Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Thalyta Bruna Costa do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9881
Resumo: Herta Müller é uma artista que coleciona predicativos, sendo escritora, ensaísta e poeta os principais. Não por coincidência, todos esses descritivos estão intimamente relacionados ao manejo com a palavra. A autora articula o mecanismo de pantomima da linguagem na tentativa de atingir as experiências que não podem ser colocadas no nível da palavra com as que já existem no mundo. A começar, para tornar compreensível o conceito de pantomima, pretendo traçar um paralelo entre a forma como tal ideia era apropriada na Grécia Antiga e como foi lida por Deleuze, nos dias atuais. Em seguida, analiso a concepção de pantomima mülleriana com auxílio de exemplos destacados de duas obras da autora, sendo elas Atemschaukel (2011) e Sempre a mesma neve e sempre o mesmo tio (2012), as quais adotarei como objetos de análise. Tenciono ainda, à luz de Benjamin e Didi-Huberman, inquirir as imagens dialéticas que resultam da experimentação entre as palavras. Por fim, realizo uma leitura das imagens levantadas na obra a partir do conceito de trauma e lanço mão, para tanto, das contribuições de Freud.
id UFPL_ed017a92e42a6cf710891cc172a226f4
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9881
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-08-01T22:55:32Z2023-08-012023-08-01T22:55:32Z2022-05-06LAGO, Thalyta Bruna Costa do. Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras 2022. 76f. Dissertação (Mestrado em Letras - Literatura, Cultura e Tradução) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9881Herta Müller é uma artista que coleciona predicativos, sendo escritora, ensaísta e poeta os principais. Não por coincidência, todos esses descritivos estão intimamente relacionados ao manejo com a palavra. A autora articula o mecanismo de pantomima da linguagem na tentativa de atingir as experiências que não podem ser colocadas no nível da palavra com as que já existem no mundo. A começar, para tornar compreensível o conceito de pantomima, pretendo traçar um paralelo entre a forma como tal ideia era apropriada na Grécia Antiga e como foi lida por Deleuze, nos dias atuais. Em seguida, analiso a concepção de pantomima mülleriana com auxílio de exemplos destacados de duas obras da autora, sendo elas Atemschaukel (2011) e Sempre a mesma neve e sempre o mesmo tio (2012), as quais adotarei como objetos de análise. Tenciono ainda, à luz de Benjamin e Didi-Huberman, inquirir as imagens dialéticas que resultam da experimentação entre as palavras. Por fim, realizo uma leitura das imagens levantadas na obra a partir do conceito de trauma e lanço mão, para tanto, das contribuições de Freud.Herta Müller ist eine Künstlerin, die Prädikate sammelt, vor allem als Schriftstellerin, Essayistin und Dichterin. Es ist kein Zufall, dass alle diese Beschreibungen eng mit dem Umgang mit dem Wort verbunden sind. Die Autorin artikuliert den pantomimischen Mechanismus der Sprache in einem Versuch, die Erfahrungen, die nicht auf die Ebene des Wortes gestellt werden können, mit denen zu verbinden, die bereits in der Welt existieren. Um den Begriff der Pantomime verständlich zu machen, möchte ich zunächst eine Parallele ziehen zwischen der Aneignung dieses Begriffs im antiken Griechenland und seiner heutigen Lesart durch Deleuze. Anschließend möchte ich die Müllersche Konzeption der Pantomime anhand von Beispielen aus zwei Werken der Autorin analysieren, nämlich Atemschaukel (2011) und Immer derselbe Schnee und immer derselbe Onkel (2012), die ich als Analyseobjekte verwenden werde. Ich beabsichtige auch, im Lichte von Benjamin und Didi-Huberman nach den dialektischen Bildern zu fragen, die sich aus dem Experimentieren zwischen Wörtern ergeben. Schließlich beabsichtige ich, die in dem Werk angesprochenen Bilder auf der Grundlage des Traumakonzepts zu lesen, und stütze mich dabei auf die Beiträge Freuds. SchlusswörterporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLETRASPantomimasPantomima da linguagemImagens dialéticasTraumaPantomimeAtemschaukelDas dialektische bildHerta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavrasHerta Müller: die heimatlosen Wörter, erlösende Wörterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRibeiro, HelanoLago, Thalyta Bruna Costa doreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9881/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessORIGINALDISSERTACAO_THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO.pdfDISSERTACAO_THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO.pdfapplication/pdf946834http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9881/1/DISSERTACAO_THALYTA%20BRUNA%20COSTA%20DO%20LAGO.pdfa9b7997fe909a30afd9ed9fbc0830b09MD51open