Oficina expressão do sensível pais e filhos: uma abordagem junguiana da arte na saúde mental através do mapa astral no CAPS-i da cidade de Pelotas
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3683 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar de que modo a arte influencia para fortalecer os laços afetivos dos usuários do serviço de Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-i) da cidade de Pelotas, RS. O CAPS-i é um serviço do Sistema Único de Saúde da Rede de Atenção em Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Pelotas, tem como missão desenvolver um trabalho amparado nas novas diretrizes de atendimento à comunidade infantojuvenil que sofre de transtornos mentais graves. O estudo qualitativo foi desenvolvido nas oficinas de arte do CAPS-i de Pelotas, por meio de práticas artísticas e corporais. A metodologia no decorrer do processo se delineou como método da cartografia, o qual possibilitou, não apenas analisar os dados produzidos pelos usuários do serviço de maneira rizomática (Gilles Deleuze), mas também acompanhar os processos investigativos e as próprias implicações da pesquisadora. Foi realizada uma entrevista e observações nos Centros de Referência em Saúde Mental do Rio Grande do Sul. A produção dos dados ocorreu de setembro a dezembro de 2015, por meio das oficinas Caixa de Pandora e Minotauro, em que os mitos falam sobre sentimentos, uma oportunidade das crianças experimentá-los de forma lúdica através da linguagem do corpo. A oficina Imagens do Inconsciente possibilitou um estudo sobre mandalas e astrologia, que promoveu subjetividades no grupo, experimentadas por meio da linguagem corporal e simbólica. Para a criação dessas oficinas, contemplei os conhecimentos de Carl Gustav Jung e Nise da Silveira, autores que durante longo tempo investigaram as relações entre os processos que se desenrolam no inconsciente e os sentimentos de pessoas em sofrimento psíquico. João Francisco Duarte Jr. atenta para a importância de uma educação da sensibilidade. Para ele uma sociedade não pode estar centrada apenas na razão pura; a experiência artística possibilita a criação de conhecimentos e saberes mais amplos, relacionados a sentimentos humanos. Os estudos de Félix Guattari contribuíram para pensar as oficinas de forma a agregar conhecimentos e saberes, por meio de um grupo diversificado composto por mães e filhos. A pesquisa resultou na criação da “Oficina Expressão do Sensível, Pais e Filhos” já em desenvolvimento no CAPS-i. Uma oportunidade para se repensar as práticas de cuidado na área da saúde mental, além de reafirmar a arte como promotora de saúde integral, corpo, mente e espírito. |
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O CAPS-i é um serviço do Sistema Único de Saúde da Rede de Atenção em Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Pelotas, tem como missão desenvolver um trabalho amparado nas novas diretrizes de atendimento à comunidade infantojuvenil que sofre de transtornos mentais graves. O estudo qualitativo foi desenvolvido nas oficinas de arte do CAPS-i de Pelotas, por meio de práticas artísticas e corporais. A metodologia no decorrer do processo se delineou como método da cartografia, o qual possibilitou, não apenas analisar os dados produzidos pelos usuários do serviço de maneira rizomática (Gilles Deleuze), mas também acompanhar os processos investigativos e as próprias implicações da pesquisadora. Foi realizada uma entrevista e observações nos Centros de Referência em Saúde Mental do Rio Grande do Sul. A produção dos dados ocorreu de setembro a dezembro de 2015, por meio das oficinas Caixa de Pandora e Minotauro, em que os mitos falam sobre sentimentos, uma oportunidade das crianças experimentá-los de forma lúdica através da linguagem do corpo. A oficina Imagens do Inconsciente possibilitou um estudo sobre mandalas e astrologia, que promoveu subjetividades no grupo, experimentadas por meio da linguagem corporal e simbólica. Para a criação dessas oficinas, contemplei os conhecimentos de Carl Gustav Jung e Nise da Silveira, autores que durante longo tempo investigaram as relações entre os processos que se desenrolam no inconsciente e os sentimentos de pessoas em sofrimento psíquico. João Francisco Duarte Jr. atenta para a importância de uma educação da sensibilidade. Para ele uma sociedade não pode estar centrada apenas na razão pura; a experiência artística possibilita a criação de conhecimentos e saberes mais