Percepção de Odontopediatras brasileiros em relação às mudanças nas suas rotinas de atendimentos e ao comportamento do paciente infantil e seu gerenciamento durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Maria Eduarda Silveira Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10687
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar a percepção de Odontopediatras brasileiros em relação às mudanças nas suas rotinas de atendimentos e ao comportamento do paciente infantil e seu gerenciamento durante a pandemia de COVID-19. Este estudo observacional, do tipo transversal, foi desenvolvido através de um questionário autoaplicado por cirurgiões-dentistas brasileiros com pós-graduação em Odontopediatria, atuantes em serviço público e/ou privado. Profissionais que possuíam atividade clínica desenvolvida inteiramente como docente de instituição de ensino foram excluídos. Os dentistas foram recrutados através dos seus e-mails e redes sociais. Foram coletados os seguintes dados: informações demográficas; se foram adotadas medidas para controle e prevenção do COVID-19; se houve aumento dos preços das consultas e custos adicionais durante a pandemia; percepção em relação a busca por atendimentos (urgência e eletivos) nos anos de 2020 e 2021 (artigo 1); se perceberam mudanças em relação ao comportamento das crianças e adolescentes nos atendimentos; e em relação ao uso de técnicas de manejo comportamental durante esse período (artigo 2). A análise dos dados foi feita pelo programa Stata 16.0 com análise descritiva dos dados com apresentação das frequências relativa e absoluta das variáveis de interesse. Uma análise de associação entre a percepção dos odontopediatras em relação a mudança de comportamento das crianças e adolescentes e o uso de técnicas de manejo comportamental através do teste Exato de Fisher (p<0,05) foi realizada (artigo 2). Dentre os principais resultados desse estudo, mais da metade dos Odontopediatras entrevistados interromperam os atendimentos eletivos por certos períodos e reduziram o número de pacientes por turno na pandemia. Em relação ao financeiro, 94,7% dos participantes relataram ter tido custos adicionais no seu local de trabalho devido à pandemia e apenas 51,8% aumentaram os valores das suas consultas. No que se refere a busca por atendimentos na pandemia, no ano de 2020, 72,0% dos entrevistados relataram ter percebido diminuição nas buscas por consultas eletivas e 58,7% aumento nas buscas por atendimentos de urgência (artigo 1). Sobre o manejo comportamental infantil, o contato físico foi a técnica que teve maior redução/suspensão de emprego (77,6%) na rotina de atendimentos durante a pandemia, seguida da técnica de distração com uso de brinquedos e livros (55,9%). Além disso, 45,6% dos entrevistados perceberam piora no comportamento de crianças e adolescentes durante o período pandêmico. Houve relação entre a percepção do comportamento e as técnicas de manejo: estabilização protetora (p<0,001) e reforço positivo (p=0,002), onde foi identificado uma prevalência maior do aumento do emprego das técnicas citadas entre aqueles que notaram piora do comportamento (artigo 2). Desse modo, verificou-se que a pandemia de COVID-19 afetou a rotina de atendimentos dos Odontopediatras brasileiros e a busca por atendimentos. Para muitos com potencial impacto financeiro em virtude dos custos adicionais e períodos sem atendimento, sem aumento dos valores das consultas/atendimentos (artigo 1). Como também, evidenciou que o período pandêmico interferiu na dinâmica de consultas odontológicas odontopediátricas no que diz respeito ao emprego de algumas técnicas de manejo comportamental, bem como na percepção em relação ao comportamento infantil (artigo 2).
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spelling 2023-11-09T16:41:36Z2023-11-09T16:41:36Z2023-04-26LISBOA, Maria Eduarda Rodrigues. Percepção de Odontopediatras brasileiros em relação às mudanças nas suas rotinas de atendimentos e ao comportamento do paciente infantil e seu gerenciamento durante a pandemia de COVID-19. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10687O objetivo desse estudo foi analisar a percepção de Odontopediatras brasileiros em relação às mudanças nas suas rotinas de atendimentos e ao comportamento do paciente infantil e seu gerenciamento durante a pandemia de COVID-19. Este estudo observacional, do tipo transversal, foi desenvolvido através de um questionário autoaplicado por cirurgiões-dentistas brasileiros com pós-graduação em Odontopediatria, atuantes em serviço público e/ou privado. Profissionais que possuíam atividade clínica desenvolvida inteiramente como docente de instituição de ensino foram excluídos. Os dentistas foram recrutados através dos seus e-mails e redes sociais. Foram coletados os seguintes dados: informações demográficas; se foram adotadas medidas para controle e prevenção do COVID-19; se houve aumento dos preços das consultas e custos adicionais durante a pandemia; percepção em relação a busca por atendimentos (urgência e eletivos) nos anos de 2020 e 2021 (artigo 1); se perceberam mudanças em relação ao comportamento das crianças e adolescentes nos atendimentos; e em relação ao uso de técnicas de manejo comportamental durante esse período (artigo 2). A análise dos dados foi feita pelo programa Stata 16.0 com análise descritiva dos dados com apresentação das frequências relativa e absoluta das variáveis de interesse. Uma análise de associação entre a percepção dos odontopediatras em relação a mudança de comportamento das crianças e adolescentes e o uso de técnicas de manejo comportamental através do teste Exato de Fisher (p<0,05) foi realizada (artigo 2). Dentre os principais resultados desse estudo, mais da metade dos Odontopediatras entrevistados interromperam os atendimentos eletivos por certos períodos e reduziram o número de pacientes por turno na pandemia. Em relação ao financeiro, 94,7% dos participantes relataram ter tido custos