OS DETERMINANTES DOS RESULTADOS DE SOMA POSITIVA EM MINAS GERAIS E NO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Felipe
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/34474
Resumo: O artigo trada dos processos decisórios no âmbito dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul entre 1999 e2006. Pretende-se ampliar a abrangência dos estudos sobre os poderes estaduais no Brasil focando nos podereslegislativos considerados mais desenvolvidos institucionalmente. O argumento geral é que resultados de somapositiva não são obtidos de maneira espontânea, mas construídos a partir de negociação entre os governantes.Nessa direção, afirma-se que a dinâmica dos governos subnacionais brasileiros não segue uma constante deultrapresidencialismo: há variação no tipo de relacionamento entre Executivo e Legislativo e entre governo eoposições, a depender do nível de desenvolvimento institucional e do grau de estruturação dos subsistemas partidários.Os resultados mostram que essa variação é ainda mais forte a depender do tipo de coalizão governativa. Valedestacar, primeiro, que o tipo de coalizão composta depende de características do subsistema partidário. Em segundolugar, que quanto mais coalescente uma coalizão de governo, e quanto mais contígua uma coalizão de governo,menor é o volume de resultados de soma positiva obtidos por um governo.
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