O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engelmann, Fabiano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34427
Resumo: O artigo expõe resultados de uma pesquisa sócio-política sobre a construção do espaço da arbitragem noBrasil. O argumento consiste em três pontos centrais. O primeiro privilegia a mobilização em torno dajustiça arbitral como “causa política” que envolve advogados, professores e políticos vinculados àsassociações empresariais e institutos liberais e tem como principal resultado a concretização de um marcoinstitucional para as práticas arbitrais, a Lei n. 9 307 promulgada em 1996. Uma segunda dimensãofocaliza os autores e publicações sobre arbitragem indicando a difusão de idéias e a especializaçãodisciplinar ao longo da década de 2000. Na terceira parte, aborda-se o espaço dos árbitros no Rio Grandedo Sul investigando-se as condicionantes de seu desenvolvimento. A pesquisa é de natureza qualitativa eprivilegia diversas bases de dados, destacando-se publicações legais, jornalísticas e acadêmicas, currículosvitae e entrevistas semiestruturadas. Destaca-se como principal resultado a explicitação das dificuldadesde legitimação deste modelo de mediação de conflitos frente ao sistema judicial estatal no caso estudado.O artigo está organizado em três partes. Na primeira procura-se recompor elementos para compreensãoda difusão do ideário arbitral no Brasil e da mobilização em torno da construção do marco institucionalpara sua prática. Na segunda, é analisado o espaço da produção intelectual em torno do tema e a difusãode bases doutrinárias para a construção do conhecimento nesse campo. Em um terceiro momento, analisaseo perfil e as modalidades de atuação dos árbitros tendo-se por base as práticas de arbitragem no estadodo Rio Grande do Sul.
id UFPR-10_3492d86f6199d4461ffd3a72f7cb6074
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/34427
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTOCiência Políticaarbitragem; justiça; BrasilO artigo expõe resultados de uma pesquisa sócio-política sobre a construção do espaço da arbitragem noBrasil. O argumento consiste em três pontos centrais. O primeiro privilegia a mobilização em torno dajustiça arbitral como “causa política” que envolve advogados, professores e políticos vinculados àsassociações empresariais e institutos liberais e tem como principal resultado a concretização de um marcoinstitucional para as práticas arbitrais, a Lei n. 9 307 promulgada em 1996. Uma segunda dimensãofocaliza os autores e publicações sobre arbitragem indicando a difusão de idéias e a especializaçãodisciplinar ao longo da década de 2000. Na terceira parte, aborda-se o espaço dos árbitros no Rio Grandedo Sul investigando-se as condicionantes de seu desenvolvimento. A pesquisa é de natureza qualitativa eprivilegia diversas bases de dados, destacando-se publicações legais, jornalísticas e acadêmicas, currículosvitae e entrevistas semiestruturadas. Destaca-se como principal resultado a explicitação das dificuldadesde legitimação deste modelo de mediação de conflitos frente ao sistema judicial estatal no caso estudado.O artigo está organizado em três partes. Na primeira procura-se recompor elementos para compreensãoda difusão do ideário arbitral no Brasil e da mobilização em torno da construção do marco institucionalpara sua prática. Na segunda, é analisado o espaço da produção intelectual em torno do tema e a difusãode bases doutrinárias para a construção do conhecimento nesse campo. Em um terceiro momento, analisaseo perfil e as modalidades de atuação dos árbitros tendo-se por base as práticas de arbitragem no estadodo Rio Grande do Sul.UFPRConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Engelmann, Fabiano2012-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34427Revista de Sociologia e Política; v. 20, n. 44 (2012)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34427/21351info:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-21T18:24:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/34427Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-11-21T18:24:29Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO
title O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO
spellingShingle O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO
Engelmann, Fabiano
Ciência Política
arbitragem; justiça; Brasil
title_short O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO
title_full O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO
title_fullStr O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO
title_full_unstemmed O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO
title_sort O ESPAÇO DA ARBITRAGEM NO BRASIL: NOTÁVEIS E EXPERTS EM BUSCA DE RECONHECIMENTO
author Engelmann, Fabiano
author_facet Engelmann, Fabiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Engelmann, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
arbitragem; justiça; Brasil
topic Ciência Política
arbitragem; justiça; Brasil
description O artigo expõe resultados de uma pesquisa sócio-política sobre a construção do espaço da arbitragem noBrasil. O argumento consiste em três pontos centrais. O primeiro privilegia a mobilização em torno dajustiça arbitral como “causa política” que envolve advogados, professores e políticos vinculados àsassociações empresariais e institutos liberais e tem como principal resultado a concretização de um marcoinstitucional para as práticas arbitrais, a Lei n. 9 307 promulgada em 1996. Uma segunda dimensãofocaliza os autores e publicações sobre arbitragem indicando a difusão de idéias e a especializaçãodisciplinar ao longo da década de 2000. Na terceira parte, aborda-se o espaço dos árbitros no Rio Grandedo Sul investigando-se as condicionantes de seu desenvolvimento. A pesquisa é de natureza qualitativa eprivilegia diversas bases de dados, destacando-se publicações legais, jornalísticas e acadêmicas, currículosvitae e entrevistas semiestruturadas. Destaca-se como principal resultado a explicitação das dificuldadesde legitimação deste modelo de mediação de conflitos frente ao sistema judicial estatal no caso estudado.O artigo está organizado em três partes. Na primeira procura-se recompor elementos para compreensãoda difusão do ideário arbitral no Brasil e da mobilização em torno da construção do marco institucionalpara sua prática. Na segunda, é analisado o espaço da produção intelectual em torno do tema e a difusãode bases doutrinárias para a construção do conhecimento nesse campo. Em um terceiro momento, analisaseo perfil e as modalidades de atuação dos árbitros tendo-se por base as práticas de arbitragem no estadodo Rio Grande do Sul.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34427
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34427/21351
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 20, n. 44 (2012)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761021981687808