adicionais no seu local de trabalho devido à pandemia e apenas 51,8% aumentaram os valores das suas consultas. No que se refere a busca por atendimentos na pandemia, no ano de 2020, 72,0% dos entrevistados relataram ter percebido diminuição nas buscas por consultas eletivas e 58,7% aumento nas buscas por atendimentos de urgência (artigo 1). Sobre o manejo comportamental infantil, o contato físico foi a técnica que teve maior redução/suspensão de emprego (77,6%) na rotina de atendimentos durante a pandemia, seguida da técnica de distração com uso de brinquedos e livros (55,9%). Além disso, 45,6% dos entrevistados perceberam piora no comportamento de crianças e adolescentes durante o período pandêmico. Houve relação entre a percepção do comportamento e as técnicas de manejo: estabilização protetora (p<0,001) e reforço positivo (p=0,002), onde foi identificado uma prevalência maior do aumento do emprego das técnicas citadas entre aqueles que notaram piora do comportamento (artigo 2). Desse modo, verificou-se que a pandemia de COVID-19 afetou a rotina de atendimentos dos Odontopediatras brasileiros e a busca por atendimentos. Para muitos com potencial impacto financeiro em virtude dos custos adicionais e períodos sem atendimento, sem aumento dos valores das consultas/atendimentos (artigo 1). Como também, evidenciou que o período pandêmico interferiu na dinâmica de consultas odontológicas odontopediátricas no que diz respeito ao emprego de algumas técnicas de manejo comportamental, bem como na percepção em relação ao comportamento infantil (artigo 2).The objective of this study was to evaluate the perception of Brazilian Pediatric Dentists regarding changes in their care routines and child patient behavior and their management during the COVID-19 pandemic. This observational and cross-sectional study was developed through a self-applied questionnaire by Brazilian dentists with a postgraduate degree in Pediatric Dentistry working in public and/or private services. Professionals who had clinical activity developed entirely as a professor at an educational institution were excluded. Dentists were recruited via e-mails and social networks. The collected data were: demographic information; if professionals adopted measures to control and prevent COVID-19; if there was an increase in service prices and additional costs during the pandemic and how did the search for care (urgent and elective) in the years 2020 and 2021 (manuscript 1); and if behavior changes were observed in children and adolescents during appointments; and in relation to the use of behavioral management techniques during this period (manuscript 2). Data analysis was performed using the Stata 16.0 program with descriptive data analysis with presentation of relative and absolute frequencies of the variables of interest. For the analysis of the association between the use of behavior management techniques and the perception of behavior in the consultation the Fisher's exact test was used (p<0.05) (manuscript 2). Among the main results of this study, more than half of the interviewed pediatric dentists interrupted elective care for certain periods and reduced the number of patients per shift during the pandemic. In relation to finances, 94.7% of participants reported having additional costs at their workplace and 51.8% increased the cost of their appointments. In 2020, 72.0% reported a decrease in searches for elective appointments and 58.7% an increase in searches for urgent care (manuscript 1). Regarding the management of child behavior, through the use of behavioral adaptation techniques, appropriate contact was the technique that had the greatest reduction/suspension of employment (77.6%) in routine care during the pandemic, followed by the distraction technique using toys and books (55.9%). In addition, 45.6% noticed a worsening in the behavior of children and adolescents during the pandemic period. There was a relationship between the behavior perception and the management techniques: protective stabilization (p<0.001) and positive reinforcement (p=0.002), where a higher prevalence of increased use of the aforementioned techniques was identified among those who noticed a worsening of the behavior (manuscript 2). Thus, it was verified that the COVID-19 pandemic affected the routine of Brazilian pediatric dentists and the search for appointments. For many, the potential financial impact was due to additional costs, periods without patients and without price correction of appointments (manuscript 1). It also showed that the pandemic period interfered with the dynamics of pediatric dental appointments with regard to the use of some behavioral management techniques, as well as the perception of child behavior (manuscript 2).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS DA SAUDEODONTOLOGIAODONTOPEDIATRIAOdontologiaOdontopediatriaCoronavírusCrianças - atendimento odontológicoAdolescentes - atendimento odontológicoControle comportamentalDental careBehavioral controlPercepção de Odontopediatras brasileiros em relação às mudanças nas suas rotinas de atendimentos e ao comportamento do paciente infantil e seu gerenciamento durante a pandemia de COVID-19Perception of Brazilian Pediatric Dentists regarding changes in their care routines and child patient behavior and their management during the COVID-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0995623957254792http://lattes.cnpq.br/6383558391333457Cademartori, Mariana Gonzalezhttp://lattes.cnpq.br/9279809145600172Azevedo, Marina SousaLisboa, Maria Eduarda Silveira Rodriguesreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALDissertacao_Maria_Eduarda_Lisboa.pdfDissertacao_Maria_Eduarda_Lisboa.pdfapplication/pdf1457592http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10687/1/Dissertacao_Maria_Eduarda_Lisboa.pdf554d5d4b75ce14e04180e44c88c9ced6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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