A certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: implicações no currículo e no trabalho docente da educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Gonçalves da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/ri/2740
Resumo: Nesta Dissertação tem-se como objetivo investigar os impactos, os limites e as possibilidades desencadeadas pela certificação, via ENEM, no contexto escolar do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos. A investigação preocupa-se com os efeitos disseminados pela prática de certificação no Ensino Médio/EJA no currículo e no trabalho docente, a partir da perspectiva dos professores no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos. É um estudo com base em pesquisa de campo de abordagem qualitativa junto às escolas de Ensino Médio/EJA, na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Foram entrevistados treze professores de quatro escolas públicas estaduais que ofertam Ensino Médio/EJA. A fundamentação teórica teve como embasamento os estudos de autores como Stephen Ball, sobre o modelo gerencialista capitalista e as políticas educacionais; Michael Apple e Álvaro Hypolito quanto ao currículo e ao trabalho docente; e para a Educação de Jovens e Adultos Leôncio Soares, Maria Clara Di Pierro e Sergio Haddad, dentre outros. Os dados coletados foram analisados com base em uma análise de conteúdo. A metodologia identificou cinco categorias que permitiram compreender as implicações do ENEM como uma política avaliativa e certificadora: caracterização dos estudantes; prática curricular; ingresso e permanência na docência; modificações no exercício docente; ensino e processos de desqualificação e de desvalorização do aprender e do ensinar. A análise dos dados mostra como a prática de avaliação e certificação no Ensino Médio/EJA, via ENEM, vem disseminando sentidos e significados de responsabilização nos processos educativos institucionalizados. Nesse processo os sujeitos tomam para si a responsabilidade pelo sucesso ou pelo fracasso dos seus processos educativos. Percebe-se que a reestruturação produtiva, o individualismo, a competitividade, a concorrência, a performatividade, a empregabilidade e a meritocracia vem constituindo os argumentos centrais para a educação e a formação. Acabam por produzir efeitos na construção e disseminação de novos sentidos e significados acerca do que se compreende por ensinar e aprender e alteram a constituição das práticas curriculares e da organização no trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos.
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A investigação preocupa-se com os efeitos disseminados pela prática de certificação no Ensino Médio/EJA no currículo e no trabalho docente, a partir da perspectiva dos professores no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos. É um estudo com base em pesquisa de campo de abordagem qualitativa junto às escolas de Ensino Médio/EJA, na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Foram entrevistados treze professores de quatro escolas públicas estaduais que ofertam Ensino Médio/EJA. A fundamentação teórica teve como embasamento os estudos de autores como Stephen Ball, sobre o modelo gerencialista capitalista e as políticas educacionais; Michael Apple e Álvaro Hypolito quanto ao currículo e ao trabalho docente; e para a Educação de Jovens e Adultos Leôncio Soares, Maria Clara Di Pierro e Sergio Haddad, dentre outros. Os dados coletados foram analisados com base em uma análise de conteúdo. A metodologia identificou cinco categorias que permitiram compreender as implicações do ENEM como uma política avaliativa e certificadora: caracterização dos estudantes; prática curricular; ingresso e permanência na docência; modificações no exercício docente; ensino e processos de desqualificação e de desvalorização do aprender e do ensinar. A análise dos dados mostra como a prática de avaliação e certificação no Ensino Médio/EJA, via ENEM, vem disseminando sentidos e significados de responsabilização nos processos educativos institucionalizados. Nesse processo os sujeitos tomam para si a responsabilidade pelo sucesso ou pelo fracasso dos seus processos educativos. Percebe-se que a reestruturação produtiva, o individualismo, a competitividade, a concorrência, a performatividade, a empregabilidade e a meritocracia vem constituindo os argumentos centrais para a educação e a formação. Acabam por produzir efeitos na construção e disseminação de novos sentidos e significados acerca do que se compreende por ensinar e aprender e alteram a constituição das práticas curriculares e da organização no trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos.This thesis aims to research the impacts, limits, and possibilities of high school certification via High School National Exam - ENEM, in the context of Youth and Adult Education at high school level. This research concerns with effects of the certification at high school level for curriculum and teachers’ work from teachers’ view. It is a study based on a qualitative and empirical research in public high schools, in the city of Rio Grande, in the state of Rio Grande do Sul. Thirteen teachers were interviewed, from four public schools. Theoretical framework was based on authors such as Stephen Ball, about managerialism and educational policies; Michael Apple and Álvaro Hypolito about curriculum and teachers’ work; Leôncio Soares, Maria Clara Di Pierro, and Sergio Haddad, among others, about Youth and Adult Education. Data were analyzed using content analysis. In the research process five categories were identified, what allowed to understand some implication of ENEM as a specific policy for assessing and certifying: students profiles; curricular practices; access and permanence in teaching; changes in teacher practices; teaching and deskilling and devaluation process of teaching and learning. Data analysis show how assessing and certifying, via ENEM, have dissemination meanings of responsibility in the schooling process, in which subjects take for themselves the responsibility for educational success or failure. Productive restructuring, individualism, competition, performativity, employability, and meritocracy are central arguments for education policies, what produce effects in the construction and dissemination of new meanings over teaching and learning, modifying curricular practices and organization of teachers’ work in Youth and Adult Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação do adolescenteEducação de adultosEducação e EstadoCurrículosA certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: implicações no currículo e no trabalho docente da educação de jovens e adultosThe certification and High School National Exam: implications for curriculum and teachers’ work in youth and adult educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio.pdf.txtA certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio.pdf.txtExtracted texttext/plain335911http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2740/6/A%20certifica%c3%a7%c3%a3o%20pelo%20Exame%20Nacional%20do%20Ensino%20M%c3%a9dio.pdf.txt7999320ff18b0e8ab42c38866e02ecc3MD56open accessTHUMBNAILA certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio.pdf.jpgA certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2740/7/A%20certifica%c3%a7%c3%a3o%20pelo%20Exame%20Nacional%20do%20Ensino%20M%c3%a9dio.pdf.jpg3656d66b5b580807fb5bb34b4123adf8MD57open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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