A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celório, José Aparecido
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Peres, Lúcia Maria Vaz
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5882
Resumo: A pesquisa é pautada nos estudos de três autores que participaram daquele que foi conhecido como Círculo de Eranos, evento que reunia pesquisadores de várias áreas do saber e, por isso, se configurou em um verdadeiro diálogo transdisciplinar. Os estudos de Gilbert Durand (1988, 2002, 2008) serão importantes para trabalhar com a ideia de que a imaginação - simbólica - é equilibradora das perspectivas racionais e afetivas que constituem o ser humano. Como a proposta dessa pesquisa é compreender de que maneira a autoimagem simbólica é construída no processo de adoecimento, a noção de imaginação simbólica permite buscar uma compreensão instauradora do processo de formação dessa autoimagem. Da psicologia desenvolvida por Carl Jung (Obras Completas, vls. XII, XIII e XIV, 2002), pretende-se utilizar os estudos que ele desenvolveu sobre a alquimia, buscando, dessa forma, meios para compreender o construto simbólico das histórias de vida e ultrapassar a visão dicotômica que se tem sobre aquilo que o ser humano constrói. Os estudos e as reflexões de James Hillman (1984, 2013, 2013) sobre as imagens arquetípicas serão fundamentais para essa pesquisa trabalho.
id UFPL_f894ad9ba1f7f7b6d3a659908e701dcd
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5882
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-15T17:51:20Z2020-06-15T17:51:20Z2013CELORIO, J.A., PERES, L.M.V.. A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados". In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01304.pdf. Acesso em 12/06/2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5882A pesquisa é pautada nos estudos de três autores que participaram daquele que foi conhecido como Círculo de Eranos, evento que reunia pesquisadores de várias áreas do saber e, por isso, se configurou em um verdadeiro diálogo transdisciplinar. Os estudos de Gilbert Durand (1988, 2002, 2008) serão importantes para trabalhar com a ideia de que a imaginação - simbólica - é equilibradora das perspectivas racionais e afetivas que constituem o ser humano. Como a proposta dessa pesquisa é compreender de que maneira a autoimagem simbólica é construída no processo de adoecimento, a noção de imaginação simbólica permite buscar uma compreensão instauradora do processo de formação dessa autoimagem. Da psicologia desenvolvida por Carl Jung (Obras Completas, vls. XII, XIII e XIV, 2002), pretende-se utilizar os estudos que ele desenvolveu sobre a alquimia, buscando, dessa forma, meios para compreender o construto simbólico das histórias de vida e ultrapassar a visão dicotômica que se tem sobre aquilo que o ser humano constrói. Os estudos e as reflexões de James Hillman (1984, 2013, 2013) sobre as imagens arquetípicas serão fundamentais para essa pesquisa trabalho.porUniversidade Federal de PelotasImaginação simbólicaAutoimagem simbólicaAdoecimentoMal-estar docenteA patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectCelório, José AparecidoPeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf.txtA_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf.txtExtracted texttext/plain13538http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/6/A_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf.txt83d9637451367888407b9a04e978b0b3MD56open accessTHUMBNAILA_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf.jpgA_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1833http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/7/A_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf.jpgc85a5ea5e1d0de8b6c50924d24ce4a5cMD57open accessORIGINALA_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdfA_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdfapplication/pdf264004http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/1/A_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf4ec93389b9e2fe64969fe5f4e50de1c1MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58822023-07-13 05:45:50.765open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5882VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:45:50Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".
title A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".
spellingShingle A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".
Celório, José Aparecido
Imaginação simbólica
Autoimagem simbólica
Adoecimento
Mal-estar docente
title_short A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".
title_full A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".
title_fullStr A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".
title_full_unstemmed A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".
title_sort A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados".
author Celório, José Aparecido
author_facet Celório, José Aparecido
Peres, Lúcia Maria Vaz
author_role author
author2 Peres, Lúcia Maria Vaz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celório, José Aparecido
Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação simbólica
Autoimagem simbólica
Adoecimento
Mal-estar docente
topic Imaginação simbólica
Autoimagem simbólica
Adoecimento
Mal-estar docente
description A pesquisa é pautada nos estudos de três autores que participaram daquele que foi conhecido como Círculo de Eranos, evento que reunia pesquisadores de várias áreas do saber e, por isso, se configurou em um verdadeiro diálogo transdisciplinar. Os estudos de Gilbert Durand (1988, 2002, 2008) serão importantes para trabalhar com a ideia de que a imaginação - simbólica - é equilibradora das perspectivas racionais e afetivas que constituem o ser humano. Como a proposta dessa pesquisa é compreender de que maneira a autoimagem simbólica é construída no processo de adoecimento, a noção de imaginação simbólica permite buscar uma compreensão instauradora do processo de formação dessa autoimagem. Da psicologia desenvolvida por Carl Jung (Obras Completas, vls. XII, XIII e XIV, 2002), pretende-se utilizar os estudos que ele desenvolveu sobre a alquimia, buscando, dessa forma, meios para compreender o construto simbólico das histórias de vida e ultrapassar a visão dicotômica que se tem sobre aquilo que o ser humano constrói. Os estudos e as reflexões de James Hillman (1984, 2013, 2013) sobre as imagens arquetípicas serão fundamentais para essa pesquisa trabalho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T17:51:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T17:51:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CELORIO, J.A., PERES, L.M.V.. A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados". In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01304.pdf. Acesso em 12/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5882
identifier_str_mv CELORIO, J.A., PERES, L.M.V.. A patologia docente e o cultivo da alma: trajetos de vida e imaginário de professores "readaptados". In: ENPOS, 15, 2013, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2013. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2013/CH_01304.pdf. Acesso em 12/06/2020.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/6/A_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/7/A_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/1/A_PATOLOGIA_DOCENTE_E_O_CULTIVO_DA_ALMA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5882/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 83d9637451367888407b9a04e978b0b3
c85a5ea5e1d0de8b6c50924d24ce4a5c
4ec93389b9e2fe64969fe5f4e50de1c1
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846968706662400