O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia. |
id |
UESB-7_4dd783ceeb1fbc2c15cbc9898ff291c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9032 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no BrasilEl debate epistemológico de la educación física en los programas de educación de posgrado en BrasilThe epistemological debate of physical education in postgraduate education programs in BrazilEpistemologiaProgramas de Pós-Graduação em EducaçãoEducação FísicaEpistemologíaProgramas de Postgrado en EducaciónEducación FísicaEpistemology. Postgraduate education programsPhysical EducationO objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia.El objetivo de este artículo fue mapear y analizar cómo se presenta la producción de conocimiento sobre la epistemología de la Educación Física en Tesis y Disertaciones producidas entre 2001 y 2020 en el ámbito de los Programas de Posgrado en Educación en Brasil. Por ello, se realizó un estudio del Estado del Arte en el portal del Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES). Una vez hecho esto, es posible identificar, en base a dos criterios de inclusión y exclusión, 52 trabajos: 34 disertaciones docentes y 18 tesis de documentación. Para analizar estos trabajos, es oportuno concluir que: 1) existe una concentración de trabajos sobre la epistemología de la Educación Física que se agrupa en tres Programas de Posgrado en Educación; 2) hay un predominio de trabajos que buscan discutir temas que permean la producción de conocimiento fuera del ámbito de la Educación Física y, 3) existe un elevado número de referencias de autores que dialogan interdisciplinarmente con las áreas de la Educación Física y la pedagogía.The aim of this article was to map and analyze how the production of knowledge about the epistemology of Physical Education is presented in Theses and Dissertations produced between 2001 and 2020 within the scope of Graduate Programs in Education in Brazil. Therefore, a study of the State of the Art was carried out on the portal of the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Once this is done, it is possible to identify, based on two inclusion and exclusion criteria, 52 works: 34 teaching dissertations and 18 documentation theses. To analyze these works, it is opportune to conclude that: 1) there is a concentration of works on the epistemology of Physical Education that gathers in three Postgraduate Programs in Education; 2) there is a predominance of works that seek to discuss issues that permeate the production of knowledge outside the scope of Physical Education and, 3) there is a high number of references from authors who interdisciplinary dialogue with the areas of Physical Education and pedagogy.Edições UESB2021-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/903210.22481/praxisedu.v17i48.9032Práxis Educacional; v. 17 n. 48 (2021): Dossiê - Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil; 416-433Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 48 (2021): Monográfico - Investigación en educación: enfoques en Portugal y Brasil; 416-433Práxis Educacional; Vol. 17 No. 48 (2021): Issue - Research in education: approaches in Portugal and Brazil; 416-4332178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032/6160Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Silas AlbertoBungenstab, Gabriel Carvalho2021-10-07T22:05:19Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9032Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-10-07T22:05:19Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil El debate epistemológico de la educación física en los programas de educación de posgrado en Brasil The epistemological debate of physical education in postgraduate education programs in Brazil |
title |
O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil |
spellingShingle |
O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil Garcia, Silas Alberto Epistemologia Programas de Pós-Graduação em Educação Educação Física Epistemología Programas de Postgrado en Educación Educación Física Epistemology . Postgraduate education programs Physical Education |
title_short |
O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil |
title_full |
O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil |
title_fullStr |
O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil |
title_sort |
O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil |
author |
Garcia, Silas Alberto |
author_facet |
Garcia, Silas Alberto Bungenstab, Gabriel Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Bungenstab, Gabriel Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Silas Alberto Bungenstab, Gabriel Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Programas de Pós-Graduação em Educação Educação Física Epistemología Programas de Postgrado en Educación Educación Física Epistemology . Postgraduate education programs Physical Education |
topic |
Epistemologia Programas de Pós-Graduação em Educação Educação Física Epistemología Programas de Postgrado en Educación Educación Física Epistemology . Postgraduate education programs Physical Education |
description |
O objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032 10.22481/praxisedu.v17i48.9032 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v17i48.9032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032/6160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 17 n. 48 (2021): Dossiê - Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil; 416-433 Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 48 (2021): Monográfico - Investigación en educación: enfoques en Portugal y Brasil; 416-433 Práxis Educacional; Vol. 17 No. 48 (2021): Issue - Research in education: approaches in Portugal and Brazil; 416-433 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068820432551936 |