Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando da Silva, Bruno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas Gonçalves, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/72845
Resumo: RESUMO Introdução: Este artigo trata do financiamento de campanhas no Brasil. Embora não faltem evidências de que as arrecadações de campanha estão associadas ao sucesso eleitoral, pouco se sabe sobre o quanto a intenção de voto pode afetar o montante arrecadado pelos candidatos. Nosso objetivo é investigar este fenômeno. Materiais e Métodos: A análise empírica foi realizada com dados de prestações de contas eleitorais dos 134 candidatos ao Senado Federal em 2014 e com resultados de pesquisas de intenção de voto do instituto IBOPE. Utilizamos como ferramentas de análise estatísticas descritivas e regressão linear múltipla. Resultados: Os resultados atestam o impacto positivo das intenções de voto aferidas nas sondagens pré-eleitorais e do apoio do governador sobre as arrecadações totais. Já ser mandatário e candidato à reeleição (incumbency) foi um fator ineficaz para a explicação de quase todas as receitas. Discussão: Em virtude da associação encontrada entre intenção de voto e financiamento eleitoral, alertamos para a necessidade de considerar a existência de endogenia na relação entre dinheiro e voto nas disputas majoritárias, visto que as variáveis são mutuamente afetadas. Além disso, sugerimos que a relação entre viabilidade do candidato e financiamento eleitoral reafirma a ideia de que os doadores agem de maneira estratégica ao definir quais candidatos devem apoiar. Nesse sentido, doadores optam por candidaturas viáveis que contam com apoios políticos relevantes e oferecem, assim, menos riscos de derrota.PALAVRAS-CHAVE: financiamento de campanhas; expectativa de vitória; pesquisas eleitorais; Senado; eleições de 2014. Voting intention polls impact campaign revenues: the correlation of expectation of victory and campaignfinance in Senate disputesABSTRACT Introduction: The article is on campaign financing in Brazil. Although there is no lack of evidence corroborating the association between campaign fund raising and electoral success, little is known about how much the intention to vote can affect the amount of resources gathered by the candidate. Our purpose is to investigate this subject. Materials and Methods: Empirical analyses was carried out based on data on electoral accountability from 134 candidates to Federal Senate in 2014 and on polling research made by IBOPE. As analytical tools, we use descriptive statistics and multiple linear regression. Results: The results attest to the positive impact of the voting intentions obtained in the pre-electoral polls and the support of the governor on the total amount raised. Being an incumbent, on its turn, was ineffective in explaining almost all the funding. Discussion: Due to the association found between the intention to vote and electoral financing, we warn of the need to consider the existence of endogeneity in the relationship between money and voting in the majority elections, since the variables are mutually affected. In addition, we suggest that the relationship between candidate viability and electoral funding reaffirms the idea that donors act strategically in defining which candidates to support. In this sense, donors choose viable candidacies that have relevant political support and thus offer less risk of defeat.KEYWORDS: Campaign finance; Expectation of victory; Election polls; Senate; Brazilian general elections of 2014.
id UFPR-10_30333b30d4992abcb715fd4ffcf076df
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/72845
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao SenadoRESUMO Introdução: Este artigo trata do financiamento de campanhas no Brasil. Embora não faltem evidências de que as arrecadações de campanha estão associadas ao sucesso eleitoral, pouco se sabe sobre o quanto a intenção de voto pode afetar o montante arrecadado pelos candidatos. Nosso objetivo é investigar este fenômeno. Materiais e Métodos: A análise empírica foi realizada com dados de prestações de contas eleitorais dos 134 candidatos ao Senado Federal em 2014 e com resultados de pesquisas de intenção de voto do instituto IBOPE. Utilizamos como ferramentas de análise estatísticas descritivas e regressão linear múltipla. Resultados: Os resultados atestam o impacto positivo das intenções de voto aferidas nas sondagens pré-eleitorais e do apoio do governador sobre as arrecadações totais. Já ser mandatário e candidato à reeleição (incumbency) foi um fator ineficaz para a explicação de quase todas as receitas. Discussão: Em virtude da associação encontrada entre intenção de voto e financiamento eleitoral, alertamos para a necessidade de considerar a existência de endogenia na relação entre dinheiro e voto nas disputas majoritárias, visto que as variáveis são mutuamente afetadas. Além disso, sugerimos que a relação entre viabilidade do candidato e financiamento eleitoral reafirma a ideia de que os doadores agem de maneira estratégica ao definir quais candidatos devem apoiar. Nesse sentido, doadores optam por candidaturas viáveis que contam com apoios políticos relevantes e oferecem, assim, menos riscos de derrota.PALAVRAS-CHAVE: financiamento de campanhas; expectativa de vitória; pesquisas eleitorais; Senado; eleições de 2014. Voting intention polls impact campaign revenues: the correlation of expectation of victory and campaignfinance in Senate disputesABSTRACT Introduction: The article is on campaign financing in Brazil. Although there is no lack of evidence corroborating the association between campaign fund raising and electoral success, little is known about how much the intention to vote can affect the amount of resources gathered by the candidate. Our purpose is to investigate this subject. Materials and Methods: Empirical analyses was carried out based on data on electoral accountability from 134 candidates to Federal Senate in 2014 and on polling research made by IBOPE. As analytical tools, we use descriptive statistics and multiple linear regression. Results: The results attest