GEOMORFOLOGIA BRASILEIRA: QUO VADIS?
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ra'e Ga (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/75000 |
Resumo: | O presente texto analisa os desafios que envolvem a formação adequada de geomorfólogos no Brasil neste início do século XXI. Parte da premissa que vivemos uma época de massificação e que esta massificação é um obstáculo que precisa ser superado. Neste contexto, após avaliar os fatores internos e externos que envolvem a formação do geomorfólogo no Brasil, conclui que a boa instrução depende do avanço da pesquisa de alto nível, mas considera que o sistema Qualis CAPES de avaliação de periódicos prejudica o andamento deste tipo de pesquisa. Conclui ainda que ambos, ensino e pesquisa umbilicalmente relacionados, enfrentam uma série de desafios com destaque para a não desvalorização do empirismo e para a priorização de pesquisas que visem compreender processos de ocorrência global em detrimento das investigações exclusivamente relacionadas a estudos de caso. Pondera que, além desses pontos, existem formas de impactar positivamente a pesquisa e o ensino de Geomorfologia no Brasil. Destacam-se a associação em redes de pesquisa como forma de superar o baixo financiamento e a resistência política frente a movimentos que tentam restringir de forma universal o número de autores por artigo e ou ideologizar as pesquisas científicas. Por fim, considera que vencidos esses obstáculos será possível estabelecer um verdadeiro diálogo internacional e construir no Brasil uma Geomorfologia e uma formação profissional não massificada, densa e original. |
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GEOMORFOLOGIA BRASILEIRA: QUO VADIS?GeomorfologiaEnsino; Pesquisa; MassificaçãoO presente texto analisa os desafios que envolvem a formação adequada de geomorfólogos no Brasil neste início do século XXI. Parte da premissa que vivemos uma época de massificação e que esta massificação é um obstáculo que precisa ser superado. Neste contexto, após avaliar os fatores internos e externos que envolvem a formação do geomorfólogo no Brasil, conclui que a boa instrução depende do avanço da pesquisa de alto nível, mas considera que o sistema Qualis CAPES de avaliação de periódicos prejudica o andamento deste tipo de pesquisa. Conclui ainda que ambos, ensino e pesquisa umbilicalmente relacionados, enfrentam uma série de desafios com destaque para a não desvalorização do empirismo e para a priorização de pesquisas que visem compreender processos de ocorrência global em detrimento das investigações exclusivamente relacionadas a estudos de caso. Pondera que, além desses pontos, existem formas de impactar positivamente a pesquisa e o ensino de Geomorfologia no Brasil. Destacam-se a associação em redes de pesquisa como forma de superar o baixo financiamento e a resistência política frente a movimentos que tentam restringir de forma universal o número de autores por artigo e ou ideologizar as pesquisas científicas. Por fim, considera que vencidos esses obstáculos será possível estabelecer um verdadeiro diálogo internacional e construir no Brasil uma Geomorfologia e uma formação profissional não massificada, densa e original.UFPRCNPqSalgado, André Augusto RodriguesSalgado, Lívia Perry RodriguesMartins, Fernanda Pereira2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/7500010.5380/raega.v48i0.75000RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 48 (2020); 167-186RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 48 (2020); 167-1862177-27381516-413610.5380/raega.v48i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/75000/42663https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/75000/42652https://revistas.ufpr.br/raega/article/downloadSuppFile/75000/45462Direitos autorais 2020 Raega - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-31T11:05:17Zoai:revistas.ufpr.br:article/75000Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2020-12-31T11:05:17Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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