amplos, relacionados a sentimentos humanos. Os estudos de Félix Guattari contribuíram para pensar as oficinas de forma a agregar conhecimentos e saberes, por meio de um grupo diversificado composto por mães e filhos. A pesquisa resultou na criação da “Oficina Expressão do Sensível, Pais e Filhos” já em desenvolvimento no CAPS-i. Uma oportunidade para se repensar as práticas de cuidado na área da saúde mental, além de reafirmar a arte como promotora de saúde integral, corpo, mente e espírito.This study aimed to investigate how art influences to strengthen the emotional bonds of users of Psychosocial Care Center of Children and Youth (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS-i) in Pelotas, a Southern Brazilian town. The CAPS-i is a public institution of mental health service maintained by Pelotas’ City Hall whose mission is to develop a supported work on new guidelines for compliance with children and young people community suffering from severe mental disorders. This work was developed within art workshops of CAPS-i, with a qualitative approach, through artistic and corporal practices. It was used a cartographic method, which led not only to analyze the data produced by users of the service in a rhizomatic (Gilles Deleuze) way, but also to follow investigative processes and the very implications of the researcher. Data collection began in the first half of 2015 through interviews, observations were carried out in the Reference Centers for Mental Health of Rio Grande do Sul (Centros de Referência em Saúde Mental do Rio Grande do Sul). This production occurred between September to December of 2015 by the workshops Pandora's Box and Minotauro, in which the myths talk about feelings, a chance for children to try them in a playful way through body language. The workshop Imagens do Inconsciente (Images of the Unconscious) enabled a study about mandalas and astrology which promoted subjectivities in the group, experienced through body, a symbolic language of affection. To carry out these workshops I contemplated the knowledge of Carl Gustav Jung and Nise da Silveira, authors who for a long time investigated the relationships between the processes taking place in the unconscious and the feelings of people in psychological distress. João Francisco Duarte Jr. is attentive to the importance of a sensitivity education. He reforces that a society cannot be focused only on pure reason; the artistic experience enables the creation of broader knowledge and expertise related to human feelings. Studies of Felix Guattari contributed to think the workshops in order to add knowledge and expertise through a diverse group of mothers and children. The research resulted in the creation of the “Expressão do Sensível, Pais e Filhos" (Expression of the sensitive: parents and children) workshop already under development in the CAPS-i. The research results contribute to rethink the care practices in the area of mental health, in addition to reaffirming the art as promoting overall health, body, mind and spirit.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESMitologiaAstrologiaCAPS-iCuidadoCartografiaMythologyAstrologyCartographyCareOficina expressão do sensível pais e filhos: uma abordagem junguiana da arte na saúde mental através do mapa astral no CAPS-i da cidade de Pelotasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMaria Stella_Weikamp_Martinelli_Dissertação.pdf.txtMaria Stella_Weikamp_Martinelli_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain293829http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3683/6/Maria%20Stella_Weikamp_Martinelli_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtce38e9bdaee25a499ba5f6730924eaeaMD56open accessTHUMBNAILMaria Stella_Weikamp_Martinelli_Dissertação.pdf.jpgMaria Stella_Weikamp_Martinelli_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1560http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3683/7/Maria%20Stella_Weikamp_Martinelli_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpga841fa5ff638a5787903a98a6b39f30bMD57open accessORIGINALMaria Stella_Weikamp_Martinelli_Dissertação.pdfMaria Stella_Weikamp_Martinelli_Dissertação.pdfapplication/pdf7984344http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3683/1/Maria%20Stella_Weikamp_Martinelli_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf09d86ed93db289ee6e7a9ca4c960b56aMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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