Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Gabriel Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5176
Resumo: O objetivo da pesquisa (e dissertação) é conceituar e contextuar a arquitetura desconstrutivista, partindo de um estudo das condições da Modernidade que possibilitaram a emergência, a permanência, o fim e o legado dessa tendência arquitetônica. Examinaram-se as críticas à razão, à ciência e às diferentes concepções de história a partir da década de sessenta do século XX. Considerou-se que aquelas críticas marcavam a “Pós-Modernidade”, na cultura e na arquitetura. Entre outros, retomou-se o problema da recuperação do sujeito na cultura da Modernidade padronizadora das subjetividades. A Pós-Modernidade teria sido o momento e as abordagens que pretendiam desconstruir as certezas da Modernidade. O Desconstrutivismo europeu e norte-americano apoiou-se na fenomenologia, no estruturalismo e no pósestruturalismo, bem como na hermenêutica. Tentou assimilar o fenômeno da globalização, um novo paradigma estético e os reflexos da reviravolta linguística na filosofia, nas ciências humanas, na crítica cultural e também na arquitetura. O filósofo Jacques Derrida foi estudado nesta pesquisa como o mentor do Desconstrutivismo na arquitetura, tendo ele mesmo trabalhado em alguns projetos. O método de abordagem para compreender o fenômeno desconstrutivista foi reconstrutivo e hermenêutico. Segmentos da trajetória de Derrida foram estudados retrospectivamente, a partir de sua emergência no campo da arquitetura. A reconstrução do Desconstrutivismo também abrangeu a arte e o cinema, a arte conceitual e identificou-se o Desconstrutivismo na arquitetura como parte da Pós-Modernidade. Detalharam-se análises da época, do caráter metalinguístico e de hipertexto da arquitetura desconstrutivista. Problematizou-se a dualidade entre representação e realidade em arquitetura. Por meio de uma análise gráfica de obras arquitetônicas selecionadas, a pesquisa fez uma reviravolta e passou a descrever a arquitetura desconstrutivista não somente como uma tendência estética pós-modernista, mas expôs um campo de poéticas da arquitetura subjacente ao Desconstrutivismo arquitetônico. Dois arquitetos foram escolhidos para demonstrar esse achado: Peter Eisenman e Bernard Tschumi. O Parc de La Villette de Paris foi tomado como obra-chave para compreender a abordagem e a poética desconstrutivista na arquitetura. Concluiu-se que a Arquitetura Desconstrutivista, ao chegar a seus “posfácios” havia-se dissolvido na cultura de massas, no campo da arquitetura e passou a servir de referências para outras arquiteturas distanciadas dos objetivos desconstrutivistas primordiais. A força crítica dos “prefácios” do Desconstrutivo foi removida e neutralizada pela popularidade necessária a uma arquitetura da globalização. Também registraram-se mudanças nas direções das carreiras dos arquitetos estudados, após a conclusão do Parc de La Villette. Retomaram suas “carreiras solo”, embora compartilhando posicionamentos. Também confirmou-se uma das teses do arquiteto e historiador Manfredo Tafuri, segundo a qual na Modernidade a produção da arquitetura não ultrapassa os limites das ideologias, com dias contados. As poéticas de vanguarda acabam sendo recebidas como “estilos” e sua força crítica lhes é suprimida e neutralizada. O destino do Desconstrutivismo arquitetônico acompanhou o das demais artes, no capitalismo em globalização. Ao ser recebida por seu caráter formal, pela sua estética, a arquitetura desconstrutivista foi recebida como um empreendimento de uma “neovanguarda”, por algum tempo, até sua dissolução nas estéticas contemporâneas do supérfluo ou do hiperestético, do objeto sem função, exclusivamente estético.
