O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Pont, Karina Rousseng
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36089
Resumo: O presente texto apresenta uma pesquisa em educação em desenvolvimento, cujo tema é o ensino de cartografia e a arte contemporânea. A partir da leitura do livro A descoberta da lentidão, de Stan Nadolny (1989) e do diálogo com as obras Buenos Aires Tour, Jorge Macchi (2004), Body Builders de Alex Flemming (2001) e o vídeo Global Safari (Powered by Google) de Renata Marquez e Wellington Cançado (2009), a arte contemporânea é considerada ferramenta que atua diante das impossibilidades dos mapas. Nesta pesquisa, às formas como a cartografia é ensinada nas escolas, e/ou os aparatos de verdade que a cartografia apresenta nos ambientes de ensino são considerados um problema. Assim, a partir da investigação junto aos processos de criação de artistas contemporâneos que utilizam a base cartográfica como parte de suas obras, experimenta-se o mapa como criação de resistências no sentido deleuziano. O caminho investigativo escolhido foi inventar formas de rasurar os mapas, tratando-o não como fórmulas prontas ou dadas sobre o espaço, mas ir além das suas funções de leitura e comunicação. O texto apresenta uma experiência realizada com professoras em formação da 7ª fase do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina pelo centro histórico da cidade de Florianópolis. Trata-se de uma proposta investigativa criada a partir da obra Buenos Aires Tour de Jorge Macchi (2004). O trabalho em andamento deseja abrir o que é aprisionado no ensino de cartografia na escola e busca máquinas de pensar, significar e produzir outros sentidos para a cartografia na educação básica e no ensino superior.
id UFPR-11_dbf3a6225332985492e55d1cf73f51d5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36089
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAScartografia; arte contemporânea; educação.O presente texto apresenta uma pesquisa em educação em desenvolvimento, cujo tema é o ensino de cartografia e a arte contemporânea. A partir da leitura do livro A descoberta da lentidão, de Stan Nadolny (1989) e do diálogo com as obras Buenos Aires Tour, Jorge Macchi (2004), Body Builders de Alex Flemming (2001) e o vídeo Global Safari (Powered by Google) de Renata Marquez e Wellington Cançado (2009), a arte contemporânea é considerada ferramenta que atua diante das impossibilidades dos mapas. Nesta pesquisa, às formas como a cartografia é ensinada nas escolas, e/ou os aparatos de verdade que a cartografia apresenta nos ambientes de ensino são considerados um problema. Assim, a partir da investigação junto aos processos de criação de artistas contemporâneos que utilizam a base cartográfica como parte de suas obras, experimenta-se o mapa como criação de resistências no sentido deleuziano. O caminho investigativo escolhido foi inventar formas de rasurar os mapas, tratando-o não como fórmulas prontas ou dadas sobre o espaço, mas ir além das suas funções de leitura e comunicação. O texto apresenta uma experiência realizada com professoras em formação da 7ª fase do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina pelo centro histórico da cidade de Florianópolis. Trata-se de uma proposta investigativa criada a partir da obra Buenos Aires Tour de Jorge Macchi (2004). O trabalho em andamento deseja abrir o que é aprisionado no ensino de cartografia na escola e busca máquinas de pensar, significar e produzir outros sentidos para a cartografia na educação básica e no ensino superior.UFPRDal Pont, Karina Rousseng2014-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/3608910.5380/raega.v30i0.36089RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 30 (2014); 146-164RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 30 (2014); 146-1642177-27381516-413610.5380/raega.v30i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36089/22273https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36089/22274info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T20:32:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/36089Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-06-18T20:32:37Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS
title O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS
spellingShingle O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS
Dal Pont, Karina Rousseng
cartografia; arte contemporânea; educação.
title_short O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS
title_full O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS
title_fullStr O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS
title_full_unstemmed O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS
title_sort O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS
author Dal Pont, Karina Rousseng
author_facet Dal Pont, Karina Rousseng
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Pont, Karina Rousseng
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv cartografia; arte contemporânea; educação.
topic cartografia; arte contemporânea; educação.
description O presente texto apresenta uma pesquisa em educação em desenvolvimento, cujo tema é o ensino de cartografia e a arte contemporânea. A partir da leitura do livro A descoberta da lentidão, de Stan Nadolny (1989) e do diálogo com as obras Buenos Aires Tour, Jorge Macchi (2004), Body Builders de Alex Flemming (2001) e o vídeo Global Safari (Powered by Google) de Renata Marquez e Wellington Cançado (2009), a arte contemporânea é considerada ferramenta que atua diante das impossibilidades dos mapas. Nesta pesquisa, às formas como a cartografia é ensinada nas escolas, e/ou os aparatos de verdade que a cartografia apresenta nos ambientes de ensino são considerados um problema. Assim, a partir da investigação junto aos processos de criação de artistas contemporâneos que utilizam a base cartográfica como parte de suas obras, experimenta-se o mapa como criação de resistências no sentido deleuziano. O caminho investigativo escolhido foi inventar formas de rasurar os mapas, tratando-o não como fórmulas prontas ou dadas sobre o espaço, mas ir além das suas funções de leitura e comunicação. O texto apresenta uma experiência realizada com professoras em formação da 7ª fase do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina pelo centro histórico da cidade de Florianópolis. Trata-se de uma proposta investigativa criada a partir da obra Buenos Aires Tour de Jorge Macchi (2004). O trabalho em andamento deseja abrir o que é aprisionado no ensino de cartografia na escola e busca máquinas de pensar, significar e produzir outros sentidos para a cartografia na educação básica e no ensino superior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36089
10.5380/raega.v30i0.36089
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36089
identifier_str_mv 10.5380/raega.v30i0.36089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36089/22273
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36089/22274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 30 (2014); 146-164
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 30 (2014); 146-164
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v30i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712045753434112