DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Cristiane
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Simpson, Ximena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31600
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar os determinantes do balanço fiscal nos estados brasileiros em um períodode grande instabilidade da economia do país: as décadas de 1980 e 1990. O argumento principal dotrabalho postula que, mesmo em um contexto de ajuste fiscal, fatores ligados à inclinação ideológica dochefe do poder Executivo estadual, à capacidade decisória do poder Legislativo nesse nível de governo,bem como a relação entre estados e governo federal são parâmetros fundamentais para o entendimento dasituação fiscal da federação brasileira. A metodologia empregada para verificar o modelo teóricocorresponde à análise econométrica de painel, também conhecida como séries agregadas (em inglês: pooledtime series – cross section analysis), que nos permite considerar concomitantemente a dimensão espaço(estados) e a dimensão tempo (ano). Na estimação dos parâmetros do modelo, seguimos o método “panelcorrected standard error” (OLS com erro padrão corrigido), sugerido por Beck e Katz para análises depainel de dimensões similares às do presente trabalho. Nossos resultados corroboram a previsão da importânciade se considerar as subunidades da federação. As análises que buscam explicar o desempenho daadministração macroeconômica nacional não podem deixar de levar em conta a relevância das instituiçõessubnacionais e seu impacto na estrutura de incentivos dos atores envolvidos nos processos decisórios.
id UFPR-10_5ffe220f0e9141c5252bb6af2c981b4e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31600
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)Ciência Políticainstituições políticas; política fiscal; desempenho econômico; estados brasileiros; eleiçõesO objetivo do trabalho é analisar os determinantes do balanço fiscal nos estados brasileiros em um períodode grande instabilidade da economia do país: as décadas de 1980 e 1990. O argumento principal dotrabalho postula que, mesmo em um contexto de ajuste fiscal, fatores ligados à inclinação ideológica dochefe do poder Executivo estadual, à capacidade decisória do poder Legislativo nesse nível de governo,bem como a relação entre estados e governo federal são parâmetros fundamentais para o entendimento dasituação fiscal da federação brasileira. A metodologia empregada para verificar o modelo teóricocorresponde à análise econométrica de painel, também conhecida como séries agregadas (em inglês: pooledtime series – cross section analysis), que nos permite considerar concomitantemente a dimensão espaço(estados) e a dimensão tempo (ano). Na estimação dos parâmetros do modelo, seguimos o método “panelcorrected standard error” (OLS com erro padrão corrigido), sugerido por Beck e Katz para análises depainel de dimensões similares às do presente trabalho. Nossos resultados corroboram a previsão da importânciade se considerar as subunidades da federação. As análises que buscam explicar o desempenho daadministração macroeconômica nacional não podem deixar de levar em conta a relevância das instituiçõessubnacionais e seu impacto na estrutura de incentivos dos atores envolvidos nos processos decisórios.UFPRBatista, CristianeSimpson, Ximena2010-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31600Revista de Sociologia e Política; v. 18, n. 35 (2010)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31600/20152info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-25T18:25:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/31600Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-25T18:25:22Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)
title DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)
spellingShingle DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)
Batista, Cristiane
Ciência Política
instituições políticas; política fiscal; desempenho econômico; estados brasileiros; eleições
title_short DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)
title_full DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)
title_fullStr DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)
title_full_unstemmed DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)
title_sort DETERMINANTES POLÍTICOS DO DÉFICIT FISCAL NOS ESTADOS BRASILEIROS (1987-1997)
author Batista, Cristiane
author_facet Batista, Cristiane
Simpson, Ximena
author_role author
author2 Simpson, Ximena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Cristiane
Simpson, Ximena
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
instituições políticas; política fiscal; desempenho econômico; estados brasileiros; eleições
topic Ciência Política
instituições políticas; política fiscal; desempenho econômico; estados brasileiros; eleições
description O objetivo do trabalho é analisar os determinantes do balanço fiscal nos estados brasileiros em um períodode grande instabilidade da economia do país: as décadas de 1980 e 1990. O argumento principal dotrabalho postula que, mesmo em um contexto de ajuste fiscal, fatores ligados à inclinação ideológica dochefe do poder Executivo estadual, à capacidade decisória do poder Legislativo nesse nível de governo,bem como a relação entre estados e governo federal são parâmetros fundamentais para o entendimento dasituação fiscal da federação brasileira. A metodologia empregada para verificar o modelo teóricocorresponde à análise econométrica de painel, também conhecida como séries agregadas (em inglês: pooledtime series – cross section analysis), que nos permite considerar concomitantemente a dimensão espaço(estados) e a dimensão tempo (ano). Na estimação dos parâmetros do modelo, seguimos o método “panelcorrected standard error” (OLS com erro padrão corrigido), sugerido por Beck e Katz para análises depainel de dimensões similares às do presente trabalho. Nossos resultados corroboram a previsão da importânciade se considerar as subunidades da federação. As análises que buscam explicar o desempenho daadministração macroeconômica nacional não podem deixar de levar em conta a relevância das instituiçõessubnacionais e seu impacto na estrutura de incentivos dos atores envolvidos nos processos decisórios.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31600
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31600/20152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 18, n. 35 (2010)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025432551424