Oceano [in]vestido: tessituras da distÃncia (inventÃrio de artista)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14289 |
Resumo: | Essa dissertaÃÃo fala de uma experimentaÃÃo em processo, fundamentada em colaboraÃÃo à distÃncia, envolvendo cinco artistas brasileiros que moram fora do Brasil e eu, residente em Fortaleza. O encontro com o texto âExÃlio e criatividadeâ de VilÃm Flusser à o ponto inicial dessa pesquisa. CecÃlia Almeida Salles e Gilbert Simondon, por sua vez, norteiam a escuta do percurso e os atravessamentos ao longo do processo. No trajeto, a partir dos indÃcios e atenta aos disparos, um experimento artÃstico emerge e se desenvolve no trÃnsito da imobilidade para a mobilidade. A experiÃncia à registrada em um diÃrio biogrÃfico e poÃtico compartilhado com os artistas cocriadores, enquanto anfitriÃes do experimento, recebido como hÃspede. Essa escrita (inventÃrio) à construÃda em paralelo, onde de longe, acompanho os deslocamentos. A viagem vai sendo atravessada por distintas passagens e paisagens, no entanto, questÃes como de exÃlio e estrangeiridade dialogam com o processo criativo. De instabilidades em metaestabilidades, inventam-se caminhos performativos pelos quais observo como sÃo afetados pelo gatilho da criaÃÃo. Relaciono os acontecimentos dessa pesquisa Ãs surpresas e transformaÃÃes movidas pelos processos de individuaÃÃo, bem como as percepÃÃes por estes acendidas - a relaÃÃo com o vestuÃrio, por exemplo, à uma delas. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOceano [in]vestido: tessituras da distÃncia (inventÃrio de artista)Ocean [in] dress: tessitura the distance (Artist inventory)2015-03-27Walmeri Kellen Ribeiro27774993819Deisimer Gorczevski37891685053Eduardo Jorge de Oliveira80899110304http://lattes.cnpq.br/7329703819705869Galciani Maria Neves de AraÃjo86592262320http://lattes.cnpq.br/623958497451098425885243387http://lattes.cnpq.br/7606877124938796Ana Cristina Mendes FaÃanhaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ArtesUFCBRProcesso criativo colaboraÃÃo disparo experimento deslocamento.Creative process collaboration trigger experiment shifitingARTES Essa dissertaÃÃo fala de uma experimentaÃÃo em processo, fundamentada em colaboraÃÃo à distÃncia, envolvendo cinco artistas brasileiros que moram fora do Brasil e eu, residente em Fortaleza. O encontro com o texto âExÃlio e criatividadeâ de VilÃm Flusser à o ponto inicial dessa pesquisa. CecÃlia Almeida Salles e Gilbert Simondon, por sua vez, norteiam a escuta do percurso e os atravessamentos ao longo do processo. No trajeto, a partir dos indÃcios e atenta aos disparos, um experimento artÃstico emerge e se desenvolve no trÃnsito da imobilidade para a mobilidade. A experiÃncia à registrada em um diÃrio biogrÃfico e poÃtico compartilhado com os artistas cocriadores, enquanto anfitriÃes do experimento, recebido como hÃspede. Essa escrita (inventÃrio) à construÃda em paralelo, onde de longe, acompanho os deslocamentos. A viagem vai sendo atravessada por distintas passagens e paisagens, no entanto, questÃes como de exÃlio e estrangeiridade dialogam com o processo criativo. De instabilidades em metaestabilidades, inventam-se caminhos performativos pelos quais observo como sÃo afetados pelo gatilho da criaÃÃo. Relaciono os acontecimentos dessa pesquisa Ãs surpresas e transformaÃÃes movidas pelos processos de individuaÃÃo, bem como as percepÃÃes por estes acendidas - a relaÃÃo com o vestuÃrio, por exemplo, à uma delas. This dissertation speaks about an experimentation in processes, founded on distance collaboration, envolving five brazilian artists living abroad, and I, in Fortaleza. The encounter with VilÃm Flusserâs text âExile and creativityâ was the inicial point of this research. CecÃlia Almeida Salles and Gilbert Simondon, in turn, have guided the hearing of the path and the crossing lines throughout the process. As I follow the route, attentive to the clues and the triggers, an artistic experiment emerges and is developed in the transit from mobility to immobility. The experience was registered in a poetic and biographic diary shared with the co-criators artists, while hosts of the experiment, received as a guest. This writing (inventory) was built in parallel, where, from a distance I followed the shiftings. The journey had been crossed over by diverse landscapes and passages, however, questions about exile and foreingnness dialogued with the creative process. From instabilities by metastabilities, performativives ways have been invented, by wich, I observe how they are affected by the creative impulse. I relate the research events to the transformations and outcomes revealed by the processes of individuation, as well as the perceptions lightened by them â the relation with clothing, for example, is one of them. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14289application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:31Zmail@mail.com - |
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