id UFPL_f677c667285089b5c61b91e9d5f24e94
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5176
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-05-05T02:47:26Z2020-05-042020-05-05T02:47:26Z2013-04-26FERNANDES, Gabriel Silva. Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI. 2013. 289 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5176O objetivo da pesquisa (e dissertação) é conceituar e contextuar a arquitetura desconstrutivista, partindo de um estudo das condições da Modernidade que possibilitaram a emergência, a permanência, o fim e o legado dessa tendência arquitetônica. Examinaram-se as críticas à razão, à ciência e às diferentes concepções de história a partir da década de sessenta do século XX. Considerou-se que aquelas críticas marcavam a “Pós-Modernidade”, na cultura e na arquitetura. Entre outros, retomou-se o problema da recuperação do sujeito na cultura da Modernidade padronizadora das subjetividades. A Pós-Modernidade teria sido o momento e as abordagens que pretendiam desconstruir as certezas da Modernidade. O Desconstrutivismo europeu e norte-americano apoiou-se na fenomenologia, no estruturalismo e no pósestruturalismo, bem como na hermenêutica. Tentou assimilar o fenômeno da globalização, um novo paradigma estético e os reflexos da reviravolta linguística na filosofia, nas ciências humanas, na crítica cultural e também na arquitetura. O filósofo Jacques Derrida foi estudado nesta pesquisa como o mentor do Desconstrutivismo na arquitetura, tendo ele mesmo trabalhado em alguns projetos. O método de abordagem para compreender o fenômeno desconstrutivista foi reconstrutivo e hermenêutico. Segmentos da trajetória de Derrida foram estudados retrospectivamente, a partir de sua emergência no campo da arquitetura. A reconstrução do Desconstrutivismo também abrangeu a arte e o cinema, a arte conceitual e identificou-se o Desconstrutivismo na arquitetura como parte da Pós-Modernidade. Detalharam-se análises da época, do caráter metalinguístico e de hipertexto da arquitetura desconstrutivista. Problematizou-se a dualidade entre representação e realidade em arquitetura. Por meio de uma análise gráfica de obras arquitetônicas selecionadas, a pesquisa fez uma reviravolta e passou a descrever a arquitetura desconstrutivista não somente como uma tendência estética pós-modernista, mas expôs um campo de poéticas da arquitetura subjacente ao Desconstrutivismo arquitetônico. Dois arquitetos foram escolhidos para demonstrar esse achado: Peter Eisenman e Bernard Tschumi. O Parc de La Villette de Paris foi tomado como obra-chave para compreender a abordagem e a poética desconstrutivista na arquitetura. Concluiu-se que a Arquitetura Desconstrutivista, ao chegar a seus “posfácios” havia-se dissolvido na cultura de massas, no campo da arquitetura e passou a servir de referências para outras arquiteturas distanciadas dos objetivos desconstrutivistas primordiais. A força crítica dos “prefácios” do Desconstrutivo foi removida e neutralizada pela popularidade necessária a uma arquitetura da globalização. Também registraram-se mudanças nas direções das carreiras dos arquitetos estudados, após a conclusão do Parc de La Villette. Retomaram suas “carreiras solo”, embora compartilhando posicionamentos. Também confirmou-se uma das teses do arquiteto e historiador Manfredo Tafuri, segundo a qual na Modernidade a produção da arquitetura não ultrapassa os limites das ideologias, com dias contados. As poéticas de vanguarda acabam sendo recebidas como “estilos” e sua força crítica lhes é suprimida e neutralizada. O destino do Desconstrutivismo arquitetônico acompanhou o das demais artes, no capitalismo em globalização. Ao ser recebida por seu caráter formal, pela sua estética, a arquitetura desconstrutivista foi recebida como um empreendimento de uma “neovanguarda”, por algum tempo, até sua dissolução nas estéticas contemporâneas do supérfluo ou do hiperestético, do objeto sem função, exclusivamente estético.The objective of the research (and dissertation) is to conceptualize and contextualize the deconstructivist architecture, based on a study of the conditions of modernity that made possible the emergence, the permanence, the end and the legacy of this trend architectural. Were examined the criticisms to reason, to science and to different conceptions of history, from the sixties of the twentieth century. It was considered that those criticisms had marked the "Post-Modernity", in culture and architecture. Among others, was taken up the problem of the recovery of the subject in the culture of modernity that made the normalizing of subjectivities. Postmodernity would have been the moment and approaches that sought to deconstruct the certainties of Modernity. The European and U.S. Deconstructionism leaned on phenomenology, structuralism and post-structuralism, as well as hermeneutics. Tried to assimilate the phenomenon of globalization, a new aesthetic paradigm and reflections of the linguistic turn in philosophy, in humanities science, in cultural criticism and also in architecture. The philosopher Jacques Derrida