A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grillo, Carolina Christoph
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Policarpo, Frederico, Veríssimo, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31716
Resumo: O artigo apresenta uma análise dos efeitos da nova lei de drogas sobre a repressão legal ao consumo desubstâncias ilícitas e o processamento formal dos casos encaminhados ao sistema de justiça criminal.Buscou-se compreender as práticas dos atores envolvidos com o controle social ou legal do uso de drogase elucidar as dinâmicas das negociações envolvidas no processo de incriminação dos usuários, à luz dodebate em torno das mudanças trazidas pelo novo diploma legal. Observou-se uma redução dos númerosde casos que entram no sistema como uso de drogas, o que não se explicaria somente pela mudança na lei,mas pela interpretação de que esse crime teria se descaracterizado. Argumentamos que o descaso com oprocessamento legal desse tipo de crime teria deixado sua administração a cargo dos policiais militaresque fazem o policiamento ostensivo nas ruas, que ganharam um aval implícito para negociar oencaminhamento ou não do usuário para a delegacia e até mesmo influenciar o tipo penal em que ele seráclassificado. A imprecisão dos critérios legais para distinguir entre usuários e traficantes, somada àimensa disparidade entre as penas previstas para esses crimes – acentuada pela nova lei –, contribuiriapara a negociação informal da maior ou menor punição dos indivíduos e reificaria os estereótipos policiais,favorecendo a arbitrariedade. Tal indefinição não resultaria de uma imprecisão da lei, mas daimpossibilidade empírica de realizar-se um recorte preciso entre essas classificações.
id UFPR-10_61966edd878cf00760db0b136843a4f0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31716
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIROSociologiauso de drogas; nova lei de drogas; administração institucional de conflitos; controle social; mercadoria políticaO artigo apresenta uma análise dos efeitos da nova lei de drogas sobre a repressão legal ao consumo desubstâncias ilícitas e o processamento formal dos casos encaminhados ao sistema de justiça criminal.Buscou-se compreender as práticas dos atores envolvidos com o controle social ou legal do uso de drogase elucidar as dinâmicas das negociações envolvidas no processo de incriminação dos usuários, à luz dodebate em torno das mudanças trazidas pelo novo diploma legal. Observou-se uma redução dos númerosde casos que entram no sistema como uso de drogas, o que não se explicaria somente pela mudança na lei,mas pela interpretação de que esse crime teria se descaracterizado. Argumentamos que o descaso com oprocessamento legal desse tipo de crime teria deixado sua administração a cargo dos policiais militaresque fazem o policiamento ostensivo nas ruas, que ganharam um aval implícito para negociar oencaminhamento ou não do usuário para a delegacia e até mesmo influenciar o tipo penal em que ele seráclassificado. A imprecisão dos critérios legais para distinguir entre usuários e traficantes, somada àimensa disparidade entre as penas previstas para esses crimes – acentuada pela nova lei –, contribuiriapara a negociação informal da maior ou menor punição dos indivíduos e reificaria os estereótipos policiais,favorecendo a arbitrariedade. Tal indefinição não resultaria de uma imprecisão da lei, mas daimpossibilidade empírica de realizar-se um recorte preciso entre essas classificações.UFPRFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)Grillo, Carolina ChristophPolicarpo, FredericoVeríssimo, Marcos2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31716Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 40 (2011)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31716/20238info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T04:41:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/31716Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-30T04:41:06Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO
title A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO
spellingShingle A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO
Grillo, Carolina Christoph
Sociologia
uso de drogas; nova lei de drogas; administração institucional de conflitos; controle social; mercadoria política
title_short A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO
title_full A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO
title_fullStr A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO
title_sort A “DURA” E O “DESENROLO”: EFEITOS PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO RIO DE JANEIRO
author Grillo, Carolina Christoph
author_facet Grillo, Carolina Christoph
Policarpo, Frederico
Veríssimo, Marcos
author_role author
author2 Policarpo, Frederico
Veríssimo, Marcos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grillo, Carolina Christoph
Policarpo, Frederico
Veríssimo, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
uso de drogas; nova lei de drogas; administração institucional de conflitos; controle social; mercadoria política
topic Sociologia
uso de drogas; nova lei de drogas; administração institucional de conflitos; controle social; mercadoria política
description O artigo apresenta uma análise dos efeitos da nova lei de drogas sobre a repressão legal ao consumo desubstâncias ilícitas e o processamento formal dos casos encaminhados ao sistema de justiça criminal.Buscou-se compreender as práticas dos atores envolvidos com o controle social ou legal do uso de drogase elucidar as dinâmicas das negociações envolvidas no processo de incriminação dos usuários, à luz dodebate em torno das mudanças trazidas pelo novo diploma legal. Observou-se uma redução dos númerosde casos que entram no sistema como uso de drogas, o que não se explicaria somente pela mudança na lei,mas pela interpretação de que esse crime teria se descaracterizado. Argumentamos que o descaso com oprocessamento legal desse tipo de crime teria deixado sua administração a cargo dos policiais militaresque fazem o policiamento ostensivo nas ruas, que ganharam um aval implícito para negociar oencaminhamento ou não do usuário para a delegacia e até mesmo influenciar o tipo penal em que ele seráclassificado. A imprecisão dos critérios legais para distinguir entre usuários e traficantes, somada àimensa disparidade entre as penas previstas para esses crimes – acentuada pela nova lei –, contribuiriapara a negociação informal da maior ou menor punição dos indivíduos e reificaria os estereótipos policiais,favorecendo a arbitrariedade. Tal indefinição não resultaria de uma imprecisão da lei, mas daimpossibilidade empírica de realizar-se um recorte preciso entre essas classificações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31716
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31716/20238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 40 (2011)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025672675328