REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rossana Reis
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moreira, Julia Bertino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31649
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades e os dilemas envolvidos na gestão da questão dos refugiadosna ordem global contemporânea. Com essa finalidade, apresentaremos a evolução institucional das normase das organizações que compõem o regime internacional para refugiados, elaborado no âmbito daOrganização das Nações Unidas (ONU), desde o final da II Guerra Mundial até os dias de hoje. Ao longodessa apresentação, acreditamos ser possível identificar as origens de alguns dos problemas que ainda hojeafetam o tratamento dado ao problema dos refugiados, assim como destacar os fatores mais recentes queacrescentam novas dificuldades ao funcionamento do regime. Finalmente, concluímos que os principaisdesafios a serem enfrentados relacionam-se ao desenho institucional da organização internacional, sobretudoseu mandato e suas fontes de financiamento. Além disso, entendemos que o regime deveria ser fortalecidopara solucionar de maneira mais eficaz os problemas vivenciados pelos refugiados na atualidade. Todavia,reconhecemos que há entraves políticos para que seja reaberto o debate sobre a revisão desse regimeinternacional. O processo de reformulação deveria ocorrer de forma compartilhada entre diversos atoresno cenário internacional, sendo de responsabilidade não só da agência da ONU que atua em prol dosrefugiados, mas também dos Estados e da sociedade civil global.
id UFPR-10_172c05ac363028153af3034a84bf87b0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31649
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOSRelações Internacionaisrefugiados; ACNUR; organização internacional; regime internacionalO objetivo deste artigo é discutir as dificuldades e os dilemas envolvidos na gestão da questão dos refugiadosna ordem global contemporânea. Com essa finalidade, apresentaremos a evolução institucional das normase das organizações que compõem o regime internacional para refugiados, elaborado no âmbito daOrganização das Nações Unidas (ONU), desde o final da II Guerra Mundial até os dias de hoje. Ao longodessa apresentação, acreditamos ser possível identificar as origens de alguns dos problemas que ainda hojeafetam o tratamento dado ao problema dos refugiados, assim como destacar os fatores mais recentes queacrescentam novas dificuldades ao funcionamento do regime. Finalmente, concluímos que os principaisdesafios a serem enfrentados relacionam-se ao desenho institucional da organização internacional, sobretudoseu mandato e suas fontes de financiamento. Além disso, entendemos que o regime deveria ser fortalecidopara solucionar de maneira mais eficaz os problemas vivenciados pelos refugiados na atualidade. Todavia,reconhecemos que há entraves políticos para que seja reaberto o debate sobre a revisão desse regimeinternacional. O processo de reformulação deveria ocorrer de forma compartilhada entre diversos atoresno cenário internacional, sendo de responsabilidade não só da agência da ONU que atua em prol dosrefugiados, mas também dos Estados e da sociedade civil global.UFPRRocha, Rossana ReisMoreira, Julia Bertino2010-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31649Revista de Sociologia e Política; v. 18, n. 37 (2010)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31649/20176info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-27T22:59:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/31649Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-27T22:59:28Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOS
title REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOS
spellingShingle REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOS
Rocha, Rossana Reis
Relações Internacionais
refugiados; ACNUR; organização internacional; regime internacional
title_short REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOS
title_full REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOS
title_fullStr REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOS
title_full_unstemmed REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOS
title_sort REGIME INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS: MUDANÇAS E DESAFIOS
author Rocha, Rossana Reis
author_facet Rocha, Rossana Reis
Moreira, Julia Bertino
author_role author
author2 Moreira, Julia Bertino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rossana Reis
Moreira, Julia Bertino
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Internacionais
refugiados; ACNUR; organização internacional; regime internacional
topic Relações Internacionais
refugiados; ACNUR; organização internacional; regime internacional
description O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades e os dilemas envolvidos na gestão da questão dos refugiadosna ordem global contemporânea. Com essa finalidade, apresentaremos a evolução institucional das normase das organizações que compõem o regime internacional para refugiados, elaborado no âmbito daOrganização das Nações Unidas (ONU), desde o final da II Guerra Mundial até os dias de hoje. Ao longodessa apresentação, acreditamos ser possível identificar as origens de alguns dos problemas que ainda hojeafetam o tratamento dado ao problema dos refugiados, assim como destacar os fatores mais recentes queacrescentam novas dificuldades ao funcionamento do regime. Finalmente, concluímos que os principaisdesafios a serem enfrentados relacionam-se ao desenho institucional da organização internacional, sobretudoseu mandato e suas fontes de financiamento. Além disso, entendemos que o regime deveria ser fortalecidopara solucionar de maneira mais eficaz os problemas vivenciados pelos refugiados na atualidade. Todavia,reconhecemos que há entraves políticos para que seja reaberto o debate sobre a revisão desse regimeinternacional. O processo de reformulação deveria ocorrer de forma compartilhada entre diversos atoresno cenário internacional, sendo de responsabilidade não só da agência da ONU que atua em prol dosrefugiados, mas também dos Estados e da sociedade civil global.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31649
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31649/20176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 18, n. 37 (2010)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025484980224