accessTEXTDISSERTACAO_THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO.pdf.txtDISSERTACAO_THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO.pdf.txtExtracted texttext/plain189521http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9881/3/DISSERTACAO_THALYTA%20BRUNA%20COSTA%20DO%20LAGO.pdf.txt1d9ff2886b15443715388bbb8627a4b3MD53open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO.pdf.jpgDISSERTACAO_THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9881/4/DISSERTACAO_THALYTA%20BRUNA%20COSTA%20DO%20LAGO.pdf.jpg5ea458849f26511ad40c978ced5ebc92MD54open accessprefix/98812023-08-11 19:39:36.764open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-08-11T22:39:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Herta Müller: die heimatlosen Wörter, erlösende Wörter
title Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras
spellingShingle Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras
Lago, Thalyta Bruna Costa do
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Pantomimas
Pantomima da linguagem
Imagens dialéticas
Trauma
Pantomime
Atemschaukel
Das dialektische bild
LETRAS
title_short Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras
title_full Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras
title_fullStr Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras
title_full_unstemmed Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras
title_sort Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras
author Lago, Thalyta Bruna Costa do
author_facet Lago, Thalyta Bruna Costa do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Helano
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Thalyta Bruna Costa do
contributor_str_mv Ribeiro, Helano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Pantomimas
Pantomima da linguagem
Imagens dialéticas
Trauma
Pantomime
Atemschaukel
Das dialektische bild
LETRAS
dc.subject.por.fl_str_mv Pantomimas
Pantomima da linguagem
Imagens dialéticas
Trauma
Pantomime
Atemschaukel
Das dialektische bild
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv LETRAS
description Herta Müller é uma artista que coleciona predicativos, sendo escritora, ensaísta e poeta os principais. Não por coincidência, todos esses descritivos estão intimamente relacionados ao manejo com a palavra. A autora articula o mecanismo de pantomima da linguagem na tentativa de atingir as experiências que não podem ser colocadas no nível da palavra com as que já existem no mundo. A começar, para tornar compreensível o conceito de pantomima, pretendo traçar um paralelo entre a forma como tal ideia era apropriada na Grécia Antiga e como foi lida por Deleuze, nos dias atuais. Em seguida, analiso a concepção de pantomima mülleriana com auxílio de exemplos destacados de duas obras da autora, sendo elas Atemschaukel (2011) e Sempre a mesma neve e sempre o mesmo tio (2012), as quais adotarei como objetos de análise. Tenciono ainda, à luz de Benjamin e Didi-Huberman, inquirir as imagens dialéticas que resultam da experimentação entre as palavras. Por fim, realizo uma leitura das imagens levantadas na obra a partir do conceito de trauma e lanço mão, para tanto, das contribuições de Freud.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T22:55:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-01
2023-08-01T22:55:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LAGO, Thalyta Bruna Costa do. Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras 2022. 76f. Dissertação (Mestrado em Letras - Literatura, Cultura e Tradução) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9881
identifier_str_mv LAGO, Thalyta Bruna Costa do. Herta Müller: as palavras apátridas, redentoras palavras 2022. 76f. Dissertação (Mestrado em Letras - Literatura, Cultura e Tradução) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9881/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9881/1/DISSERTACAO_THALYTA%20BRUNA%20COSTA%20DO%20LAGO.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9881/3/DISSERTACAO_THALYTA%20BRUNA%20COSTA%20DO%20LAGO.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9881/4/DISSERTACAO_THALYTA%20BRUNA%20COSTA%20DO%20LAGO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154
a9b7997fe909a30afd9ed9fbc0830b09
1d9ff2886b15443715388bbb8627a4b3
5ea458849f26511ad40c978ced5ebc92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846877834969088