“POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Sociologia e Política |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29344 |
Resumo: | O artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciaisdo ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicaçãopolítica em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de BarackObama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operaçãopolítica, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como umestudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursosdigitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas ascampanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanhapolítica. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa dosucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre oeleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos. |
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“POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008Ciência Políticacampanhas on-line; Barack Obama; internet; comunicação políticaO artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciaisdo ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicaçãopolítica em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de BarackObama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operaçãopolítica, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como umestudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursosdigitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas ascampanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanhapolítica. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa dosucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre oeleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos.UFPRGomes, WilsonFernandes, BrenoReis, LucasSilva, Tarcizio2009-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29344Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 34 (2009)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29344/19108info:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-01T20:54:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/29344Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-10-01T20:54:50Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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