INTERAÇÕES, PODER E INSTITUIÇÕES TOTAIS: A NARRATIVA DE PRIMO LEVI E A MICROSSOCIOLOGIA DE ERVING GOFFMAN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Sociologia e Política |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29360 |
Resumo: | A partir do relato biográfico e literário produzido pelo sobrevivente de um campo de concentração – ojudeu italiano Primo Levi –, que descreve as estratégias de interação e representação adotadas pelo narradorsobreviventepara garantir a manutenção da vida, o presente artigo ensaia algumas reflexões sobre aSociologia de Erving Goffman. O texto busca apreender os processos de produção da subjetividade e daindividualidade no interior de uma instituição total, compreendendo o papel dos espaços sociais na construçãode interações particulares, tal como aquelas que aconteceram num campo de extermínio, a partir dorelato presente no livro “É isto um homem?”, de Primo Levi. Essa análise nos conduz à reflexão sobre omicro e o macro na Sociologia de Goffman, bem como à indagação sobre a existência de uma teoria dasinstituições em sua Sociologia. Assim, ao adentrarmos essa dimensão da obra de Goffman com o auxílio dadescrição da experiência de Primo Levi em uma instituição total, buscamos tanto dispor de uma narrativadiversa sobre o espaço em questão, quanto extrair alguns questionamentos para a própria concepção deGoffman, principalmente no que se refere às formas pelas quais sua Sociologia permite dinamizar as interaçõesparticulares, a história e as estruturas sociais exteriores ao território interacional. Ao que nos parece, umaanálise das interações imanentes a locais delimitados não entra em contradição com a percepção e aanálise dos processos sociais amplos: o campo de extermínio, por exemplo, instituiu e produziu sociabilidadespróprias, das quais o entendimento, porém, não exclui a necessidade de se compreender o processo deemergência do nazismo, a história dos grupos perseguidos, bem como o sentido do Holocausto em relaçãoao chamado “processo civilizatório” ou a uma forma particular de racionalidade moderna. |
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INTERAÇÕES, PODER E INSTITUIÇÕES TOTAIS: A NARRATIVA DE PRIMO LEVI E A MICROSSOCIOLOGIA DE ERVING GOFFMANSociologiainterações simbólicas; literatura; instituições totais; Erving Goffman; Primo Levi.A partir do relato biográfico e literário produzido pelo sobrevivente de um campo de concentração – ojudeu italiano Primo Levi –, que descreve as estratégias de interação e representação adotadas pelo narradorsobreviventepara garantir a manutenção da vida, o presente artigo ensaia algumas reflexões sobre aSociologia de Erving Goffman. O texto busca apreender os processos de produção da subjetividade e daindividualidade no interior de uma instituição total, compreendendo o papel dos espaços sociais na construçãode interações particulares, tal como aquelas que aconteceram num campo de extermínio, a partir dorelato presente no livro “É isto um homem?”, de Primo Levi. Essa análise nos conduz à reflexão sobre omicro e o macro na Sociologia de Goffman, bem como à indagação sobre a existência de uma teoria dasinstituições em sua Sociologia. Assim, ao adentrarmos essa dimensão da obra de Goffman com o auxílio dadescrição da experiência de Primo Levi em uma instituição total, buscamos tanto dispor de uma narrativadiversa sobre o espaço em questão, quanto extrair alguns questionamentos para a própria concepção deGoffman, principalmente no que se refere às formas pelas quais sua Sociologia permite dinamizar as interaçõesparticulares, a história e as estruturas sociais exteriores ao território interacional. Ao que nos parece, umaanálise das interações imanentes a locais delimitados não entra em contradição com a percepção e aanálise dos processos sociais amplos: o campo de extermínio, por exemplo, instituiu e produziu sociabilidadespróprias, das quais o entendimento, porém, não exclui a necessidade de se compreender o processo deemergência do nazismo, a história dos grupos perseguidos, bem como o sentido do Holocausto em relaçãoao chamado “processo civilizatório” ou a uma forma particular de racionalidade moderna.UFPRSantos, Robson dos2009-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29360Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 34 (2009)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29360/19123info:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-01T20:54:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/29360Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-10-01T20:54:49Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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