O estágio obrigatório na pedagogia a distância: caminhos e horizontes formativos das universidades federais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Lilian Lorenzato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10280
Resumo: A presente tese intitulada, O estágio obrigatório na pedagogia a distância: caminhos e horizontes formativos das universidades federais do Rio Grande do Sul, teve como tema central o estágio obrigatório no âmbito do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. Tem como objetivo geral analisar a constituição e configuração das propostas de estágio curricular obrigatório dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância das universidades federais com sede no Rio Grande do Sul, Brasil. As questões orientadoras deste estudo foram delineadas da seguinte maneira: Como se constitui e se configura o estágio obrigatório nos cursos de Pedagogia a Distância das universidades públicas federais sediadas no RS? Que particularidades o estágio obrigatório na EaD apresenta no tocante a sua configuração e a sua dinâmica formativa? Como ele se desenvolve no contexto destes cursos de Pedagogia a Distância? Para tanto, foi realizado um estudo de caráter descritivo analítico, orientado por teorias do campo progressista como Selma Pimenta (2002; 2005; 2006; 2017), Assunção Calderano (2012; 2017) Miguel Zabalza (2014), Maria das Graças Pinto (2018; 2017b) Menga Lüdke (2009) e Maria Socorro Lima (2005; 2006) no campo do Estágio. Já para tratar das questões acerca da EaD, a pesquisa contou com os estudos de Pierre Lévy (2010), Vani Kenski (2008), Maria Luiza Belloni (2012) e Daniel Mill (2010). Autores como Paulo Freire (1976; 1978; 1980; 1981; 1989; 1997; 2000; 2002), Rosane Aragon Nevado (2016), Maria Isabel da Cunha (2004), entre outros, constituíram o referencial teórico utilizado. A pesquisa inicialmente partiu da revisão bibliográfica, passando pela análise documental até a realização de entrevistas online. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: estudo teórico, para traçar a base de compreensão sobre o estágio obrigatório e a formação inicial de professores a distância para a educação básica; estudo documental dos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância; análise de entrevistas realizadas com os orientadores responsáveis pelo estágio obrigatório nas instituições de ensino estudadas; problematização e análise da configuração e constituição do estágio obrigatório destes cursos, a partir das informações coletadas, tendo em vista a proposição e desenvolvimento do trabalho. Com base no estudo realizado, foi possível apontar que o estágio obrigatório nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância, nestas universidades, estão sendo reconfigurados, potencializando novas propostas e formatos de orientação, principalmente no que se refere: a) à equipe e ao fazer docente, b) ao maior emprego do ensino com pesquisa, c) ao uso do ambiente virtual e d) à expansão da parceria entre escola e universidade. A pesquisa demostrou que nesse contexto figuras como o professor tutor são imprescindíveis ao desenvolvimento dos estágios obrigatórios conforme tais professores exerçam funções docentes na condição de bolsista na esfera pública federal. Surgem ainda novos condicionamentos na organização do fazer docente em função de especificidades, como o uso do AVEA, por meio do qual a interlocução entre os diferentes sujeitos ocorre na EaD. Também foi possível constatar que as propostas de estágio obrigatório nos cursos de Pedagogia da FURG, da UFSM e da UNIPAMPA abrem possibilidades para que o ensino com pesquisa seja uma perspectiva didático pedagógica real nesses contextos formativos. Decorre que a relação entre universidade, redes de ensino e escolas campo de estágio se intensifica, ampliando consideravelmente toda uma rede de relações que evidencia a realidade escolar local como lócus da formação inicial de professores. Portanto, diante do que foi trabalhado e dos argumentos expostos ao longo da pesquisa, tudo indica que a tese levantada aponta que, conforme sejam adotados princípios e dinâmicas próprias da educação a distância, os estágios obrigatórios agregam elementos que potencializam sua qualificação e, desta forma, reverberam nestes estágios alguns elementos conceituais e organizativos próprios da EaD que podem fortalecer estes pedagogicamente no âmbito da formação inicial de professores a distância.
