Configuração das redes de colaboração científica em educação física: um estudo do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7272 |
Resumo: | A configuração da produção do conhecimento atualmente, tem se apresentado na forma de redes colaborativas, que são representadas por associações, negociações e estratégias que possibilitam ao pesquisador atingir um número maior de publicações. Esta forma de escrita colaborativa se deve ao avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que permitem uma aproximação entre os pesquisadores, independentemente do local onde estão inseridos. As universidades, mais especificamente os programas de pós-graduação são um dos principais lócus dessa configuração. Neste sentido esta tese buscou analisar a configuração das redes de colaboração do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel). Trata-se de um estudo de caso, que priorizou as seguintes etapas: primeiramente uma análise documental, utilizando como fontes a Plataforma Sucupira (informações do programa de pósgraduação) e a Plataforma Lattes (informações dos docentes vinculados ao programa). Num segundo momento os dados encontrados foram tratados no software Excel e transferidos para o software Ucinet que gerou a representação gráfica das redes colaborativas do programa. Como última etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 7 docentes vinculados ao programa. Como forma de categorização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Pode-se concluir que as redes colaborativas do PPGEF/UFPel se efetivam de forma mais consistente na área da Biodinâmica do Movimento Humano, determinada pelo histórico do programa, bem como uma maior aproximação entre os docentes. |
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2021-03-16T01:46:30Z2021-03-16T01:46:30Z2019-07-19SANTOS, Roberta Santos Azambuja dos. Configuração das Redes de Colaboração Científica em Educação Física: um estudo do Programa de PósGraduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 2019. 145f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7272A configuração da produção do conhecimento atualmente, tem se apresentado na forma de redes colaborativas, que são representadas por associações, negociações e estratégias que possibilitam ao pesquisador atingir um número maior de publicações. Esta forma de escrita colaborativa se deve ao avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que permitem uma aproximação entre os pesquisadores, independentemente do local onde estão inseridos. As universidades, mais especificamente os programas de pós-graduação são um dos principais lócus dessa configuração. Neste sentido esta tese buscou analisar a configuração das redes de colaboração do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel). Trata-se de um estudo de caso, que priorizou as seguintes etapas: primeiramente uma análise documental, utilizando como fontes a Plataforma Sucupira (informações do programa de pósgraduação) e a Plataforma Lattes (informações dos docentes vinculados ao programa). Num segundo momento os dados encontrados foram tratados no software Excel e transferidos para o software Ucinet que gerou a representação gráfica das redes colaborativas do programa. Como última etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 7 docentes vinculados ao programa. Como forma de categorização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Pode-se concluir que as redes colaborativas do PPGEF/UFPel se efetivam de forma mais consistente na área da Biodinâmica do Movimento Humano, determinada pelo histórico do programa, bem como uma maior aproximação entre os docentes.The configuration of knowledge production today has been presented in the form of collaborative networks, which are represented by associations, negotiations and strategies that enable the researcher to reach a larger number of publications. This form of collaborative writing is due to the advancement of information and communication technologies (ICTs) that allow an approximation between researchers, regardless of where they are inserted. Universities, more specifically postgraduate programs are one of the main locus of this configuration. In this sense, this thesis sought to analyze the configuration of the collaboration networks of the Postgraduate Program in Physical Education of the Federal University of Pelotas (PPGEF/UFPel). This is a case study, which prioritized the following steps: first a documentary analysis, using as sources the Sucupira Platform (information of the postgraduate program) and the Lattes Platform (information of teachers linked to the program). In a second moment the data found were treated in Excel software and transferred to the Ucinet software that generated the graphical representation of the program's collaborative networks. As a last step, a semi-structured interview was conducted with 7 of the teachers linked to the program. As a way of categorizing the data, content analysis was used. It can be concluded that the PPGEF/UFPel collaborative networks are more consistently effective in the area of Human Movement Biodynamics, determined by the program's history, as well as a greater approximation among teachers.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaPós-graduaçãoRedes colaborativasPhysical educationPostgraduate studiesCollaborative networksConfiguração das redes de colaboração científica em educação física: um estudo do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de PelotasConfiguration of Networks of Scientific Collaboration in Physical Education: a study of the Post-Graduation Program in Physical Education of the Federal University of Pelotasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/2642975943212138http://lattes.cnpq.br/5202830028335096Afonso, Mariângela da RosaSantos, Roberta Santos Azambuja dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_ROBERTA_SANTOS_AZAMBUJA_DOS_SANTOS.pdf.txtTese_ROBERTA_SANTOS_AZAMBUJA_DOS_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain292841http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7272/6/Tese_ROBERTA_SANTOS_AZAMBUJA_DOS_SANTOS.pdf.txt08da031331040901d48b9473d6f6dcbcMD56open accessTHUMBNAILTese_ROBERTA_SANTOS_AZAMBUJA_DOS_SANTOS.pdf.jpgTese_ROBERTA_SANTOS_AZAMBUJA_DOS_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7272/7/Tese_ROBERTA_SANTOS_AZAMBUJA_DOS_SANTOS.pdf.jpg5d77738fa0d36e7e7a7f8413a6f08e78MD57open accessORIGINALTese_ROBERTA_SANTOS_AZAMBUJA_DOS_SANTOS.pdfTese_ROBERTA_SANTOS_AZAMBUJA_DOS_SANTOS.pdfapplication/pdf1897393http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7272/1/Tese_ROBERTA_SANTOS_AZAMBUJA_DOS_SANTOS.pdfe7c14ce2da1443cbfaaffd14584efaefMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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