Perspectivas do ensino da arte sobre o ritual Baião de Princesa: semelhança, dessemelhança e hibridismo
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12124 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte da proposta de tese de Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/FAE, que tem como título, “ARTE-EDUCAÇÃO NO TERREIRO: A possibilidade de práticas pedagógicas antirracistas dos(as) Arte/Educadores (as) através do ritual de Baião de Princesas da Casa Fanti Ashanti em São Luís do Maranhão”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão –FAPEMA, vinculado ao Governo do Estado do Maranhão. A problematização que é trazida, diz respeito à percepção dos(as) arte/educadores(as) acerca do Baião de Princesas enquanto ritual potencializador de perspectivas educacionais antirracistas. Nesse pressuposto, partimos de um estudo exploratório cujo objetivo foi o de identificar a partir das falas dos(as) arte/educadores(as) colaboradores(as) da pesquisa, sua percepção acerca do referido ritual observado em 2022. O processo colonial deixou marcar profundas no contexto político e cultural, em especial o religioso, algo manifesto cotidianamente. Na perspectiva das experiências coloniais, o Baião de Princesas ritual ligado à linha da cura, realizado no dia 13 de dezembro na Casa Fanti Ashanti em São Luís do Maranhão, é uma festividade onde somente mulheres dançam e incorporam entidades espirituais femininas (rainhas, princesas e crianças).Tal ritual de matriz africana, originado no século XIX, herança do extinto Terreiro do Egito, em contato com elementos europeus e indígenas, sofreu influência, dando origem a um quadro renovado, a esse processo de transformações e trocas culturais denominamos de hibridismo. |
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A problematização que é trazida, diz respeito à percepção dos(as) arte/educadores(as) acerca do Baião de Princesas enquanto ritual potencializador de perspectivas educacionais antirracistas. Nesse pressuposto, partimos de um estudo exploratório cujo objetivo foi o de identificar a partir das falas dos(as) arte/educadores(as) colaboradores(as) da pesquisa, sua percepção acerca do referido ritual observado em 2022. O processo colonial deixou marcar profundas no contexto político e cultural, em especial o religioso, algo manifesto cotidianamente. Na perspectiva das experiências coloniais, o Baião de Princesas ritual ligado à linha da cura, realizado no dia 13 de dezembro na Casa Fanti Ashanti em São Luís do Maranhão, é uma festividade onde somente mulheres dançam e incorporam entidades espirituais femininas (rainhas, princesas e crianças).Tal ritual de matriz africana, originado no século XIX, herança do extinto Terreiro do Egito, em contato com elementos europeus e indígenas, sofreu influência, dando origem a um quadro renovado, a esse processo de transformações e trocas culturais denominamos de hibridismo.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de arteRitual Baião PrincesaHibridismoPerspectivas do ensino da arte sobre o ritual Baião de Princesa: semelhança, dessemelhança e hibridismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectRocha, Luis Félix de Barros VieiraLima, Georgina Helena Xavierreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALPERSPECTIVAS DO ENSINO DA ARTE SOBRE O RITUAL BAIÃO DE PRINCESA.pdfPERSPECTIVAS DO ENSINO DA ARTE SOBRE O RITUAL BAIÃO DE PRINCESA.pdfapplication/pdf313762http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/12124/1/PERSPECTIVAS%20DO%20ENSINO%20DA%20ARTE%20SOBRE%20O%20RITUAL%20BAI%c3%83O%20DE%20PRINCESA.pdf5ae516c246cbbf658d4388c73a80b496MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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