REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Archanjo, Daniela Resende
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31668
Resumo: O presente ensaio discute a questão da representação política a partir do diálogo entre a teoria e a práticapolíticas. Partindo da caracterização das três formas de representação apontadas pela bibliografia (representaçãocomo delegação, como confiança e como representatividade sociológica) o texto busca revelar, apartir das falas de deputados e senadores que participaram do debate acerca da instituição do divórcio noBrasil durante as décadas de 1950, 1960 e 1970, como as diferentes possibilidades do conceito de representaçãopolítica foram entendidas e mobilizadas no debate político no Congresso Nacional. O espaço em quese inscrevem a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, cenário da política por excelência, émultifacetário, enquanto a prática parlamentar constitui-se na mistura (não consciente) dos modelos teóricos,sendo que sempre prevalece a necessidade de expressar a importância da manutenção do vínculo como eleitor. É preciso não perder de vista que os discursos dos políticos são, antes de tudo, produtos docontexto em que estão inscritos, forjadas pelo significado atribuído pelos parlamentares à sua função derepresentantes políticos.
id UFPR-10_b9d4f69177b20688575aed175ee986f4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31668
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIACiência Políticarepresentação política; teoria política; prática política; divórcioO presente ensaio discute a questão da representação política a partir do diálogo entre a teoria e a práticapolíticas. Partindo da caracterização das três formas de representação apontadas pela bibliografia (representaçãocomo delegação, como confiança e como representatividade sociológica) o texto busca revelar, apartir das falas de deputados e senadores que participaram do debate acerca da instituição do divórcio noBrasil durante as décadas de 1950, 1960 e 1970, como as diferentes possibilidades do conceito de representaçãopolítica foram entendidas e mobilizadas no debate político no Congresso Nacional. O espaço em quese inscrevem a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, cenário da política por excelência, émultifacetário, enquanto a prática parlamentar constitui-se na mistura (não consciente) dos modelos teóricos,sendo que sempre prevalece a necessidade de expressar a importância da manutenção do vínculo como eleitor. É preciso não perder de vista que os discursos dos políticos são, antes de tudo, produtos docontexto em que estão inscritos, forjadas pelo significado atribuído pelos parlamentares à sua função derepresentantes políticos.UFPRArchanjo, Daniela Resende2011-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31668Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 38 (2011)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31668/20192info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-28T03:09:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/31668Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-28T03:09:16Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA
title REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA
spellingShingle REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA
Archanjo, Daniela Resende
Ciência Política
representação política; teoria política; prática política; divórcio
title_short REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA
title_full REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA
title_fullStr REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA
title_sort REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA E A TEORIA
author Archanjo, Daniela Resende
author_facet Archanjo, Daniela Resende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Archanjo, Daniela Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
representação política; teoria política; prática política; divórcio
topic Ciência Política
representação política; teoria política; prática política; divórcio
description O presente ensaio discute a questão da representação política a partir do diálogo entre a teoria e a práticapolíticas. Partindo da caracterização das três formas de representação apontadas pela bibliografia (representaçãocomo delegação, como confiança e como representatividade sociológica) o texto busca revelar, apartir das falas de deputados e senadores que participaram do debate acerca da instituição do divórcio noBrasil durante as décadas de 1950, 1960 e 1970, como as diferentes possibilidades do conceito de representaçãopolítica foram entendidas e mobilizadas no debate político no Congresso Nacional. O espaço em quese inscrevem a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, cenário da política por excelência, émultifacetário, enquanto a prática parlamentar constitui-se na mistura (não consciente) dos modelos teóricos,sendo que sempre prevalece a necessidade de expressar a importância da manutenção do vínculo como eleitor. É preciso não perder de vista que os discursos dos políticos são, antes de tudo, produtos docontexto em que estão inscritos, forjadas pelo significado atribuído pelos parlamentares à sua função derepresentantes políticos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31668
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31668/20192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 38 (2011)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025523777536