O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Viviane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4076
Resumo: O processo de construção social do sujeito se estabelece muito cedo, muito antes dele entender que está fazendo parte dele. Assim, os contos de fada, ao serem apresentados, irão auxiliar na construção de identidades, pois neles encontramos uma repetição de normas, que são mantidas pela tradição, favorecendo “as noções patriarcais e reacionárias de gênero, etnia, comportamento, e classe social” (ZIPES, 2006, p. 2). Nesse sentido, percebemos que nessas narrativas há uma falta de representatividade de corpos. Autoras feministas, buscando um meio de repensar ou ressignificar os contos de fada, propuseram processos de rewriting, que fugissem dos estereótipos de gênero e ideologias patriarcais. Esse trabalho, partindo de versões anteriores – Giambattista Basile, Charles Perrault e Jakob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm), e também da animação dos Estúdios Walt Disney – realiza um estudo comparado de cinco rewritings de Cinderela – Lee, When the Clock Stikes (1983), Donogue, The Tale of the Shoe (1997), Walker, Cinder-Helle (1996), Yolen, Cinder-Elephant (2000), Block, Glass (2000)–, tendo como base os conceitos de identidade feminina, corpo e montaria do feminino. Para tanto, nosso aporte teórico centra-se em conceitos oriundos dos estudos de gênero, principalmente a noção de performatividade de Judith Butler, e dos estudos queer. O foco é, portanto, a representação do corpo feminino na figura da protagonista, visto que analisamos a construção do gênero a partir da montaria para o baile e as relações estabelecidas com o pai, a mãe, a madrasta, as irmãs, e o príncipe.
id UFPL_e20604524f3037840955b9bebe80e7e5
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4076
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2018-07-17T21:26:34Z2018-07-17T21:26:34Z2018-02-27MARTINI, Viviane. O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”. 2018.124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4076O processo de construção social do sujeito se estabelece muito cedo, muito antes dele entender que está fazendo parte dele. Assim, os contos de fada, ao serem apresentados, irão auxiliar na construção de identidades, pois neles encontramos uma repetição de normas, que são mantidas pela tradição, favorecendo “as noções patriarcais e reacionárias de gênero, etnia, comportamento, e classe social” (ZIPES, 2006, p. 2). Nesse sentido, percebemos que nessas narrativas há uma falta de representatividade de corpos. Autoras feministas, buscando um meio de repensar ou ressignificar os contos de fada, propuseram processos de rewriting, que fugissem dos estereótipos de gênero e ideologias patriarcais. Esse trabalho, partindo de versões anteriores – Giambattista Basile, Charles Perrault e Jakob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm), e também da animação dos Estúdios Walt Disney – realiza um estudo comparado de cinco rewritings de Cinderela – Lee, When the Clock Stikes (1983), Donogue, The Tale of the Shoe (1997), Walker, Cinder-Helle (1996), Yolen, Cinder-Elephant (2000), Block, Glass (2000)–, tendo como base os conceitos de identidade feminina, corpo e montaria do feminino. Para tanto, nosso aporte teórico centra-se em conceitos oriundos dos estudos de gênero, principalmente a noção de performatividade de Judith Butler, e dos estudos queer. O foco é, portanto, a representação do corpo feminino na figura da protagonista, visto que analisamos a construção do gênero a partir da montaria para o baile e as relações estabelecidas com o pai, a mãe, a madrasta, as irmãs, e o príncipe.The process of social construction of the subject is established very early, long before he understands that he is a part of it. Thus, fairy tales, when presented, will assist in the construction of identities, for in them we find a repetition of norms, which are maintained by tradition, favoring "patriarchal and reactionary notions of gender, ethnicity, behavior, and social class" (ZIPES, 2006, p. 2). In this sense, we realize that in these narratives there is a lack of representation of bodies. Feminist writers, seeking ways to rethink or resignify fairy tales, have proposed rewriting processes that avoided gender stereotypes and patriarchal ideologies. This work, starting from previous versions - Giambattista Basile, Charles Perrault and Jakob and Wilhelm Grimm (Brothers Grimm), as well as the animation of the Walt Disney Studios - performs a comparative study of five rewritings of Cinderella - Lee, When the Clock strikes (1983), Donoghue, The Tale of the Shoe (1997), Walker, Cinder-Helle (1996), Yolen, Cinder-Elephant (2000), Block, Glass (2000) -, based on the concepts of female identity, body and feminine impersonation. Thus, our theoretical approach focuses on concepts derived from gender studies, mainly Judith Butler's notion of performativity, and queer studies. The focus is, therefore, the representation of the female body in the figure of the protagonist, since we analyze the construction of the gender from the impersonation to the ball and the relations established with the father, the mother, the stepmother, the sisters, and the prince.