A INTERNET E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM 2008: O USO DOS SÍTIOS ELETRÔNICOS DE COMUNIDADES NA ELEIÇÃO PAULISTANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Marcelo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Safatle, Vladimir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29350
Resumo: O artigo aborda a relação entre a esfera pública e a internet, mais especificamente, busca investigar se ainternet é utilizada como meio de mediação política e, caso afirmativo, a maneira em que esfera pública. Osautores analisam o uso de blogs e do mais popular sítio eletrônico de relacionamentos do Brasil, o Orkut,pelos eleitores, na eleição municipal de 2008 em São Paulo. Além da análise dos sítios, foram utilizadasduas pesquisas sobre as principais fontes de informação para os eleitores, realizadas pelo IBOPE Inteligência.Os resultados mostram que, no Brasil, a internet é um canal de comunicação com alcance limitado emtermos quantitativos, principalmente se comparada com a última eleição americana, mas que apresentaimportantes possibilidades em termos de mobilização e engajamento dos eleitores mais envolvidos com apolítica, notadamente os mais jovens. A utilização crescente da rede, para além dos sítios de organizaçõesmidiáticas e políticas tradicionais, indica um processo (ainda incipiente no Brasil) de formação de novosespaços complementares à esfera pública tradicional. Embora ainda restrito aos mais jovens e escolarizados,esse fenômeno ocorre independente da vontade dos meios de comunicação tradicionais e dos partidospolíticos, e não depende de sua aprovação para acontecer. Entretanto, apesar da diversidade de fontes deinformação oferecidas pela Rede, as comunidades tendem a conectar-se apenas com sítios e comunidades deopiniões similares e a reprimir manifestações dissonantes, o que pode gerar uma menor pluralidade deopiniões entre os eleitores que usam apenas os sítios de comunidades e blogs como fonte de informaçãosobre a campanha.
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