PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dictoro, Vinicius Perez
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hanai, Frederico Yuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/46307
Resumo: A percepção ambiental pode ser aplicada para uma tomada de consciência e decisão sobre as ações humanas e o meio ambiente, sendo caracterizada pelo ato de perceber o ambiente, visando sua proteção e valorização. As comunidades ribeirinhas, por possuírem uma maior dependência, contato e proximidade com os recursos naturais, sofrem e percebem os impactos ambientais muito mais rapidamente do que as sociedades modernas, que não dependem diretamente dos recursos naturais para sua subsistência. Esse artigo identificou e analisou, por meio da percepção ambiental de moradores próximos do rio São Francisco, impactos socioambientais que vem ocorrendo na região de Pirapora-MG. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a técnica de entrevistas, sendo analisadas pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC). Dessa forma, foram identificadas e analisadas nove distintas categorias de impactos socioambientais, baseadas nos saberes tradicionais e na compreensão das percepções ambientais sobre a água de seus moradores locais. Atualmente, devido as atuais condições dos recursos naturais, as atividades humanas devem-se integrar da melhor maneira possível com a questão ambiental, evitando novos impactos ambientais e eventos críticos que alteram a forma de vida de muitas pessoas. Considera-se também que é necessário se pensar em medidas estratégicas para o combate dos principais impactos que degradam o rio São Francisco, aprimorando a gestão para a tomada de decisão.
id UFPR-11_ee646c0661d272cf91bfbdf9eba88413
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/46307
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.Geografia; Região Geográfica; Espaço GeográficoA percepção ambiental pode ser aplicada para uma tomada de consciência e decisão sobre as ações humanas e o meio ambiente, sendo caracterizada pelo ato de perceber o ambiente, visando sua proteção e valorização. As comunidades ribeirinhas, por possuírem uma maior dependência, contato e proximidade com os recursos naturais, sofrem e percebem os impactos ambientais muito mais rapidamente do que as sociedades modernas, que não dependem diretamente dos recursos naturais para sua subsistência. Esse artigo identificou e analisou, por meio da percepção ambiental de moradores próximos do rio São Francisco, impactos socioambientais que vem ocorrendo na região de Pirapora-MG. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a técnica de entrevistas, sendo analisadas pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC). Dessa forma, foram identificadas e analisadas nove distintas categorias de impactos socioambientais, baseadas nos saberes tradicionais e na compreensão das percepções ambientais sobre a água de seus moradores locais. Atualmente, devido as atuais condições dos recursos naturais, as atividades humanas devem-se integrar da melhor maneira possível com a questão ambiental, evitando novos impactos ambientais e eventos críticos que alteram a forma de vida de muitas pessoas. Considera-se também que é necessário se pensar em medidas estratégicas para o combate dos principais impactos que degradam o rio São Francisco, aprimorando a gestão para a tomada de decisão.UFPRCAPESDictoro, Vinicius PerezHanai, Frederico Yuri2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/4630710.5380/raega.v40i0.46307RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 40 (2017); 195-210RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 40 (2017); 195-2102177-27381516-413610.5380/raega.v40i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/46307/32975https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/46307/33140Direitos autorais 2017 Raega - O Espaço Geográfico em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-24T19:35:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/46307Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2017-08-24T19:35:03Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.
title PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.
spellingShingle PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.
Dictoro, Vinicius Perez
Geografia; Região Geográfica; Espaço Geográfico
title_short PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.
title_full PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.
title_fullStr PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.
title_sort PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO COM MORADORES DO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRAPORA-MG.
author Dictoro, Vinicius Perez
author_facet Dictoro, Vinicius Perez
Hanai, Frederico Yuri
author_role author
author2 Hanai, Frederico Yuri
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Dictoro, Vinicius Perez
Hanai, Frederico Yuri
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Região Geográfica; Espaço Geográfico
topic Geografia; Região Geográfica; Espaço Geográfico
description A percepção ambiental pode ser aplicada para uma tomada de consciência e decisão sobre as ações humanas e o meio ambiente, sendo caracterizada pelo ato de perceber o ambiente, visando sua proteção e valorização. As comunidades ribeirinhas, por possuírem uma maior dependência, contato e proximidade com os recursos naturais, sofrem e percebem os impactos ambientais muito mais rapidamente do que as sociedades modernas, que não dependem diretamente dos recursos naturais para sua subsistência. Esse artigo identificou e analisou, por meio da percepção ambiental de moradores próximos do rio São Francisco, impactos socioambientais que vem ocorrendo na região de Pirapora-MG. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a técnica de entrevistas, sendo analisadas pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC). Dessa forma, foram identificadas e analisadas nove distintas categorias de impactos socioambientais, baseadas nos saberes tradicionais e na compreensão das percepções ambientais sobre a água de seus moradores locais. Atualmente, devido as atuais condições dos recursos naturais, as atividades humanas devem-se integrar da melhor maneira possível com a questão ambiental, evitando novos impactos ambientais e eventos críticos que alteram a forma de vida de muitas pessoas. Considera-se também que é necessário se pensar em medidas estratégicas para o combate dos principais impactos que degradam o rio São Francisco, aprimorando a gestão para a tomada de decisão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/46307
10.5380/raega.v40i0.46307
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/46307
identifier_str_mv 10.5380/raega.v40i0.46307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/46307/32975
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/46307/33140
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Raega - O Espaço Geográfico em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 40 (2017); 195-210
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 40 (2017); 195-210
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v40i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712044941836288