Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1653 |
Resumo: | This study aimed to analyze and theorize about the repercussions of a series of workshops Theater Games which took a group of students from a fourth grade. More specifically the effects were evaluated in terms of development of higher mental functions and the development of social skills. It was used as a theoretical methodology of teaching Theater Games of Viola Spolin and Historical-Cultural Psychology of Vygotsky. The qualitative research was developed with 19 children in a public school in the city of Pelotas, in 2010. Data were collected through semi-structured interviews with students and classroom teacher, a questionnaire answered by parents of portfolios prepared by students and observations and records in a field notebook. The results suggest that students exercised and developed higher mental functions such as attention, concentration, awareness, abstraction, memory, sensory and body awareness, as well as social skills such as respect for others, working together, disinhibition front of colleagues and adults and gender relations. The work aims to bring a contribution to the discussion about the importance of teaching in public school Theatre Games concerning the cognitive and affective development of students. |
id |
UFPL_fad1fcc6eca3703505fc0f10d3a3f10a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1653 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2014-08-20T13:47:54Z2014-01-072014-08-20T13:47:54Z2012-05-14NEVES, ângela Balzano. Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1653This study aimed to analyze and theorize about the repercussions of a series of workshops Theater Games which took a group of students from a fourth grade. More specifically the effects were evaluated in terms of development of higher mental functions and the development of social skills. It was used as a theoretical methodology of teaching Theater Games of Viola Spolin and Historical-Cultural Psychology of Vygotsky. The qualitative research was developed with 19 children in a public school in the city of Pelotas, in 2010. Data were collected through semi-structured interviews with students and classroom teacher, a questionnaire answered by parents of portfolios prepared by students and observations and records in a field notebook. The results suggest that students exercised and developed higher mental functions such as attention, concentration, awareness, abstraction, memory, sensory and body awareness, as well as social skills such as respect for others, working together, disinhibition front of colleagues and adults and gender relations. The work aims to bring a contribution to the discussion about the importance of teaching in public school Theatre Games concerning the cognitive and affective development of students.Esta investigação teve como objetivo teorizar e analisar acerca de repercussões de um conjunto de Oficinas de Jogos Teatrais do qual participou um grupo de escolares de uma quarta série do ensino fundamental. Mais especificamente as repercussões foram avaliadas em termos do desenvolvimento de funções psicológicas superiores e do desenvolvimento de habilidades sociais. Utilizou-se como referencial teórico a metodologia do ensino de Teatro Jogos Teatrais de Viola Spolin e a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com 19 crianças de uma escola pública da cidade de Pelotas no ano de 2010. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professora da turma, de questionário respondido pelos pais, de portfólios elaborados pelos escolares e de observações e registros em caderno de campo. Os resultados sugerem que os estudantes exercitaram e desenvolveram funções psicológicas superiores, como atenção, concentração, tomada de consciência, abstração, memória sensorial e consciência corporal, assim como habilidades sociais como o respeito ao outro, o trabalho conjunto, a desinibição frente aos colegas e adultos e a relação entre gêneros. O trabalho pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre a importância do ensino de Jogos Teatrais na escola pública concernente ao desenvolvimento cognitivo e afetivo dos estudantes.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoJogo teatralAprendizagemDesenvolvimentoPsicologia histórico-culturalTheater gameLearningDevelopmentHistorical-cultural psychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolaresWorkshops on theater games and its impact on schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1351831131527351http://lattes.cnpq.br/9565345581329474Frison, Lourdes Maria Bragagnolohttp://lattes.cnpq.br/3997773314507845Damiani, Magda FlorianaNeves, Ângela Balzanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdfapplication/pdf1395916http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/1/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf4c2d137cf152e253aed8a7f775c2b2d5MD51open accessTEXTAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdf.txtAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain216180http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/2/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf.txt54133dd2c1e483a10cfa3611470211d5MD52open accessTHUMBNAILAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdf.jpgAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/3/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf.jpg935f1ce71fa1c719f1cd76b3a7660b7bMD53open access123456789/16532021-12-03 11:23:18.789open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1653Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-03T14:23:18Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Workshops on theater games and its impact on school |
title |
Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares |
spellingShingle |
Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares Neves, Ângela Balzano Jogo teatral Aprendizagem Desenvolvimento Psicologia histórico-cultural Theater game Learning Development Historical-cultural psychology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares |
title_full |
Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares |
title_fullStr |
Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares |
title_full_unstemmed |
Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares |
title_sort |
Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares |
author |
Neves, Ângela Balzano |
author_facet |
Neves, Ângela Balzano |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1351831131527351 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3997773314507845 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Damiani, Magda Floriana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Ângela Balzano |
contributor_str_mv |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo Damiani, Magda Floriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo teatral Aprendizagem Desenvolvimento Psicologia histórico-cultural |
topic |
Jogo teatral Aprendizagem Desenvolvimento Psicologia histórico-cultural Theater game Learning Development Historical-cultural psychology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theater game Learning Development Historical-cultural psychology |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study aimed to analyze and theorize about the repercussions of a series of workshops Theater Games which took a group of students from a fourth grade. More specifically the effects were evaluated in terms of development of higher mental functions and the development of social skills. It was used as a theoretical methodology of teaching Theater Games of Viola Spolin and Historical-Cultural Psychology of Vygotsky. The qualitative research was developed with 19 children in a public school in the city of Pelotas, in 2010. Data were collected through semi-structured interviews with students and classroom teacher, a questionnaire answered by parents of portfolios prepared by students and observations and records in a field notebook. The results suggest that students exercised and developed higher mental functions such as attention, concentration, awareness, abstraction, memory, sensory and body awareness, as well as social skills such as respect for others, working together, disinhibition front of colleagues and adults and gender relations. The work aims to bring a contribution to the discussion about the importance of teaching in public school Theatre Games concerning the cognitive and affective development of students. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:47:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-01-07 2014-08-20T13:47:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEVES, ângela Balzano. Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1653 |
identifier_str_mv |
NEVES, ângela Balzano. Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/1/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/2/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/3/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c2d137cf152e253aed8a7f775c2b2d5 54133dd2c1e483a10cfa3611470211d5 935f1ce71fa1c719f1cd76b3a7660b7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846873359646720 |