A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5882 |
Resumo: | A pesquisa é pautada nos estudos de três autores que participaram daquele que foi conhecido como Círculo de Eranos, evento que reunia pesquisadores de várias áreas do saber e, por isso, se configurou em um verdadeiro diálogo transdisciplinar. Os estudos de Gilbert Durand (1988, 2002, 2008) serão importantes para trabalhar com a ideia de que a imaginação - simbólica - é equilibradora das perspectivas racionais e afetivas que constituem o ser humano. Como a proposta dessa pesquisa é compreender de que maneira a autoimagem simbólica é construída no processo de adoecimento, a noção de imaginação simbólica permite buscar uma compreensão instauradora do processo de formação dessa autoimagem. Da psicologia desenvolvida por Carl Jung (Obras Completas, vls. XII, XIII e XIV, 2002), pretende-se utilizar os estudos que ele desenvolveu sobre a alquimia, buscando, dessa forma, meios para compreender o construto simbólico das histórias de vida e ultrapassar a visão dicotômica que se tem sobre aquilo que o ser humano constrói. Os estudos e as reflexões de James Hillman (1984, 2013, 2013) sobre as imagens arquetípicas serão fundamentais para essa pesquisa trabalho. |
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