to the positive impact of the voting intentions obtained in the pre-electoral polls and the support of the governor on the total amount raised. Being an incumbent, on its turn, was ineffective in explaining almost all the funding. Discussion: Due to the association found between the intention to vote and electoral financing, we warn of the need to consider the existence of endogeneity in the relationship between money and voting in the majority elections, since the variables are mutually affected. In addition, we suggest that the relationship between candidate viability and electoral funding reaffirms the idea that donors act strategically in defining which candidates to support. In this sense, donors choose viable candidacies that have relevant political support and thus offer less risk of defeat.KEYWORDS: Campaign finance; Expectation of victory; Election polls; Senate; Brazilian general elections of 2014.UFPRFernando da Silva, BrunoDantas Gonçalves, Ricardo2020-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/72845Revista de Sociologia e Política; v. 27, n. 71 (2019): SETEMBRO; 1-171678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/72845/40539Direitos autorais 2020 Revista de Sociologia e Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-13T13:33:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/72845Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2020-04-13T13:33:53Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado
title Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado
spellingShingle Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado
Fernando da Silva, Bruno
title_short Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado
title_full Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado
title_fullStr Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado
title_full_unstemmed Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado
title_sort Pesquisas eleitorais afetam receitas de campanha: a correlação entre expectativa de vitória e financiamento de campanha em disputas ao Senado
author Fernando da Silva, Bruno
author_facet Fernando da Silva, Bruno
Dantas Gonçalves, Ricardo
author_role author
author2 Dantas Gonçalves, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando da Silva, Bruno
Dantas Gonçalves, Ricardo
description RESUMO Introdução: Este artigo trata do financiamento de campanhas no Brasil. Embora não faltem evidências de que as arrecadações de campanha estão associadas ao sucesso eleitoral, pouco se sabe sobre o quanto a intenção de voto pode afetar o montante arrecadado pelos candidatos. Nosso objetivo é investigar este fenômeno. Materiais e Métodos: A análise empírica foi realizada com dados de prestações de contas eleitorais dos 134 candidatos ao Senado Federal em 2014 e com resultados de pesquisas de intenção de voto do instituto IBOPE. Utilizamos como ferramentas de análise estatísticas descritivas e regressão linear múltipla. Resultados: Os resultados atestam o impacto positivo das intenções de voto aferidas nas sondagens pré-eleitorais e do apoio do governador sobre as arrecadações totais. Já ser mandatário e candidato à reeleição (incumbency) foi um fator ineficaz para a explicação de quase todas as receitas. Discussão: Em virtude da associação encontrada entre intenção de voto e financiamento eleitoral, alertamos para a necessidade de considerar a existência de endogenia na relação entre dinheiro e voto nas disputas majoritárias, visto que as variáveis são mutuamente afetadas. Além disso, sugerimos que a relação entre viabilidade do candidato e financiamento eleitoral reafirma a ideia de que os doadores agem de maneira estratégica ao definir quais candidatos devem apoiar. Nesse sentido, doadores optam por candidaturas viáveis que contam com apoios políticos relevantes e oferecem, assim, menos riscos de derrota.PALAVRAS-CHAVE: financiamento de campanhas; expectativa de vitória; pesquisas eleitorais; Senado; eleições de 2014. Voting intention polls impact campaign revenues: the correlation of expectation of victory and campaignfinance in Senate disputesABSTRACT Introduction: The article is on campaign financing in Brazil. Although there is no lack of evidence corroborating the association between campaign fund raising and electoral success, little is known about how much the intention to vote can affect the amount of resources gathered by the candidate. Our purpose is to investigate this subject. Materials and Methods: Empirical analyses was carried out based on data on electoral accountability from 134 candidates to Federal Senate in 2014 and on polling research made by IBOPE. As analytical tools, we use descriptive statistics and multiple linear regression. Results: The results attest to the positive impact of the voting intentions obtained in the pre-electoral polls and the support of the governor on the total amount raised. Being an incumbent, on its turn, was ineffective in explaining almost all the funding. Discussion: Due to the association found between the intention to vote and electoral financing, we warn of the need to consider the existence of endogeneity in the relationship between money and voting in the majority elections, since the variables are mutually affected. In addition, we suggest that the relationship between candidate viability and electoral funding reaffirms the idea that donors act strategically in defining which candidates to support. In this sense, donors choose viable candidacies that have relevant political support and thus offer less risk of defeat.KEYWORDS: Campaign finance; Expectation of victory; Election polls; Senate; Brazilian general elections of 2014.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/72845
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/72845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/72845/40539
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista de Sociologia e Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista de Sociologia e Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 27, n. 71 (2019): SETEMBRO; 1-17
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761023228444672