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADALiteratura comparadaCinderelaRewritingGêneroDragMontariaComparative literatureCinderellaGenderO (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”The (dis)impersonation for a high-heel: a path of resignification for the “Cinderella” fairy taleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4244629698641748http://lattes.cnpq.br/8072197385675534Silva, Daniele Gallindo GonçalvesMartini, Vivianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Viviane_Martini.pdf.txtDissertacao_Viviane_Martini.pdf.txtExtracted texttext/plain299441http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/6/Dissertacao_Viviane_Martini.pdf.txt57c86c009c8d4f5523e80b70c20aa8caMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Viviane_Martini.pdf.jpgDissertacao_Viviane_Martini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/7/Dissertacao_Viviane_Martini.pdf.jpgd8290d14f23d17e136a7d36d5f04a468MD57open accessORIGINALDissertacao_Viviane_Martini.pdfDissertacao_Viviane_Martini.pdfapplication/pdf1568577http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/1/Dissertacao_Viviane_Martini.pdf72e41f1d3b7692de6daf74cd82f03229MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/40762023-07-13 04:49:36.712open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4076TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:49:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The (dis)impersonation for a high-heel: a path of resignification for the “Cinderella” fairy tale
title O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”
spellingShingle O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”
Martini, Viviane
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Literatura comparada
Cinderela
Rewriting
Gênero
Drag
Montaria
Comparative literature
Cinderella
Gender
title_short O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”
title_full O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”
title_fullStr O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”
title_full_unstemmed O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”
title_sort O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”
author Martini, Viviane
author_facet Martini, Viviane
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4244629698641748
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8072197385675534
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Viviane
contributor_str_mv Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Literatura comparada
Cinderela
Rewriting
Gênero
Drag
Montaria
Comparative literature
Cinderella
Gender
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura comparada
Cinderela
Rewriting
Gênero
Drag
Montaria
Comparative literature
Cinderella
Gender
description O processo de construção social do sujeito se estabelece muito cedo, muito antes dele entender que está fazendo parte dele. Assim, os contos de fada, ao serem apresentados, irão auxiliar na construção de identidades, pois neles encontramos uma repetição de normas, que são mantidas pela tradição, favorecendo “as noções patriarcais e reacionárias de gênero, etnia, comportamento, e classe social” (ZIPES, 2006, p. 2). Nesse sentido, percebemos que nessas narrativas há uma falta de representatividade de corpos. Autoras feministas, buscando um meio de repensar ou ressignificar os contos de fada, propuseram processos de rewriting, que fugissem dos estereótipos de gênero e ideologias patriarcais. Esse trabalho, partindo de versões anteriores – Giambattista Basile, Charles Perrault e Jakob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm), e também da animação dos Estúdios Walt Disney – realiza um estudo comparado de cinco rewritings de Cinderela – Lee, When the Clock Stikes (1983), Donogue, The Tale of the Shoe (1997), Walker, Cinder-Helle (1996), Yolen, Cinder-Elephant (2000), Block, Glass (2000)–, tendo como base os conceitos de identidade feminina, corpo e montaria do feminino. Para tanto, nosso aporte teórico centra-se em conceitos oriundos dos estudos de gênero, principalmente a noção de performatividade de Judith Butler, e dos estudos queer. O foco é, portanto, a representação do corpo feminino na figura da protagonista, visto que analisamos a construção do gênero a partir da montaria para o baile e as relações estabelecidas com o pai, a mãe, a madrasta, as irmãs, e o príncipe.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-17T21:26:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-17T21:26:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINI, Viviane. O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”. 2018.124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4076
identifier_str_mv MARTINI, Viviane. O (des)montar por um salto: para um percurso de ressignificação do conto de fada “Cinderela”. 2018.124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/6/Dissertacao_Viviane_Martini.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/7/Dissertacao_Viviane_Martini.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/1/Dissertacao_Viviane_Martini.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4076/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 57c86c009c8d4f5523e80b70c20aa8ca
d8290d14f23d17e136a7d36d5f04a468
72e41f1d3b7692de6daf74cd82f03229
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710133930229760