Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4428 |
Resumo: | Esta escrita apresenta as investigações vinculadas à minha pesquisa como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, sob orientação da Profa. Dra. Nádia Senna. Através de apropriações e ressignificações, a pesquisa pretende questionar territórios sociais, reivindicando o reconhecimento e protagonismo da mulher através de uma revisitação à história e ao sistema da arte. A poética se constrói a partir do encontro com artistas mulheres que para mim são fortes referências, mostrando entrelaçamentos entre vida e processos artísticos. Costuro essas histórias às minhas, revelando uma poética calcada na cartografia, que deixa à mostra o âmago dos documentos de trabalho, seus resultados, obras e reflexões. O pessoal se torna político, e debruço-me sobre práticas ancestrais, modos e modas articuladas ao feminino. Dando, assim, projeção aos acontecimentos que se mostram potência de trocas, autonomia e resistência, usando como artifício fotografia, peças gráficas, performance e outros suportes. A identidade se transmuta e alcança o coletivo com o descobrimento da sororidade. O corpo é casa e lar, transcendendo os espaços dados. |
id |
UFPL_daa137d53e73512c1b70e59f7d4a489a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4428 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-05-08T13:26:13Z2019-05-062019-05-08T13:26:13Z2018-04-23GRILL, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4428Esta escrita apresenta as investigações vinculadas à minha pesquisa como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, sob orientação da Profa. Dra. Nádia Senna. Através de apropriações e ressignificações, a pesquisa pretende questionar territórios sociais, reivindicando o reconhecimento e protagonismo da mulher através de uma revisitação à história e ao sistema da arte. A poética se constrói a partir do encontro com artistas mulheres que para mim são fortes referências, mostrando entrelaçamentos entre vida e processos artísticos. Costuro essas histórias às minhas, revelando uma poética calcada na cartografia, que deixa à mostra o âmago dos documentos de trabalho, seus resultados, obras e reflexões. O pessoal se torna político, e debruço-me sobre práticas ancestrais, modos e modas articuladas ao feminino. Dando, assim, projeção aos acontecimentos que se mostram potência de trocas, autonomia e resistência, usando como artifício fotografia, peças gráficas, performance e outros suportes. A identidade se transmuta e alcança o coletivo com o descobrimento da sororidade. O corpo é casa e lar, transcendendo os espaços dados.: This paper presents the researches related to my research as a master's student in the Postgraduate Program in Visual Arts of the Arts Center of the Federal University of Pelotas, in the research line of Creation and Poetic Processes of Cotidiano, under the guidance of Profa. Dr. Nádia Senna. Through appropriations and resignifications, the research intends to question social territories, claiming the recognition and protagonism of women through a revision of history and the art system. Poetics is built from the encounter with women artists who to me are strong references, showing interweaving between life and artistic processes. I tailor these stories to mine, revealing a poetics based on cartography, which shows the core of the work documents, their results, works and reflections. Personal become political, and I look at ancestral practices, modes, and fashions articulated to the feminine. Giving, therefore, projection to the events that show power of exchange, autonomy and resistance, using as a photographic device, graphic pieces, performance and other supports. Identity transmutes and reaches the collective with the discovery of sorority. The body is home, transcending the given spaces.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESFeminismoHistória da arteProcesso artísticoTáticaDisparadorFeminismArt historyArtistic processTacticTriggerAnônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4853084756925574http://lattes.cnpq.br/6259571036663263Senna, Nádia da CruzGrill, Nathalia MuswieckGrill, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdf.txtanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdf.txtExtracted texttext/plain91316http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/6/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf.txt8f6528eda2c13076896a73a4a9b90fc0MD56open accessTHUMBNAILanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdf.jpganonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1585http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/7/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf.jpg4f86d2ee3c7117751d3f8caf807209cdMD57open accessORIGINALanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdfanonimas 2018 FINAL IMPRIMIR.pdfapplication/pdf97291245http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/1/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf1f1b6d767340bed1953a935f86ead256MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/44282023-07-13 05:56:44.616open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:56:44Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética |
title |
Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética |
spellingShingle |
Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética Grill, Nathalia Muswieck CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Feminismo História da arte Processo artístico Tática Disparador Feminism Art history Artistic process Tactic Trigger |
title_short |
Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética |
title_full |
Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética |
title_fullStr |
Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética |
title_full_unstemmed |
Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética |
title_sort |
Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética |
author |
Grill, Nathalia Muswieck |
author_facet |
Grill, Nathalia Muswieck |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4853084756925574 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6259571036663263 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Senna, Nádia da Cruz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grill, Nathalia Muswieck |
contributor_str_mv |
Senna, Nádia da Cruz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Feminismo História da arte Processo artístico Tática Disparador Feminism Art history Artistic process Tactic Trigger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminismo História da arte Processo artístico Tática Disparador Feminism Art history Artistic process Tactic Trigger |
description |
Esta escrita apresenta as investigações vinculadas à minha pesquisa como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, sob orientação da Profa. Dra. Nádia Senna. Através de apropriações e ressignificações, a pesquisa pretende questionar territórios sociais, reivindicando o reconhecimento e protagonismo da mulher através de uma revisitação à história e ao sistema da arte. A poética se constrói a partir do encontro com artistas mulheres que para mim são fortes referências, mostrando entrelaçamentos entre vida e processos artísticos. Costuro essas histórias às minhas, revelando uma poética calcada na cartografia, que deixa à mostra o âmago dos documentos de trabalho, seus resultados, obras e reflexões. O pessoal se torna político, e debruço-me sobre práticas ancestrais, modos e modas articuladas ao feminino. Dando, assim, projeção aos acontecimentos que se mostram potência de trocas, autonomia e resistência, usando como artifício fotografia, peças gráficas, performance e outros suportes. A identidade se transmuta e alcança o coletivo com o descobrimento da sororidade. O corpo é casa e lar, transcendendo os espaços dados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T13:26:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-06 2019-05-08T13:26:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GRILL, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4428 |
identifier_str_mv |
GRILL, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
Grill, Nathalia Muswieck. Anônimas: encontros com artistas mulheres como disparador da poética. Orientadora. Nádia Cruz Senna. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/6/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/7/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/1/anonimas%202018%20FINAL%20IMPRIMIR.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4428/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f6528eda2c13076896a73a4a9b90fc0 4f86d2ee3c7117751d3f8caf807209cd 1f1b6d767340bed1953a935f86ead256 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710158076837888 |