AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferchen, Matt
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31757
Resumo: O artigo foca as relações de negócios e investimentos entre China e América Latina na década de 2000. Hátrês interpretações principais, distintas e relacionadas, sobre esse conjunto de relações: para a primeira,a América Latina, uma região com recursos naturais abundantes, exporta produtos primários para umaChina em expansão, mas carente de tais recursos. Sustentam essa interpretação aqueles, incluindo muitosrepresentantes proeminentes do governo, que afirmam as relações econômicas entre China e AméricaLatina serem fundamentalmente complementares, tendo um efeito positivo para ambas as partes. Emcontrapartida, outros observadores têm destacado que o que é visto como complementaridade é na verdadeapenas uma forma renovada de dependência latino-americana. Esses autores alegam que, apesar darápida expansão dos negócios e investimentos trazer benefícios no curtoprazo para ambos os lados, essanatureza de relações baseada em commodities reforça os padrões disfuncionais de desenvolvimento daAmérica Latina que muitos países da região há muito tempo renunciaram e têm tentando deixar para tráshá mais de meio século. Tomando essa discussão como referência, apresenta-se, em primeiro lugar, umavisão geral das relações de comércio e investimentos entre China e América Latina, destacando o papelimportante da demanda chinesa por commodities latino-americanas. Em segundo, descreve-se as diferentesinterpretações sobre o que conduz essa relação comercial e quais são as suas conseqüências. Em terceiro,apresenta-se o argumento, por nós defendido, sobre como nós deveríamos entender o que tem conduzido asrelações econômicas entre China e América Latina e o que está em jogo. Conclui-se explorando asimplicações das nossas descobertas para a idéia de que a China oferece um modelo único de economiapolítica doméstica e internacional.
id UFPR-10_e222698ea87fb6e219485397c9d07f3d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31757
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?Relações Internacionaisnegócios; investimentos; dependência; China; América LatinaO artigo foca as relações de negócios e investimentos entre China e América Latina na década de 2000. Hátrês interpretações principais, distintas e relacionadas, sobre esse conjunto de relações: para a primeira,a América Latina, uma região com recursos naturais abundantes, exporta produtos primários para umaChina em expansão, mas carente de tais recursos. Sustentam essa interpretação aqueles, incluindo muitosrepresentantes proeminentes do governo, que afirmam as relações econômicas entre China e AméricaLatina serem fundamentalmente complementares, tendo um efeito positivo para ambas as partes. Emcontrapartida, outros observadores têm destacado que o que é visto como complementaridade é na verdadeapenas uma forma renovada de dependência latino-americana. Esses autores alegam que, apesar darápida expansão dos negócios e investimentos trazer benefícios no curtoprazo para ambos os lados, essanatureza de relações baseada em commodities reforça os padrões disfuncionais de desenvolvimento daAmérica Latina que muitos países da região há muito tempo renunciaram e têm tentando deixar para tráshá mais de meio século. Tomando essa discussão como referência, apresenta-se, em primeiro lugar, umavisão geral das relações de comércio e investimentos entre China e América Latina, destacando o papelimportante da demanda chinesa por commodities latino-americanas. Em segundo, descreve-se as diferentesinterpretações sobre o que conduz essa relação comercial e quais são as suas conseqüências. Em terceiro,apresenta-se o argumento, por nós defendido, sobre como nós deveríamos entender o que tem conduzido asrelações econômicas entre China e América Latina e o que está em jogo. Conclui-se explorando asimplicações das nossas descobertas para a idéia de que a China oferece um modelo único de economiapolítica doméstica e internacional.UFPRFerchen, Matt2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31757Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 40-1 (2011)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31757/20271info:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T04:22:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/31757Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-05-01T04:22:21Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?
title AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?
spellingShingle AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?
Ferchen, Matt
Relações Internacionais
negócios; investimentos; dependência; China; América Latina
title_short AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?
title_full AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?
title_fullStr AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?
title_sort AS RELAÇÕES ENTRE CHINA E AMÉRICA LATINA: IMPACTOS DE CURTA OU LONGA DURAÇÃO?
author Ferchen, Matt
author_facet Ferchen, Matt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferchen, Matt
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Internacionais
negócios; investimentos; dependência; China; América Latina
topic Relações Internacionais
negócios; investimentos; dependência; China; América Latina
description O artigo foca as relações de negócios e investimentos entre China e América Latina na década de 2000. Hátrês interpretações principais, distintas e relacionadas, sobre esse conjunto de relações: para a primeira,a América Latina, uma região com recursos naturais abundantes, exporta produtos primários para umaChina em expansão, mas carente de tais recursos. Sustentam essa interpretação aqueles, incluindo muitosrepresentantes proeminentes do governo, que afirmam as relações econômicas entre China e AméricaLatina serem fundamentalmente complementares, tendo um efeito positivo para ambas as partes. Emcontrapartida, outros observadores têm destacado que o que é visto como complementaridade é na verdadeapenas uma forma renovada de dependência latino-americana. Esses autores alegam que, apesar darápida expansão dos negócios e investimentos trazer benefícios no curtoprazo para ambos os lados, essanatureza de relações baseada em commodities reforça os padrões disfuncionais de desenvolvimento daAmérica Latina que muitos países da região há muito tempo renunciaram e têm tentando deixar para tráshá mais de meio século. Tomando essa discussão como referência, apresenta-se, em primeiro lugar, umavisão geral das relações de comércio e investimentos entre China e América Latina, destacando o papelimportante da demanda chinesa por commodities latino-americanas. Em segundo, descreve-se as diferentesinterpretações sobre o que conduz essa relação comercial e quais são as suas conseqüências. Em terceiro,apresenta-se o argumento, por nós defendido, sobre como nós deveríamos entender o que tem conduzido asrelações econômicas entre China e América Latina e o que está em jogo. Conclui-se explorando asimplicações das nossas descobertas para a idéia de que a China oferece um modelo único de economiapolítica doméstica e internacional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31757
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31757/20271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 40-1 (2011)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025694695424