was studied in this research as the mastermind of deconstructionism in architecture, and he himself worked on some projects. The method of approach to understanding the deconstructivist phenomenon was hermeneutical and reconstructive. Segments of Derrida's trajectory were studied retrospectively, from its emergence in the field of architecture. The reconstruction of deconstructivism also encompassed art and film, the conceptual art and was identified the Deconstructivism in architecture as part of Post-Modernity. It was detailed analysis of the epoch, of the metalinguistic character and of the deconstructivist architecture's hypertext. It was Problematized the duality between representation and reality in architecture. Through a graphical analysis of selected architectural works, the research made a turn and went on to describe the deconstructivist architecture not only as a postmodernist aesthetic trend, but exhibited a poetic's field of architecture underlying to the architectural deconstructivism. Two architects were chosen to demonstrate this finding: Peter Eisenman and Bernard Tschumi. The Parc de la Villette in Paris was taken as a key work for understanding the deconstructivist approach and poetic in architecture. It was concluded that the deconstructivist architecture, to reach their "postscripts" was dissolved in mass culture, in the field of architecture and began to serve as references for other architectures distant of the deconstructive paramount goals. The critical force of the “prefaces” of Deconstructivism was removed and neutralized by the popularity necessary to an architecture of globalization. Also been registered changes in the directions of the careers of studied architects, after the completion of the Parc de La Villette. It was resumed their "solo careers", although sharing positions. Also, it was confirmed one of the theses of the architect and historian Manfredo Tafuri, according to which in modernity the production of architecture does not exceed the limits of ideologies, with borrowed time. The avant-garde poetics eventually being received as “styles” and its critical force suppressed and neutralized. The fate of the architectural deconstructivism accompanied the fate of other arts, in globalization capitalism. To be received by its formal character, for its aesthetics, the deconstructivist architecture was received as a development of a “vanguard” for some time, until its dissolution in contemporary aesthetics of the superfluous or the (hyper)aesthetic, the object without function, exclusively aesthetic.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura e UrbanismoArquitetura DesconstrutivistaPós-ModernidadeReconstrução HermenêuticaJacques DerridaPeter EisenmanBernard TschumiArchitecture and UrbanismDeconstructivist ArchitecturePostmodernityHermeneutics ReconstructionDesconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.Deconstructivism and postmodern architecture: da cultural criticism of the sixties to the spectacle XXI century.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3738302026511902http://lattes.cnpq.br/6170072578686238Jantzen, Sylvio Arnoldo DickFernandes, Gabriel Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTGabriel Fernandes_Dissertacao.pdf.txtGabriel Fernandes_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain388168http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/6/Gabriel%20Fernandes_Dissertacao.pdf.txtfe09b350dba0804bff46438da27e810cMD56open accessTHUMBNAILGabriel Fernandes_Dissertacao.pdf.jpgGabriel Fernandes_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1623http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/7/Gabriel%20Fernandes_Dissertacao.pdf.jpg21d69e11e41940bb591950ecfed70b0cMD57open accessORIGINALGabriel Fernandes_Dissertacao.pdfGabriel Fernandes_Dissertacao.pdfapplication/pdf17666132http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/1/Gabriel%20Fernandes_Dissertacao.pdf7b9cfada383ea1177074c1053511db32MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/51762023-07-13 03:21:01.841open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5176TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:21:01Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Deconstructivism and postmodern architecture: da cultural criticism of the sixties to the spectacle XXI century.
title Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.
spellingShingle Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.
Fernandes, Gabriel Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura Desconstrutivista
Pós-Modernidade
Reconstrução Hermenêutica
Jacques Derrida
Peter Eisenman
Bernard Tschumi
Architecture and Urbanism
Deconstructivist Architecture
Postmodernity
Hermeneutics Reconstruction
title_short Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.
title_full Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.
title_fullStr Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.
title_full_unstemmed Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.
title_sort Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI.
