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T13:26:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-06
2019-05-08T13:26:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GRILL, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4428
identifier_str_mv GRILL, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv Grill, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/6/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/7/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/1/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f6528eda2c13076896a73a4a9b90fc0
4f86d2ee3c7117751d3f8caf807209cd
1f1b6d767340bed1953a935f86ead256
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710158076837888