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As questões orientadoras deste estudo foram delineadas da seguinte maneira: Como se constitui e se configura o estágio obrigatório nos cursos de Pedagogia a Distância das universidades públicas federais sediadas no RS? Que particularidades o estágio obrigatório na EaD apresenta no tocante a sua configuração e a sua dinâmica formativa? Como ele se desenvolve no contexto destes cursos de Pedagogia a Distância? Para tanto, foi realizado um estudo de caráter descritivo analítico, orientado por teorias do campo progressista como Selma Pimenta (2002; 2005; 2006; 2017), Assunção Calderano (2012; 2017) Miguel Zabalza (2014), Maria das Graças Pinto (2018; 2017b) Menga Lüdke (2009) e Maria Socorro Lima (2005; 2006) no campo do Estágio. Já para tratar das questões acerca da EaD, a pesquisa contou com os estudos de Pierre Lévy (2010), Vani Kenski (2008), Maria Luiza Belloni (2012) e Daniel Mill (2010). Autores como Paulo Freire (1976; 1978; 1980; 1981; 1989; 1997; 2000; 2002), Rosane Aragon Nevado (2016), Maria Isabel da Cunha (2004), entre outros, constituíram o referencial teórico utilizado. A pesquisa inicialmente partiu da revisão bibliográfica, passando pela análise documental até a realização de entrevistas online. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: estudo teórico, para traçar a base de compreensão sobre o estágio obrigatório e a formação inicial de professores a distância para a educação básica; estudo documental dos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância; análise de entrevistas realizadas com os orientadores responsáveis pelo estágio obrigatório nas instituições de ensino estudadas; problematização e análise da configuração e constituição do estágio obrigatório destes cursos, a partir das informações coletadas, tendo em vista a proposição e desenvolvimento do trabalho. Com base no estudo realizado, foi possível apontar que o estágio obrigatório nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia a Distância, nestas universidades, estão sendo reconfigurados, potencializando novas propostas e formatos de orientação, principalmente no que se refere: a) à equipe e ao fazer docente, b) ao maior emprego do ensino com pesquisa, c) ao uso do ambiente virtual e d) à expansão da parceria entre escola e universidade. A pesquisa demostrou que nesse contexto figuras como o professor tutor são imprescindíveis ao desenvolvimento dos estágios obrigatórios conforme tais professores exerçam funções docentes na condição de bolsista na esfera pública federal. Surgem ainda novos condicionamentos na organização do fazer docente em função de especificidades, como o uso do AVEA, por meio do qual a interlocução entre os diferentes sujeitos ocorre na EaD. Também foi possível constatar que as propostas de estágio obrigatório nos cursos de Pedagogia da FURG, da UFSM e da UNIPAMPA abrem possibilidades para que o ensino com pesquisa seja uma perspectiva didático pedagógica real nesses contextos formativos. Decorre que a relação entre universidade, redes de ensino e escolas campo de estágio se intensifica, ampliando consideravelmente toda uma rede de relações que evidencia a realidade escolar local como lócus da formação inicial de professores. Portanto, diante do que foi trabalhado e dos argumentos expostos ao longo da pesquisa, tudo indica que a tese levantada aponta que, conforme sejam adotados princípios e dinâmicas próprias da educação a distância, os estágios obrigatórios agregam elementos que potencializam sua qualificação e, desta forma, reverberam nestes estágios alguns elementos conceituais e organizativos próprios da EaD que podem fortalecer estes pedagogicamente no âmbito da formação inicial de professores a distância.The present research had as its central theme the mandatory internship in the scope of the Degree Course in Distance Pedagogy. Having as general objective to analyze the constitution and configuration of the proposals of mandatory curricular internship applied by the Distance Pedagogy Degree Courses at Distance in the framework of the federal universities based in the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The guiding questions of this study were outlined as follows: How is the mandatory internship in Distance Pedagogy courses at federal public universities based in RS constituted and configured? Does the mandatory internship at distance education present any kind of change in its configuration and dynamics? How does it develop in the context of these Distance Pedagogy courses? For this porpouse, a descriptive-analytical study was conducted, guided by theories of the progressive camp as Selma Pimenta (2002; 2005; 2006; 2017), Assunção Calderano (2012; 2017) Miguel Zabalza (2014), Maria das Graças Pinto (2018; 2017b) Menga Lüdke (2009) and Maria Socorro Lima (2005; 2006) in the Internship field . To address the issues around EAD the research relied on Pierre Lèvy's studies (2010), Vani Kenski (2008), Maria Luiza Belloni (2008) e Daniel Mill (2010). Authors like Paulo Freire (1976; 1978;1980; 1981; 1989; 1997; 2000; 2002), Rosane Aragon Nevado (2016), Maria Isabel da Cunha (2004) among others constituted the theoretical reference used. To this end, a descriptive-analytical study was carried out, guided by theories of the progressive field, which started with a bibliographic review, document analysis and an online interview. The following methodological procedures were used: theoretical study, to outline the basis for understanding the mandatory internship and the initial training of distance teachers for basic education; documental study of the pedagogical projects of the Degree Courses in Distance Pedagogy; analysis of the interviews carried out with those responsible for the mandatory internship in the institutions studied; problematization and analysis of the configuration and constitution of the mandatory internship of these courses, based on the information collected, in view of the proposition and development of the mandatory internship. Based on the study carried out, it was possible to point out that the mandatory internship in the Distance Learning Pedagogy Degree Courses of these universities are being reconfigured, enhancing new proposals and orientation formats, especially with regard to: a) the teaching team, b) the teaching with research, c) the use of the virtual environment and d) the expansion of the partnership between school and university. The research showed that, in this context, figures such as the tutor teacher are essential for the development of mandatory internships as they exercise teaching functionsas a scholarship holder in the federal public sphere. New conditionings arise in the organization of teaching activities due to specificities such as the use of AVEA through which the dialogue between different subjects occurs in distance education. It was also possible to verify that the mandatory internship proposals in the Pedagogy courses at FURG, UFSM and UNIPAMPA open possibilities for teaching with research to be a real pedagogical perspective in these formative contexts. It follows that the relationship between the university, the teaching networks and the internship field schools is intensified, considerably expanding a whole network of relationships that highlights the local school reality as an object of initial teacher training. Therefore, in view of what has been worked on and the arguments exposed throughout the research, everything indicates that the thesis raised indicates that as the principles and dynamics of distance education are adopted, the mandatory internships add elements that enhance their qualification and, in this way, reverberate in these internships some conceptual and organizational elements specific to distance education, which can pedagogically strengthen these within the scope of initial distance teacher training.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOEstágio obrigatórioEducação a distânciaFormação de professoresMandatory internshipDistance educationInitial teacher trainingO estágio obrigatório na pedagogia a distância: caminhos e horizontes formativos das universidades federais do Rio Grande do SulThe mandatory internship in the scope of the degree course in distance pedagogy: paths and formative horizons of the federal universities of Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/7470987282940962http://lattes.cnpq.br/0468641258337595Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros GonçalvesRodriguez, Lilian Lorenzatoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALLilian_Lorenzato_Rodriguez_Tese.pdfLilian_Lorenzato_Rodriguez_Tese.pdfapplication/pdf1652341http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10280/1/Lilian_Lorenzato_Rodriguez_Tese.pdf641af14af4e32374b7a90388722eda5bMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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