“POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Wilson
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fernandes, Breno, Reis, Lucas, Silva, Tarcizio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29344
Resumo: O artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciaisdo ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicaçãopolítica em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de BarackObama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operaçãopolítica, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como umestudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursosdigitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas ascampanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanhapolítica. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa dosucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre oeleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos.
id UFPR-10_f2c0a029a21440b1e0eb718dd8172a0a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/29344
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008Ciência Políticacampanhas on-line; Barack Obama; internet; comunicação políticaO artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciaisdo ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicaçãopolítica em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de BarackObama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operaçãopolítica, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como umestudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursosdigitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas ascampanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanhapolítica. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa dosucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre oeleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos.UFPRGomes, WilsonFernandes, BrenoReis, LucasSilva, Tarcizio2009-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29344Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 34 (2009)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29344/19108info:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-01T20:54:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/29344Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-10-01T20:54:50Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
title “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
spellingShingle “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
Gomes, Wilson
Ciência Política
campanhas on-line; Barack Obama; internet; comunicação política
title_short “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
title_full “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
title_fullStr “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
title_full_unstemmed “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
title_sort “POLITICS 2.0” A CAMPANHA ON-LINE DE BARACK OBAMA EM 2008
author Gomes, Wilson
author_facet Gomes, Wilson
Fernandes, Breno
Reis, Lucas
Silva, Tarcizio
author_role author
author2 Fernandes, Breno
Reis, Lucas
Silva, Tarcizio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Wilson
Fernandes, Breno
Reis, Lucas
Silva, Tarcizio
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
campanhas on-line; Barack Obama; internet; comunicação política
topic Ciência Política
campanhas on-line; Barack Obama; internet; comunicação política
description O artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciaisdo ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicaçãopolítica em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de BarackObama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operaçãopolítica, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como umestudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursosdigitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas ascampanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanhapolítica. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa dosucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre oeleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29344
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29344/19108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 34 (2009)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761022758682624