Redações nota mil do ENEM: um estudo analítico da massificação de sua estrutura e conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Renata Ingrid de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29929
Resumo: O contexto de produção textual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais mobilizadores dos anos preparatórios para os candidatos, inclusive, no tocante ao ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Médio. Com base nos impactos causados pelo exame, esta pesquisa visa ao estudo analítico da escrita das redações nota mil, tomando como hipótese a massificação da estrutura e do conteúdo dos textos. A pesquisa tem como objetivo geral: investigar de que forma as escolhas estruturais e conteudísticas dos alunos, bem como a utilização da voz do outro, influenciam na lógica argumentativa para o êxito das redações nota mil. Como objetivos específicos, delimitamos: i) identificar as marcas estruturais e conteudísticas encontradas nos textos e quais se apresentam com maior recorrência; ii) caracterizar como se dá a utilização e a recorrência, nos textos analisados, da inserção da voz alheia; iii) determinar, de forma comparativa, a funcionalidade dessas vozes inseridas na lógica argumentativa das redações; e iv) mostrar em quais aspectos as escolhas estruturais, conteudísticas e a inserção da voz alheia constituem o que consideramos como massificação. Para tanto, recorremos às contribuições de Charaudeau (2009) acerca da organização de textos argumentativos assim como da lógica argumentativa; de Authier-Revuz (1990, 2004) sobre as reflexões de heterogeneidade enunciativa mostrada; de Adorno (1985), para a discussão sobre massificação, e Pêcheux (1995) sobre a posição do sujeito para caracterizar o lugar do discurso dos candidatos autores nas redações. O corpus é constituído de 32 (trinta e duas) redações distribuídas, igualmente, por quatro anos (2014, 2015, 2016 e 2017). Os resultados apontam que, em todos os anos, há uma padronização na estrutura e no conteúdo que não é atribuída ao que sugerem as cinco competências em sua totalidade, além de uma recorrência da utilização da inserção explícita da voz alheia para compor a lógica argumentativa. Quanto à questão da massificação estrutural e conteudística, observamos que há reincidência da construção de uma “forma” de redação moldada e pré-estabelecida para que os candidatos, nos anos preparatórios para o exame, ativem a necessidade de moldar seus textos para que ocupem a posição de redações “modelo”, aqui consideradas com a nota máxima.
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A pesquisa tem como objetivo geral: investigar de que forma as escolhas estruturais e conteudísticas dos alunos, bem como a utilização da voz do outro, influenciam na lógica argumentativa para o êxito das redações nota mil. Como objetivos específicos, delimitamos: i) identificar as marcas estruturais e conteudísticas encontradas nos textos e quais se apresentam com maior recorrência; ii) caracterizar como se dá a utilização e a recorrência, nos textos analisados, da inserção da voz alheia; iii) determinar, de forma comparativa, a funcionalidade dessas vozes inseridas na lógica argumentativa das redações; e iv) mostrar em quais aspectos as escolhas estruturais, conteudísticas e a inserção da voz alheia constituem o que consideramos como massificação. Para tanto, recorremos às contribuições de Charaudeau (2009) acerca da organização de textos argumentativos assim como da lógica argumentativa; de Authier-Revuz (1990, 2004) sobre as reflexões de heterogeneidade enunciativa mostrada; de Adorno (1985), para a discussão sobre massificação, e Pêcheux (1995) sobre a posição do sujeito para caracterizar o lugar do discurso dos candidatos autores nas redações. O corpus é constituído de 32 (trinta e duas) redações distribuídas, igualmente, por quatro anos (2014, 2015, 2016 e 2017). Os resultados apontam que, em todos os anos, há uma padronização na estrutura e no conteúdo que não é atribuída ao que sugerem as cinco competências em sua totalidade, além de uma recorrência da utilização da inserção explícita da voz alheia para compor a lógica argumentativa. Quanto à questão da massificação estrutural e conteudística, observamos que há reincidência da construção de uma “forma” de redação moldada e pré-estabelecida para que os candidatos, nos anos preparatórios para o exame, ativem a necessidade de moldar seus textos para que ocupem a posição de redações “modelo”, aqui consideradas com a nota máxima.The context of textual production of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) is one of the main mobilizers of the preparatory years for candidates, including with regard to teaching Portuguese in the final years of high school. Based on the impacts caused by the exam, this research aims at the analytical study of the writing of grade one thousand composition, taking as a hypothesis the massification of the structure and content of the texts. The research has the general objective: to investigate how the students' structural and content choices, as well as the use of the other's voice, influence the argumentative logic for the success of the grade one thousand composition. As specific objectives, we delimit: i) to identify the structural and content marks found in the texts and which are presented with greater recurrence; ii) to characterize the use and recurrence, in the analyzed texts, of the insertion of the voice of others; iii) determine, in a comparative way, the functionality of these voices inserted in the argumentative logic of the composition; and iv) show in which aspects the structural, content choices and the insertion of others' voices constitute what we consider as massification. For that, we resort to the contributions of Charaudeau (2009) about the organization of argumentative texts as well as the argumentative logic; Authier-Revuz (1990, 2004) on the reflections of enunciative heterogeneity shown; de Adorno (1985), for the discussion on massification, and Pêcheux (1995) on the subject's position to characterize the place of the speech of the candidate authors in the composition. The corpus consists of 32 (thirty-two) composition, equally spread over four years (2014, 2015, 2016 and 2017). The results show that, in all years, there is a standardization in structure and content that is not attributed to what the five competencies suggest in their entirety, in addition to a recurrence of the use of the explicit insertion of the other's voice to compose the argumentative logic. As for the issue of structural and content massification, we observe that there is a recurrence of the construction of a molded and pre-established “form” of writing so that candidates, in the preparatory years for the exam, activate the need to shape their texts so that they occupy the position of “model” composition, considered here whit the maximum score.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilMassificação da estruturaMassificação do conteúdoRedações nota mil do ENEMRedações nota mil do ENEM: um estudo analítico da massificação de sua estrutura e conteúdoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRedacoesnotamil_Paiva_2020.pdfapplication/pdf2033033https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29929/1/Redacoesnotamil_Paiva_2020.pdf312505d98888d3b069a46ec0e9216628MD51TEXTRedacoesnotamil_Paiva_2020.pdf.txtRedacoesnotamil_Paiva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain354123https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29929/2/Redacoesnotamil_Paiva_2020.pdf.txt186669ba9fdf66ae74bea957d2f7a690MD52THUMBNAILRedacoesnotamil_Paiva_2020.pdf.jpgRedacoesnotamil_Paiva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29929/3/Redacoesnotamil_Paiva_2020.pdf.jpg9d0699e91c336e1fdc0e47298334a896MD53123456789/299292020-09-06 04:42:58.138oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29929Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-06T07:42:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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