Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damiani, Magda Floriana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5853
https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir e afirmar a importância do desenvolvimentode atividades colaborativas nas escolas. O texto está baseado emampla revisão de literatura voltada para: a teorização acerca dos processospsicológicos envolvidos nesse tipo de atividades, com base, principalmente,na psicologia sócio-histórica; e a análise dos resultados de diferentes investigaçõesque enfocaram as atividades colaborativas entre professores eestudantes, de maneira a retirar delas algumas conclusões úteis para o trabalhoem Educação. A revisão foi realizada com base em pesquisas publicadas emlivros, artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de eventos tradicionaisda área, no Brasil e em outros países. Ela inclui, também, pesquisasdesenvolvidas no âmbito do projeto “Trabalho colaborativo em Educação:desenvolvimento e benefícios”, coordenado pela autora deste texto, que vemse dedicando, nos últimos cinco anos, a estudar a temática. O texto não tema pretensão de constituir-se em um “estado da arte” sobre o trabalho colaborativo,sendo possível, inclusive, que não inclua resultados de investigaçõesconsideradas fundamentais por outros pesquisadores. Devido à extensão daprodução relacionada ao assunto, sua revisão exaustiva seria tarefa infindável.Assim, apresenta dados de estudos considerados metodologicamentesólidos e teoricamente relevantes que foram reunidos com o objetivo deresumir e divulgar, pelo menos em parte, o conhecimento já produzido sobrea importância do trabalho colaborativo na Educação.
id UFPL_ddabdd35325e12bdbd9e156049b5ba88
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5853
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-15T17:43:33Z2020-06-15T17:43:33Z2008DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, v.24, n. 31, p. 213-230, 2008. disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12795. Acesso em: 12/06/2020.1984-0411http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5853https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013Este trabalho tem como objetivo discutir e afirmar a importância do desenvolvimentode atividades colaborativas nas escolas. O texto está baseado emampla revisão de literatura voltada para: a teorização acerca dos processospsicológicos envolvidos nesse tipo de atividades, com base, principalmente,na psicologia sócio-histórica; e a análise dos resultados de diferentes investigaçõesque enfocaram as atividades colaborativas entre professores eestudantes, de maneira a retirar delas algumas conclusões úteis para o trabalhoem Educação. A revisão foi realizada com base em pesquisas publicadas emlivros, artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de eventos tradicionaisda área, no Brasil e em outros países. Ela inclui, também, pesquisasdesenvolvidas no âmbito do projeto “Trabalho colaborativo em Educação:desenvolvimento e benefícios”, coordenado pela autora deste texto, que vemse dedicando, nos últimos cinco anos, a estudar a temática. O texto não tema pretensão de constituir-se em um “estado da arte” sobre o trabalho colaborativo,sendo possível, inclusive, que não inclua resultados de investigaçõesconsideradas fundamentais por outros pesquisadores. Devido à extensão daprodução relacionada ao assunto, sua revisão exaustiva seria tarefa infindável.Assim, apresenta dados de estudos considerados metodologicamentesólidos e teoricamente relevantes que foram reunidos com o objetivo deresumir e divulgar, pelo menos em parte, o conhecimento já produzido sobrea importância do trabalho colaborativo na Educação.porUFPRTrabalho colaborativoTrabalho docenteAprendizagemPsicologia sócio-históricaCollaborative workTeacher workLearningSocio-historic psychologyEntendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.Understanding collaborative work in education and revealling its benefits.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTEntendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdf.txtEntendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdf.txtExtracted texttext/plain43771http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/6/Entendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdf.txtc2c7a7cac660affebbee8a142d1f63ddMD56open accessTHUMBNAILEntendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdf.jpgEntendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1629http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/7/Entendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdf.jpg2a8125d713fcb3340806fdbbf9d8e5fcMD57open accessORIGINALEntendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdfEntendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdfapplication/pdf474625http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/1/Entendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdfd07d8c4f90969cea3b119870de2f253fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58532023-07-13 04:03:00.141open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5853VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Understanding collaborative work in education and revealling its benefits.
title Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.
spellingShingle Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.
Damiani, Magda Floriana
Trabalho colaborativo
Trabalho docente
Aprendizagem
Psicologia sócio-histórica
Collaborative work
Teacher work
Learning
Socio-historic psychology
title_short Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.
title_full Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.
title_fullStr Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.
title_full_unstemmed Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.
title_sort Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios.
author Damiani, Magda Floriana
author_facet Damiani, Magda Floriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damiani, Magda Floriana
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Trabalho docente
Aprendizagem
Psicologia sócio-histórica
Collaborative work
Teacher work
Learning
Socio-historic psychology
topic Trabalho colaborativo
Trabalho docente
Aprendizagem
Psicologia sócio-histórica
Collaborative work
Teacher work
Learning
Socio-historic psychology
description Este trabalho tem como objetivo discutir e afirmar a importância do desenvolvimentode atividades colaborativas nas escolas. O texto está baseado emampla revisão de literatura voltada para: a teorização acerca dos processospsicológicos envolvidos nesse tipo de atividades, com base, principalmente,na psicologia sócio-histórica; e a análise dos resultados de diferentes investigaçõesque enfocaram as atividades colaborativas entre professores eestudantes, de maneira a retirar delas algumas conclusões úteis para o trabalhoem Educação. A revisão foi realizada com base em pesquisas publicadas emlivros, artigos de periódicos, teses, dissertações e anais de eventos tradicionaisda área, no Brasil e em outros países. Ela inclui, também, pesquisasdesenvolvidas no âmbito do projeto “Trabalho colaborativo em Educação:desenvolvimento e benefícios”, coordenado pela autora deste texto, que vemse dedicando, nos últimos cinco anos, a estudar a temática. O texto não tema pretensão de constituir-se em um “estado da arte” sobre o trabalho colaborativo,sendo possível, inclusive, que não inclua resultados de investigaçõesconsideradas fundamentais por outros pesquisadores. Devido à extensão daprodução relacionada ao assunto, sua revisão exaustiva seria tarefa infindável.Assim, apresenta dados de estudos considerados metodologicamentesólidos e teoricamente relevantes que foram reunidos com o objetivo deresumir e divulgar, pelo menos em parte, o conhecimento já produzido sobrea importância do trabalho colaborativo na Educação.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T17:43:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T17:43:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, v.24, n. 31, p. 213-230, 2008. disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12795. Acesso em: 12/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5853
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-0411
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013
identifier_str_mv DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, v.24, n. 31, p. 213-230, 2008. disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12795. Acesso em: 12/06/2020.
1984-0411
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5853
https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/6/Entendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/7/Entendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/1/Entendendo_o_trabalho_colaborativo_em_educacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5853/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c2c7a7cac660affebbee8a142d1f63dd
2a8125d713fcb3340806fdbbf9d8e5fc
d07d8c4f90969cea3b119870de2f253f
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767483680096256