O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Silas Alberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bungenstab, Gabriel Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032
Resumo: O objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia.
id UESB-7_4dd783ceeb1fbc2c15cbc9898ff291c2
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9032
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no BrasilEl debate epistemológico de la educación física en los programas de educación de posgrado en BrasilThe epistemological debate of physical education in postgraduate education programs in BrazilEpistemologiaProgramas de Pós-Graduação em EducaçãoEducação FísicaEpistemologíaProgramas de Postgrado en EducaciónEducación FísicaEpistemology. Postgraduate education programsPhysical EducationO objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia.El objetivo de este artículo fue mapear y analizar cómo se presenta la producción de conocimiento sobre la epistemología de la Educación Física en Tesis y Disertaciones producidas entre 2001 y 2020 en el ámbito de los Programas de Posgrado en Educación en Brasil. Por ello, se realizó un estudio del Estado del Arte en el portal del Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES). Una vez hecho esto, es posible identificar, en base a dos criterios de inclusión y exclusión, 52 trabajos: 34 disertaciones docentes y 18 tesis de documentación. Para analizar estos trabajos, es oportuno concluir que: 1) existe una concentración de trabajos sobre la epistemología de la Educación Física que se agrupa en tres Programas de Posgrado en Educación; 2) hay un predominio de trabajos que buscan discutir temas que permean la producción de conocimiento fuera del ámbito de la Educación Física y, 3) existe un elevado número de referencias de autores que dialogan interdisciplinarmente con las áreas de la Educación Física y la pedagogía.The aim of this article was to map and analyze how the production of knowledge about the epistemology of Physical Education is presented in Theses and Dissertations produced between 2001 and 2020 within the scope of Graduate Programs in Education in Brazil. Therefore, a study of the State of the Art was carried out on the portal of the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Once this is done, it is possible to identify, based on two inclusion and exclusion criteria, 52 works: 34 teaching dissertations and 18 documentation theses. To analyze these works, it is opportune to conclude that: 1) there is a concentration of works on the epistemology of Physical Education that gathers in three Postgraduate Programs in Education; 2) there is a predominance of works that seek to discuss issues that permeate the production of knowledge outside the scope of Physical Education and, 3) there is a high number of references from authors who interdisciplinary dialogue with the areas of Physical Education and pedagogy.Edições UESB2021-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/903210.22481/praxisedu.v17i48.9032Práxis Educacional; v. 17 n. 48 (2021): Dossiê - Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil; 416-433Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 48 (2021): Monográfico - Investigación en educación: enfoques en Portugal y Brasil; 416-433Práxis Educacional; Vol. 17 No. 48 (2021): Issue - Research in education: approaches in Portugal and Brazil; 416-4332178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032/6160Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Silas AlbertoBungenstab, Gabriel Carvalho2021-10-07T22:05:19Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9032Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-10-07T22:05:19Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
El debate epistemológico de la educación física en los programas de educación de posgrado en Brasil
The epistemological debate of physical education in postgraduate education programs in Brazil
title O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
spellingShingle O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
Garcia, Silas Alberto
Epistemologia
Programas de Pós-Graduação em Educação
Educação Física
Epistemología
Programas de Postgrado en Educación
Educación Física
Epistemology
. Postgraduate education programs
Physical Education
title_short O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
title_full O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
title_fullStr O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
title_full_unstemmed O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
title_sort O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
author Garcia, Silas Alberto
author_facet Garcia, Silas Alberto
Bungenstab, Gabriel Carvalho
author_role author
author2 Bungenstab, Gabriel Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Silas Alberto
Bungenstab, Gabriel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Programas de Pós-Graduação em Educação
Educação Física
Epistemología
Programas de Postgrado en Educación
Educación Física
Epistemology
. Postgraduate education programs
Physical Education
topic Epistemologia
Programas de Pós-Graduação em Educação
Educação Física
Epistemología
Programas de Postgrado en Educación
Educación Física
Epistemology
. Postgraduate education programs
Physical Education
description O objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032
10.22481/praxisedu.v17i48.9032
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i48.9032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032/6160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 48 (2021): Dossiê - Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil; 416-433
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 48 (2021): Monográfico - Investigación en educación: enfoques en Portugal y Brasil; 416-433
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 48 (2021): Issue - Research in education: approaches in Portugal and Brazil; 416-433
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820432551936