Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Paulo de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10840
Resumo: Pesquisas recentes demonstram que a navegação autônoma em ambientes dinâmicos, compartilhados com humanos, permanece como um problema em aberto. Nesse tipo de ambiente a movimentação das pessoas pode gerar obstruções, dificultando o sensoriamento e prejudicando a percepção do robô em relação à sua posição. Além disso, a incerteza do comportamento humano pode levar a situações inseguras para o robô e para as pessoas em seu entorno. Frente a esse cenário, tem se destacado o estudo de métodos baseados em aprendizado, assim como a implementação de estruturas híbridas, combinando diferentes arquiteturas e algoritmos, em busca de uma solução eficiente. Este trabalho propõe a combinação de técnicas de aprendizado por reforço profundo com técnicas de visão computacional para o desenvolvimento de uma solução capaz de permitir que o robô navegue de forma autônoma e segura em ambientes internos compartilhados com humanos, considerando as características particularmente associadas ao problema em questão. Assim, a navegação deve considerar questões de segurança, como o distanciamento entre o robô e as pessoas. Para isso, foi desenvolvida uma abordagem inédita, baseada em aprendizado por reforço profundo, que utiliza o algoritmo Deep Deterministic Policy Gradient (DDPG), combinado com técnicas de visão computacional. Foram conduzidos testes comparativos entre os algoritmos DDPG e Deep Q-Network (DQN), abordando quatro etapas, cada uma representando dois cenários diferentes do ambiente de treinamento e com níveis de complexidade superiores ao que o robô foi treinado. O DDPG demonstrou ser mais eficiente e estável que o DQN, com taxas médias de sucesso superiores em todas as etapas, demonstrando melhor capacidade de generalização e apresentando resultados consistentemente melhores. Por outro lado, o DQN teve dificuldades em evitar colisões e obteve taxas médias de sucesso significativamente mais baixas. Essas descobertas destacam a superioridade do DDPG e demonstram que a solução proposta é promissora, contribuindo para o avanço da pesquisa na área, possibilitando a análise de experimentos em ambiente simulado e realização de testes para posterior implantação de sistemas robóticos em cenários do mundo real.
id UFPL_eea920f2f89bc91043b2b872f57ab0da
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10840
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-12-04T15:25:15Z2023-12-042023-12-04T15:25:15Z2023-09-01AFONSO, Paulo de Almeida. Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional. Orientador: Paulo Roberto Ferreira Junior. 2023. 103 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10840Pesquisas recentes demonstram que a navegação autônoma em ambientes dinâmicos, compartilhados com humanos, permanece como um problema em aberto. Nesse tipo de ambiente a movimentação das pessoas pode gerar obstruções, dificultando o sensoriamento e prejudicando a percepção do robô em relação à sua posição. Além disso, a incerteza do comportamento humano pode levar a situações inseguras para o robô e para as pessoas em seu entorno. Frente a esse cenário, tem se destacado o estudo de métodos baseados em aprendizado, assim como a implementação de estruturas híbridas, combinando diferentes arquiteturas e algoritmos, em busca de uma solução eficiente. Este trabalho propõe a combinação de técnicas de aprendizado por reforço profundo com técnicas de visão computacional para o desenvolvimento de uma solução capaz de permitir que o robô navegue de forma autônoma e segura em ambientes internos compartilhados com humanos, considerando as características particularmente associadas ao problema em questão. Assim, a navegação deve considerar questões de segurança, como o distanciamento entre o robô e as pessoas. Para isso, foi desenvolvida uma abordagem inédita, baseada em aprendizado por reforço profundo, que utiliza o algoritmo Deep Deterministic Policy Gradient (DDPG), combinado com técnicas de visão computacional. Foram conduzidos testes comparativos entre os algoritmos DDPG e Deep Q-Network (DQN), abordando quatro etapas, cada uma representando dois cenários diferentes do ambiente de treinamento e com níveis de complexidade superiores ao que o robô foi treinado. O DDPG demonstrou ser mais eficiente e estável que o DQN, com taxas médias de sucesso superiores em todas as etapas, demonstrando melhor capacidade de generalização e apresentando resultados consistentemente melhores. Por outro lado, o DQN teve dificuldades em evitar colisões e obteve taxas médias de sucesso significativamente mais baixas. Essas descobertas destacam a superioridade do DDPG e