ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Erika Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Richarde Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/28006
Resumo: A perda de solo por erosão é um fenômeno natural da dinâmica do solo, influenciada pelo clima, as propriedades intrínsecas do solo, e a morfologia, podendo ocorrer em todos os ambientes. Em algumas regiões do Brasil, além da susceptibilidade para a erosão, o risco de degradação da erosão do solo é muito maior devido ao clima quente, úmido e sub-úmido.Na Paraíba vários municípios sofrem a ação dos processos erosivos. O município de Lucena, localizado no litoral paraibano, não é diferente. Esse município foi escolhido como área de estudo por estar inserido em duas unidades geoambientais distintas, a Planície Litorânea e os Baixos Planaltos Costeiros, as quais, somadas ao clima e à interferência antrópica intensificam os processos erosivos já existentes no município. Assim, este artigo analisou a perda de solo no município de Lucena através da Equação Universal de Perda de Solo - EUPS com vistas a identificar as áreas mais propensas à erosão laminar. Os resultados indicaram que a erosão ocorre com maior intensidade na região onde predomina Argissolo Vermelho Amarelo que apresenta moderado a alto grau de erosão. Por fim, foi possível concluir que a utilização integrada da EUPS em ambiente SIG se mostrou uma técnica eficiente para a representação espacial das perdas de solo e a identificação das áreas suscetíveis à erosão laminar no município de Lucena. 
id UFU-16_08689e2837137905c12ab086e1f9d73b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28006
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBAProcessos erosivosPerda de soloSistemas de Informações GeográficasA perda de solo por erosão é um fenômeno natural da dinâmica do solo, influenciada pelo clima, as propriedades intrínsecas do solo, e a morfologia, podendo ocorrer em todos os ambientes. Em algumas regiões do Brasil, além da susceptibilidade para a erosão, o risco de degradação da erosão do solo é muito maior devido ao clima quente, úmido e sub-úmido.Na Paraíba vários municípios sofrem a ação dos processos erosivos. O município de Lucena, localizado no litoral paraibano, não é diferente. Esse município foi escolhido como área de estudo por estar inserido em duas unidades geoambientais distintas, a Planície Litorânea e os Baixos Planaltos Costeiros, as quais, somadas ao clima e à interferência antrópica intensificam os processos erosivos já existentes no município. Assim, este artigo analisou a perda de solo no município de Lucena através da Equação Universal de Perda de Solo - EUPS com vistas a identificar as áreas mais propensas à erosão laminar. Os resultados indicaram que a erosão ocorre com maior intensidade na região onde predomina Argissolo Vermelho Amarelo que apresenta moderado a alto grau de erosão. Por fim, foi possível concluir que a utilização integrada da EUPS em ambiente SIG se mostrou uma técnica eficiente para a representação espacial das perdas de solo e a identificação das áreas suscetíveis à erosão laminar no município de Lucena. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2800610.14393/RCG165428006Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 54 (2015): Junho ; 192–204Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 54 (2015): Junho ; 192–204Caminhos de Geografia; v. 16 n. 54 (2015): Junho ; 192–2041678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/28006/16889Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Erika RodriguesSilva, Richarde Marques2022-11-07T19:33:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28006Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-07T19:33:22Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA
title ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA
spellingShingle ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA
Dias, Erika Rodrigues
Processos erosivos
Perda de solo
Sistemas de Informações Geográficas
title_short ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA
title_full ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA
title_fullStr ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA
title_full_unstemmed ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA
title_sort ESTIMATIVA DO RISCO À EROSÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE LUCENA - PARAÍBA
author Dias, Erika Rodrigues
author_facet Dias, Erika Rodrigues
Silva, Richarde Marques
author_role author
author2 Silva, Richarde Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Erika Rodrigues
Silva, Richarde Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Processos erosivos
Perda de solo
Sistemas de Informações Geográficas
topic Processos erosivos
Perda de solo
Sistemas de Informações Geográficas
description A perda de solo por erosão é um fenômeno natural da dinâmica do solo, influenciada pelo clima, as propriedades intrínsecas do solo, e a morfologia, podendo ocorrer em todos os ambientes. Em algumas regiões do Brasil, além da susceptibilidade para a erosão, o risco de degradação da erosão do solo é muito maior devido ao clima quente, úmido e sub-úmido.Na Paraíba vários municípios sofrem a ação dos processos erosivos. O município de Lucena, localizado no litoral paraibano, não é diferente. Esse município foi escolhido como área de estudo por estar inserido em duas unidades geoambientais distintas, a Planície Litorânea e os Baixos Planaltos Costeiros, as quais, somadas ao clima e à interferência antrópica intensificam os processos erosivos já existentes no município. Assim, este artigo analisou a perda de solo no município de Lucena através da Equação Universal de Perda de Solo - EUPS com vistas a identificar as áreas mais propensas à erosão laminar. Os resultados indicaram que a erosão ocorre com maior intensidade na região onde predomina Argissolo Vermelho Amarelo que apresenta moderado a alto grau de erosão. Por fim, foi possível concluir que a utilização integrada da EUPS em ambiente SIG se mostrou uma técnica eficiente para a representação espacial das perdas de solo e a identificação das áreas suscetíveis à erosão laminar no município de Lucena. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/28006
10.14393/RCG165428006
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/28006
identifier_str_mv 10.14393/RCG165428006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/28006/16889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 54 (2015): Junho ; 192–204
Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 54 (2015): Junho ; 192–204
Caminhos de Geografia; v. 16 n. 54 (2015): Junho ; 192–204
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015125467136