O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Neto, Inocencio de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Leonardo José Cordeiro, Suertegaray, Dirce Maria Antunes, Xavier, Rafael Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/87037
Resumo: O presente artigo objetivou compreender como os processos erosivos podem ser analisados, sob uma visão sistêmica. Sendo assim, aqui considera-se a erosão dos solos um fenômeno de ocorrência natural, que pode (e geralmente é) ser influenciado pelas atividades antrópicas, se configurando como um dos principais problemas ambientais do planeta, além de ser o principal agente modelador da superfície terrestre. As consequências da atuação acelerada dos processos erosivos são inúmeras, como por exemplo: redução da fertilidade natural e capacidade produtiva dos solos; assoreamento e poluição dos corpos hídricos; empobrecimento das comunidades rurais, êxodo rural, entre muitos outros. Entender a dinâmica deste fenômeno, se torna fundamental, pois, a compreensão da sua abrangência espaço-temporal associada com o conhecimento dos possíveis problemas que podem vir a ocorrer com sua atuação acelerada, fornece subsídios para a elaboração de gestões sustentáveis, deste recurso tão valioso, haja vista que, os solos são o ‘alicerce’ da fauna, flora, e principalmente da subsistência humana. Os procedimentos analíticos deste manuscrito, estão fundamentados na construção de um sistema baseado em um estudo de caso, exemplificando como a abordagem sistêmica pode ser desenvolvida nos estudos dos processos erosivos. Ao analisar a erosão dos solos sob uma abordagem sistêmica, foi possível observar como os diversos fluxos de matéria e energia ocorriam entre as variáveis, explicitando a importância de compreender os processos erosivos de forma integrada, evitando interpretações fragmentadas e reducionistas.
id UFPR-11_e7622d44876f7fb88c1df328682a100c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/87037
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICAGeografia; GeomorfologiaAbordagem Sistêmica; Processos Erosivos; SemiáridoO presente artigo objetivou compreender como os processos erosivos podem ser analisados, sob uma visão sistêmica. Sendo assim, aqui considera-se a erosão dos solos um fenômeno de ocorrência natural, que pode (e geralmente é) ser influenciado pelas atividades antrópicas, se configurando como um dos principais problemas ambientais do planeta, além de ser o principal agente modelador da superfície terrestre. As consequências da atuação acelerada dos processos erosivos são inúmeras, como por exemplo: redução da fertilidade natural e capacidade produtiva dos solos; assoreamento e poluição dos corpos hídricos; empobrecimento das comunidades rurais, êxodo rural, entre muitos outros. Entender a dinâmica deste fenômeno, se torna fundamental, pois, a compreensão da sua abrangência espaço-temporal associada com o conhecimento dos possíveis problemas que podem vir a ocorrer com sua atuação acelerada, fornece subsídios para a elaboração de gestões sustentáveis, deste recurso tão valioso, haja vista que, os solos são o ‘alicerce’ da fauna, flora, e principalmente da subsistência humana. Os procedimentos analíticos deste manuscrito, estão fundamentados na construção de um sistema baseado em um estudo de caso, exemplificando como a abordagem sistêmica pode ser desenvolvida nos estudos dos processos erosivos. Ao analisar a erosão dos solos sob uma abordagem sistêmica, foi possível observar como os diversos fluxos de matéria e energia ocorriam entre as variáveis, explicitando a importância de compreender os processos erosivos de forma integrada, evitando interpretações fragmentadas e reducionistas.UFPRBorges Neto, Inocencio de OliveiraSantos, Leonardo José CordeiroSuertegaray, Dirce Maria AntunesXavier, Rafael Albuquerque2023-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/8703710.5380/raega.v57i0.87037RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 57 (2023); 98-113RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 57 (2023); 98-1132177-27381516-413610.5380/raega.v57i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/87037/50207https://revistas.ufpr.br/raega/article/downloadSuppFile/87037/59190https://revistas.ufpr.br/raega/article/downloadSuppFile/87037/59191Direitos autorais 2023 RA'E GA - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T17:37:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/87037Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2023-09-12T17:37:22Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICA
title O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICA
spellingShingle O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICA
Borges Neto, Inocencio de Oliveira
Geografia; Geomorfologia
Abordagem Sistêmica; Processos Erosivos; Semiárido
title_short O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICA
title_full O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICA
title_fullStr O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICA
title_full_unstemmed O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICA
title_sort O ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS SOB UMA CONCEPÇÃO SISTÊMICA
author Borges Neto, Inocencio de Oliveira
author_facet Borges Neto, Inocencio de Oliveira
Santos, Leonardo José Cordeiro
Suertegaray, Dirce Maria Antunes
Xavier, Rafael Albuquerque
author_role author
author2 Santos, Leonardo José Cordeiro
Suertegaray, Dirce Maria Antunes
Xavier, Rafael Albuquerque
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Neto, Inocencio de Oliveira
Santos, Leonardo José Cordeiro
Suertegaray, Dirce Maria Antunes
Xavier, Rafael Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Geomorfologia
Abordagem Sistêmica; Processos Erosivos; Semiárido
topic Geografia; Geomorfologia
Abordagem Sistêmica; Processos Erosivos; Semiárido
description O presente artigo objetivou compreender como os processos erosivos podem ser analisados, sob uma visão sistêmica. Sendo assim, aqui considera-se a erosão dos solos um fenômeno de ocorrência natural, que pode (e geralmente é) ser influenciado pelas atividades antrópicas, se configurando como um dos principais problemas ambientais do planeta, além de ser o principal agente modelador da superfície terrestre. As consequências da atuação acelerada dos processos erosivos são inúmeras, como por exemplo: redução da fertilidade natural e capacidade produtiva dos solos; assoreamento e poluição dos corpos hídricos; empobrecimento das comunidades rurais, êxodo rural, entre muitos outros. Entender a dinâmica deste fenômeno, se torna fundamental, pois, a compreensão da sua abrangência espaço-temporal associada com o conhecimento dos possíveis problemas que podem vir a ocorrer com sua atuação acelerada, fornece subsídios para a elaboração de gestões sustentáveis, deste recurso tão valioso, haja vista que, os solos são o ‘alicerce’ da fauna, flora, e principalmente da subsistência humana. Os procedimentos analíticos deste manuscrito, estão fundamentados na construção de um sistema baseado em um estudo de caso, exemplificando como a abordagem sistêmica pode ser desenvolvida nos estudos dos processos erosivos. Ao analisar a erosão dos solos sob uma abordagem sistêmica, foi possível observar como os diversos fluxos de matéria e energia ocorriam entre as variáveis, explicitando a importância de compreender os processos erosivos de forma integrada, evitando interpretações fragmentadas e reducionistas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/87037
10.5380/raega.v57i0.87037
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/87037
identifier_str_mv 10.5380/raega.v57i0.87037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/87037/50207
https://revistas.ufpr.br/raega/article/downloadSuppFile/87037/59190
https://revistas.ufpr.br/raega/article/downloadSuppFile/87037/59191
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 RA'E GA - O Espaço Geográfico em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 RA'E GA - O Espaço Geográfico em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 57 (2023); 98-113
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 57 (2023); 98-113
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v57i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712043510530048