Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Isadora Nuñez de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4263
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de investigar como se estabelece a poética voltada ao cotidiano da poeta mineira Ana Martins Marques. Poética que apresenta relações constitutivas tanto com a tradição literária quanto com as artes visuais – normalmente explicitadas em epígrafes e dedicatórias – em seus exercícios de reflexão sobre a vida, o amor e a linguagem a partir de poemas que mapeiam cenas, acontecimentos e objetos cotidianos. A pesquisa foi feita levando em consideração, além do contexto em que essa poética emerge – o da poesia brasileira do presente, caracterizado por uma intensa pluralidade de formas e temáticas – o modo como a crítica se aproxima das produções desse momento atual. Após identificar os impasses entre a pluralidade das produções e parte da crítica que delas se ocupam, optou-se por utilizar a metodologia fundada no reconhecimento do anacronismo proposta por Susana Scramin (2007). Ela parte do texto na busca da identificação de uma “economia de afetos”. Estes, com o perdão da redundância, “afetam” o fazer literário através da mobilização de diferentes linhas de sentido, linguagens e estratos temporais que ampliam as expressões, conforme Florencia Garramuño (2014) propõe. Além disso, ressignificam as referências de acordo com as suas utilizações dentro das obras, seguindo a linha de pensamento de Marjorie Perloff (2013). Desse modo, para que se investigasse de que maneira os afetos da visualidade e das relações com a tradição literária constituem a poética do cotidiano de Marques, sua produção foi lida em perspectiva com outras poéticas – literárias e visuais – que também utilizaram o cotidiano como substrato poético. São elas: os readymades de Marcel Duchamp, as Brillo Boxes (1964) de Andy Warhol, a poesia modernista de Manuel Bandeira, a experiência poética de Ana Cristina Cesar, além de trabalhos de arte contemporânea como O trabalho dos dias (1998/2000) de Rivane Neuenschwander e a série fotográfica The Neighbours (2012) de Arne Svenson.
id UFPL_df3fe7ac829469a4876cd41f80ff4fe0
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4263
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2019-03-19T12:54:41Z2019-03-19T12:54:41Z2018-08-31MATTOS, Isadora Nuñez de. Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4263Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de investigar como se estabelece a poética voltada ao cotidiano da poeta mineira Ana Martins Marques. Poética que apresenta relações constitutivas tanto com a tradição literária quanto com as artes visuais – normalmente explicitadas em epígrafes e dedicatórias – em seus exercícios de reflexão sobre a vida, o amor e a linguagem a partir de poemas que mapeiam cenas, acontecimentos e objetos cotidianos. A pesquisa foi feita levando em consideração, além do contexto em que essa poética emerge – o da poesia brasileira do presente, caracterizado por uma intensa pluralidade de formas e temáticas – o modo como a crítica se aproxima das produções desse momento atual. Após identificar os impasses entre a pluralidade das produções e parte da crítica que delas se ocupam, optou-se por utilizar a metodologia fundada no reconhecimento do anacronismo proposta por Susana Scramin (2007). Ela parte do texto na busca da identificação de uma “economia de afetos”. Estes, com o perdão da redundância, “afetam” o fazer literário através da mobilização de diferentes linhas de sentido, linguagens e estratos temporais que ampliam as expressões, conforme Florencia Garramuño (2014) propõe. Além disso, ressignificam as referências de acordo com as suas utilizações dentro das obras, seguindo a linha de pensamento de Marjorie Perloff (2013). Desse modo, para que se investigasse de que maneira os afetos da visualidade e das relações com a tradição literária constituem a poética do cotidiano de Marques, sua produção foi lida em perspectiva com outras poéticas – literárias e visuais – que também utilizaram o cotidiano como substrato poético. São elas: os readymades de Marcel Duchamp, as Brillo Boxes (1964) de Andy Warhol, a poesia modernista de Manuel Bandeira, a experiência poética de Ana Cristina Cesar, além de trabalhos de arte contemporânea como O trabalho dos dias (1998/2000) de Rivane Neuenschwander e a série fotográfica The Neighbours (2012) de Arne Svenson.The present work was developed aiming to investigate how Ana Martins Marques’s – a Brazilian poet from Minas Gerais – poetics focused on daily life is established. Her poetics presents constitutive relations both to literary tradition as well as to visual arts – normally made explicit on epigraphs and dedications – in her exercises of reflection on life, love, and language through poems that map daily scenes, happenings, and objects. The present research was done taking into account not only the context in which this poetics emerges – the context of present-day Brazilian literature which is characterized by an intense plurality of forms and themes – but also the way the criticism approaches the productions of the current moment. After identifying the impasses between the plurality of productions and part of the criticism they occupy, we chose to use a methodology funded in the recognition of anachronism, which was proposed by Susana Scramin (2007). She uses the text to identify an “economy of affections”. These, excusing the redundancy, “affect” literary writing through the mobilization of different lines of sense, languages, and temporal strata which amplify expression, according to what Florencia Garramuño (2014) proposes. Moreover, the affections resignify the references according to their uses in the works, following Marjorie Perloff’s (2013) line of thought. Therefore, in order to investigate how the affections of visuality and the relations to literary tradition constitute Marques’s poetics of the daily life, her production was analyzed in perspective to other poetics – literary and visual – that also use daily life as poetic substrate. They are: Marcel Duchamp’s readymades, Andy Warhol’s Brillo Boxes (1964), Manuel Bandeira’s modernist poetry, Ana Cristina Cesar’s poetic experience, as well as contemporary art works such as Rivane Neuenschwander’s O trabalho dos dias (1998/2000) and Arne Svenson’s photographic series The Neighbours (2012).Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAAna Martins MarquesPoesia brasileira contemporâneaCotidianoArtes visuaisContemporary brazilian poetryDaily lifeVisual artsPoéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marquesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4734493327809087http://lattes.cnpq.br/5779140095343632Martins, Aulus MandagaráMattos, Isadora Nuñez deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Isadora_Nuñez_de_Mattos.pdf.txtDissertacao_Isadora_Nuñez_de_Mattos.pdf.txtExtracted texttext/plain263762http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/6/Dissertacao_Isadora_Nu%c3%b1ez_de_Mattos.pdf.txtbbdd7d9d83aa73ce90be969ea7c7abc2MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Isadora_Nuñez_de_Mattos.pdf.jpgDissertacao_Isadora_Nuñez_de_Mattos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/7/Dissertacao_Isadora_Nu%c3%b1ez_de_Mattos.pdf.jpgdecc038ac92f24efeb97595b315e2844MD57open accessORIGINALDissertacao_Isadora_Nuñez_de_Mattos.pdfDissertacao_Isadora_Nuñez_de_Mattos.pdfapplication/pdf2068578http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/1/Dissertacao_Isadora_Nu%c3%b1ez_de_Mattos.pdfa15147cd4d4f7a41ad46fd09ca435e73MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/42632023-07-13 06:18:55.331open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:18:55Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques
title Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques
spellingShingle Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques
Mattos, Isadora Nuñez de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Ana Martins Marques
Poesia brasileira contemporânea
Cotidiano
Artes visuais
Contemporary brazilian poetry
Daily life
Visual arts
title_short Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques
title_full Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques
title_fullStr Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques
title_full_unstemmed Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques
title_sort Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques
author Mattos, Isadora Nuñez de
author_facet Mattos, Isadora Nuñez de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4734493327809087
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5779140095343632
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Aulus Mandagará
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Isadora Nuñez de
contributor_str_mv Martins, Aulus Mandagará
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Ana Martins Marques
Poesia brasileira contemporânea
Cotidiano
Artes visuais
Contemporary brazilian poetry
Daily life
Visual arts
dc.subject.por.fl_str_mv Ana Martins Marques
Poesia brasileira contemporânea
Cotidiano
Artes visuais
Contemporary brazilian poetry
Daily life
Visual arts
description Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de investigar como se estabelece a poética voltada ao cotidiano da poeta mineira Ana Martins Marques. Poética que apresenta relações constitutivas tanto com a tradição literária quanto com as artes visuais – normalmente explicitadas em epígrafes e dedicatórias – em seus exercícios de reflexão sobre a vida, o amor e a linguagem a partir de poemas que mapeiam cenas, acontecimentos e objetos cotidianos. A pesquisa foi feita levando em consideração, além do contexto em que essa poética emerge – o da poesia brasileira do presente, caracterizado por uma intensa pluralidade de formas e temáticas – o modo como a crítica se aproxima das produções desse momento atual. Após identificar os impasses entre a pluralidade das produções e parte da crítica que delas se ocupam, optou-se por utilizar a metodologia fundada no reconhecimento do anacronismo proposta por Susana Scramin (2007). Ela parte do texto na busca da identificação de uma “economia de afetos”. Estes, com o perdão da redundância, “afetam” o fazer literário através da mobilização de diferentes linhas de sentido, linguagens e estratos temporais que ampliam as expressões, conforme Florencia Garramuño (2014) propõe. Além disso, ressignificam as referências de acordo com as suas utilizações dentro das obras, seguindo a linha de pensamento de Marjorie Perloff (2013). Desse modo, para que se investigasse de que maneira os afetos da visualidade e das relações com a tradição literária constituem a poética do cotidiano de Marques, sua produção foi lida em perspectiva com outras poéticas – literárias e visuais – que também utilizaram o cotidiano como substrato poético. São elas: os readymades de Marcel Duchamp, as Brillo Boxes (1964) de Andy Warhol, a poesia modernista de Manuel Bandeira, a experiência poética de Ana Cristina Cesar, além de trabalhos de arte contemporânea como O trabalho dos dias (1998/2000) de Rivane Neuenschwander e a série fotográfica The Neighbours (2012) de Arne Svenson.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-19T12:54:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-19T12:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATTOS, Isadora Nuñez de. Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4263
identifier_str_mv MATTOS, Isadora Nuñez de. Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/6/Dissertacao_Isadora_Nu%c3%b1ez_de_Mattos.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/7/Dissertacao_Isadora_Nu%c3%b1ez_de_Mattos.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/1/Dissertacao_Isadora_Nu%c3%b1ez_de_Mattos.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4263/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bbdd7d9d83aa73ce90be969ea7c7abc2
decc038ac92f24efeb97595b315e2844
a15147cd4d4f7a41ad46fd09ca435e73
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767531629379584