O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marcelo Terra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3919
Resumo: Este trabalho dissertativo é consequência de uma pesquisa no campo das artes visuais desenvolvida junto ao mestrado do PPGAV/UFPel. Esta dissertação incide nos desdobramentos do per-curso pessoal e autoral de um filho frente à morte de seu pai, e tem como objetivo refletir sobre a potência de questões oriundas do luto a partir da experiência íntima. Tal experiência permitiu a criação da obra audiovisual autoral intitulada O QUE NÃO VI[VER] DOS 30, por sua vez oriunda de narrativas e registros verbais, primeiros movimentos em direção a uma produção poética a partir da perda. Para dar voz ao texto e à poética, o trabalho textual se utiliza de intercessores das áreas da literatura, da filosofia, do cinema e do vídeo, além da sensível concepção de artistas visuais e diretores de cinema. A temática da perda pessoal, constante ao longo da escritura e de sua construção, neste trabalho, se amplia ao conciliar obras e conceitos junto a questionamentos primordiais do trajeto percorrido.
id UFPL_ee6212b81f0d57818be642b3f3d8f3a4
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3919
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2018-05-18T20:56:29Z2018-05-182018-05-18T20:56:29Z2017-03-28BORGES, Marcelo Terra. O que não vi[ver] dos 30 : considerações sobre uma poética da perda. 2017. 237 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3919Este trabalho dissertativo é consequência de uma pesquisa no campo das artes visuais desenvolvida junto ao mestrado do PPGAV/UFPel. Esta dissertação incide nos desdobramentos do per-curso pessoal e autoral de um filho frente à morte de seu pai, e tem como objetivo refletir sobre a potência de questões oriundas do luto a partir da experiência íntima. Tal experiência permitiu a criação da obra audiovisual autoral intitulada O QUE NÃO VI[VER] DOS 30, por sua vez oriunda de narrativas e registros verbais, primeiros movimentos em direção a uma produção poética a partir da perda. Para dar voz ao texto e à poética, o trabalho textual se utiliza de intercessores das áreas da literatura, da filosofia, do cinema e do vídeo, além da sensível concepção de artistas visuais e diretores de cinema. A temática da perda pessoal, constante ao longo da escritura e de sua construção, neste trabalho, se amplia ao conciliar obras e conceitos junto a questionamentos primordiais do trajeto percorrido.This dissertation is the result of a research in the field of visual arts developed from the PPGAV/UFPel. It focuses on the personal and authorial path of a son who faces the death of his father, and it aims to reflect on the power of questions arising from mourning from an intimate experience. This experience ena-ble the creation of the authorial audiovisual work entitled “O QUE NÃO VI[VER] DOS 30”, which came from narratives and verbal records that are the first movements towards a poetic produc-tion from the loss. To give voice to the text and poetics, the textual work uses intercessors from the fields of literature, philosophy, cinema and video, as well as the sensitive concep-tion of visual artists and film directors. The issues envolved in the personal loss, consant throughout this writing and its construction, is extended to reconcile works and concepts to-gether with the primary questions of this path.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArtes visuaisAudiovisualPoética da perdaArtesNarrativaCinemaVídeoPoetics of lossArtsNarrativeO que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2772934882071176http://lattes.cnpq.br/2666148508585644Requião, Renata AzevedoBorges, Marcelo Terrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMarcelo Terra Borges_ Dissertação.pdf.txtMarcelo Terra Borges_ Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain214718http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/6/Marcelo%20Terra%20Borges_%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtdcf1ab3a4ad6c223f9e98bc57f24e467MD56open accessTHUMBNAILMarcelo Terra Borges_ Dissertação.pdf.jpgMarcelo Terra Borges_ Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1622http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/7/Marcelo%20Terra%20Borges_%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpga1b18d15efbd81fd4f7a5e3b566d96a3MD57open accessORIGINALMarcelo Terra Borges_ Dissertação.pdfMarcelo Terra Borges_ Dissertação.pdfapplication/pdf3907080http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/1/Marcelo%20Terra%20Borges_%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfe2403f06b1155dc32ee4ae05e1714ef9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/39192023-07-13 04:41:41.044open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:41:41Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.
title O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.
spellingShingle O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.
Borges, Marcelo Terra
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes visuais
Audiovisual
Poética da perda
Artes
Narrativa
Cinema
Vídeo
Poetics of loss
Arts
Narrative
title_short O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.
title_full O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.
title_fullStr O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.
title_full_unstemmed O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.
title_sort O que não vi[ver] dos 30: considerações sobre uma poética da perda.
author Borges, Marcelo Terra
author_facet Borges, Marcelo Terra
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2772934882071176
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2666148508585644
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Requião, Renata Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marcelo Terra
contributor_str_mv Requião, Renata Azevedo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes visuais
Audiovisual
Poética da perda
Artes
Narrativa
Cinema
Vídeo
Poetics of loss
Arts
Narrative
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Audiovisual
Poética da perda
Artes
Narrativa
Cinema
Vídeo
Poetics of loss
Arts
Narrative
description Este trabalho dissertativo é consequência de uma pesquisa no campo das artes visuais desenvolvida junto ao mestrado do PPGAV/UFPel. Esta dissertação incide nos desdobramentos do per-curso pessoal e autoral de um filho frente à morte de seu pai, e tem como objetivo refletir sobre a potência de questões oriundas do luto a partir da experiência íntima. Tal experiência permitiu a criação da obra audiovisual autoral intitulada O QUE NÃO VI[VER] DOS 30, por sua vez oriunda de narrativas e registros verbais, primeiros movimentos em direção a uma produção poética a partir da perda. Para dar voz ao texto e à poética, o trabalho textual se utiliza de intercessores das áreas da literatura, da filosofia, do cinema e do vídeo, além da sensível concepção de artistas visuais e diretores de cinema. A temática da perda pessoal, constante ao longo da escritura e de sua construção, neste trabalho, se amplia ao conciliar obras e conceitos junto a questionamentos primordiais do trajeto percorrido.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-18T20:56:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-18
2018-05-18T20:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Marcelo Terra. O que não vi[ver] dos 30 : considerações sobre uma poética da perda. 2017. 237 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3919
identifier_str_mv BORGES, Marcelo Terra. O que não vi[ver] dos 30 : considerações sobre uma poética da perda. 2017. 237 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/6/Marcelo%20Terra%20Borges_%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/7/Marcelo%20Terra%20Borges_%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/1/Marcelo%20Terra%20Borges_%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3919/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dcf1ab3a4ad6c223f9e98bc57f24e467
a1b18d15efbd81fd4f7a5e3b566d96a3
e2403f06b1155dc32ee4ae05e1714ef9
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846940821880832