Por que não houve grandes mulheres artistas? (na Wikipédia dessa vez)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marmentini, Brenda Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tonin, Thays
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11028
Resumo: No projeto de pesquisa intitulado “Por que não houve grandes artistas mulheres? (Na Wikipédia dessa vez)” analisa-se como a plataforma Wikipédia1 pode ser usada como meio de tornar artistas mulheres mais acessíveis em espaços considerados de amplo acesso, tanto pelo público leigo quanto pelo acadêmico. Em primeiro lugar, considerou-se a pergunta: por que o ato de arquivar em plataformas virtuais estas artistas é importante? Em diálogo com o que Derrida escreve em “Mal de Arquivo: Uma Impressão Freudiana” o arquivo não só guarda o que já aconteceu mas também é a própria prova que algo ocorreu, logo, aquele que tem poder sobre o arquivo tem o poder de redigir a história. Derrida descreve a origem do arquivo por meio da palavra grega Arkhé, um espaço físico onde os arquivos de uma cidade eram mantidos e guardados por uma pessoa “autorizada” a tal, o arconte. Esse ator social teria de tanto conhecer o arquivo como utilizá-lo (interpretá-lo) para os fins desejados dessa sociedade, sem nunca o tirar de sua casa (neste sentido, mantendo-o sem acesso ao público). No contemporâneo, esse personagem arconte pode ser entendido como o Estado e suas instituições, e o mesmo tendo sozinho o acesso ao que foi arquivado, tem também o poder de redigir a história (da arte). É neste sentido que uma plataforma colaborativa como a Wikipédia pode servir como um novo espaço de arquivamento de saberes antes com seu acesso negado (seja pelas estruturas institucionais ou seja pelo apagamento de histórias).
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Derrida descreve a origem do arquivo por meio da palavra grega Arkhé, um espaço físico onde os arquivos de uma cidade eram mantidos e guardados por uma pessoa “autorizada” a tal, o arconte. Esse ator social teria de tanto conhecer o arquivo como utilizá-lo (interpretá-lo) para os fins desejados dessa sociedade, sem nunca o tirar de sua casa (neste sentido, mantendo-o sem acesso ao público). No contemporâneo, esse personagem arconte pode ser entendido como o Estado e suas instituições, e o mesmo tendo sozinho o acesso ao que foi arquivado, tem também o poder de redigir a história (da arte). É neste sentido que uma plataforma colaborativa como a Wikipédia pode servir como um novo espaço de arquivamento de saberes antes com seu acesso negado (seja pelas estruturas institucionais ou seja pelo apagamento de histórias).porUFPelCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtistas mulheresWikipédiaPlataformas virtuaisPor que não houve grandes mulheres artistas? 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