author Fernandes, Gabriel Silva
author_facet Fernandes, Gabriel Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3738302026511902
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6170072578686238
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Gabriel Silva
contributor_str_mv Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura Desconstrutivista
Pós-Modernidade
Reconstrução Hermenêutica
Jacques Derrida
Peter Eisenman
Bernard Tschumi
Architecture and Urbanism
Deconstructivist Architecture
Postmodernity
Hermeneutics Reconstruction
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura Desconstrutivista
Pós-Modernidade
Reconstrução Hermenêutica
Jacques Derrida
Peter Eisenman
Bernard Tschumi
Architecture and Urbanism
Deconstructivist Architecture
Postmodernity
Hermeneutics Reconstruction
description O objetivo da pesquisa (e dissertação) é conceituar e contextuar a arquitetura desconstrutivista, partindo de um estudo das condições da Modernidade que possibilitaram a emergência, a permanência, o fim e o legado dessa tendência arquitetônica. Examinaram-se as críticas à razão, à ciência e às diferentes concepções de história a partir da década de sessenta do século XX. Considerou-se que aquelas críticas marcavam a “Pós-Modernidade”, na cultura e na arquitetura. Entre outros, retomou-se o problema da recuperação do sujeito na cultura da Modernidade padronizadora das subjetividades. A Pós-Modernidade teria sido o momento e as abordagens que pretendiam desconstruir as certezas da Modernidade. O Desconstrutivismo europeu e norte-americano apoiou-se na fenomenologia, no estruturalismo e no pósestruturalismo, bem como na hermenêutica. Tentou assimilar o fenômeno da globalização, um novo paradigma estético e os reflexos da reviravolta linguística na filosofia, nas ciências humanas, na crítica cultural e também na arquitetura. O filósofo Jacques Derrida foi estudado nesta pesquisa como o mentor do Desconstrutivismo na arquitetura, tendo ele mesmo trabalhado em alguns projetos. O método de abordagem para compreender o fenômeno desconstrutivista foi reconstrutivo e hermenêutico. Segmentos da trajetória de Derrida foram estudados retrospectivamente, a partir de sua emergência no campo da arquitetura. A reconstrução do Desconstrutivismo também abrangeu a arte e o cinema, a arte conceitual e identificou-se o Desconstrutivismo na arquitetura como parte da Pós-Modernidade. Detalharam-se análises da época, do caráter metalinguístico e de hipertexto da arquitetura desconstrutivista. Problematizou-se a dualidade entre representação e realidade em arquitetura. Por meio de uma análise gráfica de obras arquitetônicas selecionadas, a pesquisa fez uma reviravolta e passou a descrever a arquitetura desconstrutivista não somente como uma tendência estética pós-modernista, mas expôs um campo de poéticas da arquitetura subjacente ao Desconstrutivismo arquitetônico. Dois arquitetos foram escolhidos para demonstrar esse achado: Peter Eisenman e Bernard Tschumi. O Parc de La Villette de Paris foi tomado como obra-chave para compreender a abordagem e a poética desconstrutivista na arquitetura. Concluiu-se que a Arquitetura Desconstrutivista, ao chegar a seus “posfácios” havia-se dissolvido na cultura de massas, no campo da arquitetura e passou a servir de referências para outras arquiteturas distanciadas dos objetivos desconstrutivistas primordiais. A força crítica dos “prefácios” do Desconstrutivo foi removida e neutralizada pela popularidade necessária a uma arquitetura da globalização. Também registraram-se mudanças nas direções das carreiras dos arquitetos estudados, após a conclusão do Parc de La Villette. Retomaram suas “carreiras solo”, embora compartilhando posicionamentos. Também confirmou-se uma das teses do arquiteto e historiador Manfredo Tafuri, segundo a qual na Modernidade a produção da arquitetura não ultrapassa os limites das ideologias, com dias contados. As poéticas de vanguarda acabam sendo recebidas como “estilos” e sua força crítica lhes é suprimida e neutralizada. O destino do Desconstrutivismo arquitetônico acompanhou o das demais artes, no capitalismo em globalização. Ao ser recebida por seu caráter formal, pela sua estética, a arquitetura desconstrutivista foi recebida como um empreendimento de uma “neovanguarda”, por algum tempo, até sua dissolução nas estéticas contemporâneas do supérfluo ou do hiperestético, do objeto sem função, exclusivamente estético.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-05T02:47:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-04
2020-05-05T02:47:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Gabriel Silva. Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI. 2013. 289 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5176
identifier_str_mv FERNANDES, Gabriel Silva. Desconstrutivismo e arquitetura pós-moderna : da crítica cultural dos anos sessenta ao espetáculo no século XXI. 2013. 289 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/6/Gabriel%20Fernandes_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/7/Gabriel%20Fernandes_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/1/Gabriel%20Fernandes_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5176/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fe09b350dba0804bff46438da27e810c
21d69e11e41940bb591950ecfed70b0c
7b9cfada383ea1177074c1053511db32
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846890839408640