A construção da identidade de estudantes afro-brasileiros/as e suas experiências acadêmico-universitárias em cursos de licenciatura da UFPel.
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7783 |
Resumo: | Este trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros e afro-brasileiras, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel, e buscou analisar como estes/as estudantes percebem essa identidade no interior da Universidade, na sua formação de futuros/as professores/as, nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade e a percepção dos alunos e das alunas em relação ao fato de serem universitários/as negros/as, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares antes e durante seus ingressos no Ensino Superior. Além das entrevistas com os/as estudantes, foi feita uma entrevista com o Pró-Reitor de Graduação da UFPel, a fim de obter os dados de raça/etnia desta comunidade e analisar qual a relação dessa Universidade com as questões étnicoraciais, principalmente no que diz respeito à população afro-descendente; procedi, ainda, a uma análise documental nas fichas de matrícula dos/as estudantes e em dois jornais para obtenção de dados considerados relevantes. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores e autoras que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram e ainda influenciam diretamente as suas identidades dentro e fora do contexto da Universidade, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como “diferentes”, devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A construção da identidade étnico-racial dos sujeitos da pesquisa enquanto afro-brasileiros/as constitui-se em meio às vivências familiares e escolares pelas quais passam antes e durante seus ingressos no Ensino Superior. A percepção destes/as alunos/as em relação a serem universitários/as negro/as, depois de terem participado do presente estudo, foi ampliada, já que, antes, percebiam-se apenas enquanto minoria e, hoje, avaliam que têm um compromisso social e político consigo mesmos e com os/as outros/as afrobrasileiros/ as que ainda não ocupam o espaço da Universidade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar. |
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2021-06-24T21:01:31Z2021-06-242021-06-24T21:01:31Z2006-04-20BARCELLOS, Cátia Simone Ribeiro. A construção da identidade de estudantes afro-brasileiros/as e suas experiências acadêmico-universitárias em cursos de licenciatura da UFPel. 2006. 105f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7783Este trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros e afro-brasileiras, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel, e buscou analisar como estes/as estudantes percebem essa identidade no interior da Universidade, na sua formação de futuros/as professores/as, nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade e a percepção dos alunos e das alunas em relação ao fato de serem universitários/as negros/as, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares antes e durante seus ingressos no Ensino Superior. Além das entrevistas com os/as estudantes, foi feita uma entrevista com o Pró-Reitor de Graduação da UFPel, a fim de obter os dados de raça/etnia desta comunidade e analisar qual a relação dessa Universidade com as questões étnicoraciais, principalmente no que diz respeito à população afro-descendente; procedi, ainda, a uma análise documental nas fichas de matrícula dos/as estudantes e em dois jornais para obtenção de dados considerados relevantes. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores e autoras que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram e ainda influenciam diretamente as suas identidades dentro e fora do contexto da Universidade, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como “diferentes”, devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A construção da identidade étnico-racial dos sujeitos da pesquisa enquanto afro-brasileiros/as constitui-se em meio às vivências familiares e escolares pelas quais passam antes e durante seus ingressos no Ensino Superior. A percepção destes/as alunos/as em relação a serem universitários/as negro/as, depois de terem participado do presente estudo, foi ampliada, já que, antes, percebiam-se apenas enquanto minoria e, hoje, avaliam que têm um compromisso social e político consigo mesmos e com os/as outros/as afrobrasileiros/ as que ainda não ocupam o espaço da Universidade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar.This study is the result of a research developed in the Federal University of Pelotas – RS – Brazil (UFPel) in the Master Course in Education. The study approached the problem of the processes involved in the construction of the ethnicracial identity of 8 afro-Brazilian students originated from four different Bachelor of Education Courses of the UFPel, and tried to analyze the perception of these students towards identity inside the University during their formation as future teacher in the courses of Social Sciences, History, Mathematics and Biology. To analyze how this identity has been constructed, and the perception of the students themselves regarding the fact that they are black University students, the main source of data was an oral testimonial of the students that was obtained through semi-structured interviews in which the students spoke about their lives, both at home and at school, before and after their entrance at University. An interview with the Graduation Secretary of the UFPel was also done with the objective of collecting data about race/ethno in this community, and to analyze the relationship of this institution with the ethnic-racial subject, especially regarding the afro-descendent population. I still did a documental analysis in the enrolment forms of the students and in two newspapers to obtain data considered relevant. The research was performed having two main theoretical lines behind it, the Cultural Studies and the Critical Theories in Education, being used authors that have been studying such themes in Brazil. The study analyzes the talks of the students regarding their own experiences with prejudice, racism and discrimination that directly influenced and still influence their identities inside and outside the University environment, showing the way their lives is marked for being recognized as “different” because the color of their skin and the texture of their hair does not fit with the pattern established as standard by the society. The construction of the ethic-racial identity of the subjects of the study as afro-Brazilians is done throughout their experiences at home and at school, before and after their entrance at University. The perception of these students about the fact that they are black University students was amplified after this study, as a result of the fact that before they would see themselves as the minority and now they understand that they have a social and political commitment with themselves and also with the other afro/Brazilians that are still not at University. This study wanted to show, using the voice of the students themselves, the difficulties that people from social classes and ethnos considered as minorities have to face not to be excluded from the school system, and also to give voice to the ones that do not have the opportunity to express themselves.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIdentidade étnico-racialEstudantes afro-brasileiros/asEnsino superiorEthic-racial identityAfro-Brazilian studentsUniversityA construção da identidade de estudantes afro-brasileiros/as e suas experiências acadêmico-universitárias em cursos de licenciatura da UFPel.The construction of the identity of Afro-Brazilian students and their academic-university experiences in undergraduate courses at UFPel.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0351302585059864http://lattes.cnpq.br/0141183727711568Garcia, Maria Manuela AlvesBarcellos, Cátia Simone Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Catia_Simone_Ribeiro_Barcellos.pdf.txtDissertacao_Catia_Simone_Ribeiro_Barcellos.pdf.txtExtracted texttext/plain211398http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7783/6/Dissertacao_Catia_Simone_Ribeiro_Barcellos.pdf.txt215937d9ca3bfc95dfc52bbc34fa9a5cMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Catia_Simone_Ribeiro_Barcellos.pdf.jpgDissertacao_Catia_Simone_Ribeiro_Barcellos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1858http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7783/7/Dissertacao_Catia_Simone_Ribeiro_Barcellos.pdf.jpgadc09fc631a6ea685443118dc358df5bMD57open accessORIGINALDissertacao_Catia_Simone_Ribeiro_Barcellos.pdfDissertacao_Catia_Simone_Ribeiro_Barcellos.pdfapplication/pdf5840974http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7783/1/Dissertacao_Catia_Simone_Ribeiro_Barcellos.pdfe58f056a549b0020966eaa464a970181MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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