demonstram que a solução proposta é promissora, contribuindo para o avanço da pesquisa na área, possibilitando a análise de experimentos em ambiente simulado e realização de testes para posterior implantação de sistemas robóticos em cenários do mundo real.Recent research demonstrates that autonomous navigation in dynamic environments shared with humans remains an ongoing challenge. In such environments, the movement of people can create obstacles, impeding sensing and hindering the robot’s perception of its position. Furthermore, the uncertainty of human behavior can lead to unsafe situations for both the robot and the people around it. Given this scenario, the study of learning-based methods has gained prominence, along with the implementation of hybrid structures that combine different architectures and algorithms in pursuit of an efficient solution. This work proposes the integration of deep reinforcement learning techniques with computer vision methods to develop a solution capable of enabling the robot to navigate autonomously and safely in indoor environments shared with humans, considering the specific characteristics associated with the problem at hand. Thus, the navigation must take into account safety concerns, such as the distancing between the robot and the people in its vicinity. To achieve this, an innovative approach based on deep reinforcement learning has been developed, utilizing the Deep Deterministic Policy Gradient (DDPG) algorithm, combined with computer vision techniques. Comparative tests between the DDPG and Deep Q-Network (DQN) algorithms were conducted, addressing four distinct stages, each representing two different training environment scenarios and with complexity levels higher than what the robot was trained on. The DDPG algorithm demonstrated greater efficiency and stability than the DQN, with higher average success rates in all analyzed stages, showcasing excellent generalization capacity and consistently better results in different environments than the training setting. On the other hand, the DQN struggled to avoid collisions and achieved significantly lower average success rates. These findings underscore the superiority of DDPG and demonstrate the promise of the proposed solution, contributing to the advancement of research in the field. This allows for the analysis of experiments in simulated environments and testing for the subsequent deployment of robotic systems in real-world scenarios.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIA DA COMPUTACAORobôs móveisNavegação autônomaAmbientes lotadosPrevenção de colisõesMobile robotsAutonomous navigationCrowded environmentsCollision avoidanceNavegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão ComputacionalAutonomous Navigation in Dynamic Environments with Human Interaction based on Deep Reinforcement Learning and Computer Visioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://orcid.org/0000-0002-6664-5384http://lattes.cnpq.br/0237589066902197https://orcid.org/0000-0001-5631-6766http://lattes.cnpq.br/0481478169272902Ferreira Junior, Paulo RobertoAfonso, Paulo de Almeidareponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALTese_Paulo de Almeida Afonso.pdfTese_Paulo de Almeida Afonso.pdfapplication/pdf3463830http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10840/1/Tese_Paulo%20de%20Almeida%20Afonso.pdfd4ce2f31daad3ec9e1fb212ebf6c3b36MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10840/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTTese_Paulo de Almeida Afonso.pdf.txtTese_Paulo de Almeida Afonso.pdf.txtExtracted texttext/plain203593http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10840/3/Tese_Paulo%20de%20Almeida%20Afonso.pdf.txt31efc596ec4c12fbf906b3e94dcf2440MD53open accessTHUMBNAILTese_Paulo de Almeida Afonso.pdf.jpgTese_Paulo de Almeida Afonso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10840/4/Tese_Paulo%20de%20Almeida%20Afonso.pdf.jpgcba52bbbe3c1f5708e7c798becf898c2MD54open accessprefix/108402023-12-05 03:02:09.267open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-12-05T06:02:09Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Autonomous Navigation in Dynamic Environments with Human Interaction based on Deep Reinforcement Learning and Computer Vision
title Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional
spellingShingle Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional
Afonso, Paulo de Almeida
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Robôs móveis
Navegação autônoma
Ambientes lotados
Prevenção de colisões
Mobile robots
Autonomous navigation
Crowded environments
Collision avoidance
CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional
title_full Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional
title_fullStr Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional
title_full_unstemmed Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional
title_sort Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional
author Afonso, Paulo de Almeida
author_facet Afonso, Paulo de Almeida
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6664-5384
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0237589066902197
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5631-6766
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0481478169272902
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira Junior, Paulo Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Paulo de Almeida
contributor_str_mv Ferreira Junior, Paulo Roberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Robôs móveis
Navegação autônoma
Ambientes lotados
Prevenção de colisões
Mobile robots
Autonomous navigation
Crowded environments
Collision avoidance
CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Robôs móveis
Navegação autônoma
Ambientes lotados
Prevenção de colisões
Mobile robots
Autonomous navigation
Crowded environments
Collision avoidance
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv CIENCIA DA COMPUTACAO
description Pesquisas recentes demonstram que a navegação autônoma em ambientes dinâmicos, compartilhados com humanos, permanece como um problema em aberto. Nesse tipo de ambiente a movimentação das pessoas pode gerar obstruções, dificultando o sensoriamento e prejudicando a percepção do robô em relação à sua posição. Além disso, a incerteza do comportamento humano pode levar a situações inseguras para o robô e para as pessoas em seu entorno. Frente a esse cenário, tem se destacado o estudo de métodos baseados em aprendizado, assim como a implementação de estruturas híbridas, combinando diferentes arquiteturas e algoritmos, em busca de uma solução eficiente. Este trabalho propõe a combinação de técnicas de aprendizado por reforço profundo com técnicas de visão computacional para o desenvolvimento de uma solução capaz de permitir que o robô navegue de forma autônoma e segura em ambientes internos compartilhados com humanos, considerando as características particularmente associadas ao problema em questão. Assim, a navegação deve considerar questões de segurança, como o distanciamento entre o robô e as pessoas. Para isso, foi desenvolvida uma abordagem inédita, baseada em aprendizado por reforço profundo, que utiliza o algoritmo Deep Deterministic Policy Gradient (DDPG), combinado com técnicas de visão computacional. Foram conduzidos testes comparativos entre os algoritmos DDPG e Deep Q-Network (DQN), abordando quatro etapas, cada uma representando dois cenários diferentes do ambiente de treinamento e com níveis de complexidade superiores ao que o robô foi treinado. O DDPG demonstrou ser mais eficiente e estável que o DQN, com taxas médias de sucesso superiores em todas as etapas, demonstrando melhor capacidade de generalização e apresentando resultados consistentemente melhores. Por outro lado, o DQN teve dificuldades em evitar colisões e obteve taxas médias de sucesso significativamente mais baixas. Essas descobertas destacam a superioridade do DDPG e demonstram que a solução proposta é promissora, contribuindo para o avanço da pesquisa na área, possibilitando a análise de experimentos em ambiente simulado e realização de testes para posterior implantação de sistemas robóticos em cenários do mundo real.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-04T15:25:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-04
2023-12-04T15:25:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AFONSO, Paulo de Almeida. Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional. Orientador: Paulo Roberto Ferreira Junior. 2023. 103 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10840
identifier_str_mv AFONSO, Paulo de Almeida. Navegação Autônoma em Ambientes Dinâmicos com Interação com Humanos baseada em Aprendizado por Reforço Profundo e Visão Computacional. Orientador: Paulo Roberto Ferreira Junior. 2023. 103 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10840/1/Tese_Paulo%20de%20Almeida%20Afonso.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10840/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10840/3/Tese_Paulo%20de%20Almeida%20Afonso.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10840/4/Tese_Paulo%20de%20Almeida%20Afonso.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4ce2f31daad3ec9e1fb212ebf6c3b36
a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154
31efc596ec4c12fbf906b3e94dcf2440
cba52bbbe3c1f5708e7c798becf898c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846954881187840