Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado de Oliveira, Aletheia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10420
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a relação de alguns conceitos-chaves da teoria histórico-cultural com a aprendizagem baseada em jogos digitais. Caracteriza-se como um estudo teórico, elaborado por meio de pesquisa bibliográfica acerca do entendimento do jogo enquanto dimensão lúdica na cultura e na sociedade e da aprendizagem baseada em jogos digitais à luz da perspectiva epistemológica citada anteriormente. Fundamenta-se sua análise nos estudos de Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin. Considera-se os jogos digitais como sendo uma atividade humana, elemento constituinte da cultura, com um sistema de regras explícitas e implícitas, que preenche necessidades, possibilita que as relações sociais sejam construídas e reconstruídas, propicia interação, estimula a descoberta, o interesse, a reflexão, viabiliza a aprendizagem de conceitos científicos e atua nas atividades psíquicas. Nesse contexto, este trabalho tem a intenção de contribuir para as discussões que envolvem jogos digitais e aprendizagem, compreendendo que as principais ideais fundadas e desenvolvidas por essa teoria podem estar interligadas para uma era digital.
id UTFPR-7_d10cbd84a7439126f6be44ea3cfb8544
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10420
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-culturalDigital games and learning: a study from the perspective of historicalcultural theory7.08.00.00-6 Educação, 7.08.04.00-1Ensino-AprendizagemJogos digitais; Aprendizagem; Teoria Histórico-CulturalGames; Learning; Historical-Cultural TheoryO presente artigo tem como objetivo analisar a relação de alguns conceitos-chaves da teoria histórico-cultural com a aprendizagem baseada em jogos digitais. Caracteriza-se como um estudo teórico, elaborado por meio de pesquisa bibliográfica acerca do entendimento do jogo enquanto dimensão lúdica na cultura e na sociedade e da aprendizagem baseada em jogos digitais à luz da perspectiva epistemológica citada anteriormente. Fundamenta-se sua análise nos estudos de Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin. Considera-se os jogos digitais como sendo uma atividade humana, elemento constituinte da cultura, com um sistema de regras explícitas e implícitas, que preenche necessidades, possibilita que as relações sociais sejam construídas e reconstruídas, propicia interação, estimula a descoberta, o interesse, a reflexão, viabiliza a aprendizagem de conceitos científicos e atua nas atividades psíquicas. Nesse contexto, este trabalho tem a intenção de contribuir para as discussões que envolvem jogos digitais e aprendizagem, compreendendo que as principais ideais fundadas e desenvolvidas por essa teoria podem estar interligadas para uma era digital.This article aims to analyze the relationship of some key concepts of historical-cultural theory with learning based on digital games. It is characterized as a theoretical study, elaborated through bibliographic research about the understanding of the game as a playful dimension in culture and society and of learning based on digital games in the light of the epistemological perspective mentioned above. Its analysis is based on the studies of Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin. Digital games are considered to be a human activity, a constituent element of culture, with a system of explicit and implicit rules, which fills needs, allows social relationships to be built and reconstructed, provides interaction, stimulates discovery, interest, reflection, enables the learning of scientific concepts and acts in psychic activities. In this context, this work intends to contribute to the discussions involving digital games and learning, understanding that the main ideals founded and developed by this theory can be interconnected for a digital age.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado de Oliveira, Aletheia2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1042010.3895/rbect.v13n3.10420Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10420/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:04Zoai:periodicos.utfpr:article/10420Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:04Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural
Digital games and learning: a study from the perspective of historicalcultural theory
title Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural
spellingShingle Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural
Machado de Oliveira, Aletheia
7.08.00.00-6 Educação, 7.08.04.00-1Ensino-Aprendizagem
Jogos digitais; Aprendizagem; Teoria Histórico-Cultural
Games; Learning; Historical-Cultural Theory
title_short Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural
title_full Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural
title_fullStr Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural
title_sort Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural
author Machado de Oliveira, Aletheia
author_facet Machado de Oliveira, Aletheia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Machado de Oliveira, Aletheia
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação, 7.08.04.00-1Ensino-Aprendizagem
Jogos digitais; Aprendizagem; Teoria Histórico-Cultural
Games; Learning; Historical-Cultural Theory
topic 7.08.00.00-6 Educação, 7.08.04.00-1Ensino-Aprendizagem
Jogos digitais; Aprendizagem; Teoria Histórico-Cultural
Games; Learning; Historical-Cultural Theory
description O presente artigo tem como objetivo analisar a relação de alguns conceitos-chaves da teoria histórico-cultural com a aprendizagem baseada em jogos digitais. Caracteriza-se como um estudo teórico, elaborado por meio de pesquisa bibliográfica acerca do entendimento do jogo enquanto dimensão lúdica na cultura e na sociedade e da aprendizagem baseada em jogos digitais à luz da perspectiva epistemológica citada anteriormente. Fundamenta-se sua análise nos estudos de Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin. Considera-se os jogos digitais como sendo uma atividade humana, elemento constituinte da cultura, com um sistema de regras explícitas e implícitas, que preenche necessidades, possibilita que as relações sociais sejam construídas e reconstruídas, propicia interação, estimula a descoberta, o interesse, a reflexão, viabiliza a aprendizagem de conceitos científicos e atua nas atividades psíquicas. Nesse contexto, este trabalho tem a intenção de contribuir para as discussões que envolvem jogos digitais e aprendizagem, compreendendo que as principais ideais fundadas e desenvolvidas por essa teoria podem estar interligadas para uma era digital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10420
10.3895/rbect.v13n3.10420
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10420
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n3.10420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10420/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872066510848