Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZARA, Júlia Vidigal
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MELLO, Heliana Ribeiro de, PAIXÃO, Crysttian Arantes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABRALIN (Online)
Texto Completo: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1278
Resumo: Este estudo investigou a sensibilidade de aprendizes brasileiros de inglês aos seguintes fatores que influenciam a alternância dativa do inglês: pronominalidade, animacidade, acessibilidade discursiva e extensão dos argumentos recipiente e tema. Utilizando a metodologia da Linguística de Corpus (MCENERY & HARDIE 2012), nossa investigação baseou-se na análise de produções escritas e orais de falantes de inglês/L1 e da interlíngua português/ inglês extraídas de 4 corpora. Os resultados obtidos por meio dessa análise indicam que brasileiros aprendizes de inglês de níveis intermediário e avançado são capazes não somente de adquirir as construções dativas do inglês, mas também de selecioná-las em seus contextos preferenciais de uso. 
id UFPR-12_d71a4062944f919219590aadc9b6e920
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1278
network_acronym_str UFPR-12
network_name_str Revista da ABRALIN (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês Este estudo investigou a sensibilidade de aprendizes brasileiros de inglês aos seguintes fatores que influenciam a alternância dativa do inglês: pronominalidade, animacidade, acessibilidade discursiva e extensão dos argumentos recipiente e tema. Utilizando a metodologia da Linguística de Corpus (MCENERY & HARDIE 2012), nossa investigação baseou-se na análise de produções escritas e orais de falantes de inglês/L1 e da interlíngua português/ inglês extraídas de 4 corpora. Os resultados obtidos por meio dessa análise indicam que brasileiros aprendizes de inglês de níveis intermediário e avançado são capazes não somente de adquirir as construções dativas do inglês, mas também de selecioná-las em seus contextos preferenciais de uso.  Associação Brasileira de Linguística2017-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares - Demanda contínuaapplication/pdftext/xmlhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1278Revista da ABRALIN; V. 15, N. 3 (2016)Revista da ABRALIN; V. 15, N. 3 (2016)0102-7158reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1278/1201https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1278/2384Copyright (c) 2017 Revista da ABRALINinfo:eu-repo/semantics/openAccessZARA, Júlia VidigalMELLO, Heliana Ribeiro dePAIXÃO, Crysttian Arantes2021-08-06T19:49:42Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1278Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2021-08-06T19:49:42Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês
title Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês
spellingShingle Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês
ZARA, Júlia Vidigal
title_short Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês
title_full Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês
title_fullStr Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês
title_full_unstemmed Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês
title_sort Aprendizes brasileiros de inglês e sua sensibilidade aos contextos preferenciais de uso das construções dativas do inglês
author ZARA, Júlia Vidigal
author_facet ZARA, Júlia Vidigal
MELLO, Heliana Ribeiro de
PAIXÃO, Crysttian Arantes
author_role author
author2 MELLO, Heliana Ribeiro de
PAIXÃO, Crysttian Arantes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZARA, Júlia Vidigal
MELLO, Heliana Ribeiro de
PAIXÃO, Crysttian Arantes
description Este estudo investigou a sensibilidade de aprendizes brasileiros de inglês aos seguintes fatores que influenciam a alternância dativa do inglês: pronominalidade, animacidade, acessibilidade discursiva e extensão dos argumentos recipiente e tema. Utilizando a metodologia da Linguística de Corpus (MCENERY & HARDIE 2012), nossa investigação baseou-se na análise de produções escritas e orais de falantes de inglês/L1 e da interlíngua português/ inglês extraídas de 4 corpora. Os resultados obtidos por meio dessa análise indicam que brasileiros aprendizes de inglês de níveis intermediário e avançado são capazes não somente de adquirir as construções dativas do inglês, mas também de selecioná-las em seus contextos preferenciais de uso. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares - Demanda contínua
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1278
url https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1278/1201
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1278/2384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ABRALIN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ABRALIN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABRALIN; V. 15, N. 3 (2016)
Revista da ABRALIN; V. 15, N. 3 (2016)
0102-7158
reponame:Revista da ABRALIN (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da ABRALIN (Online)
collection Revista da ABRALIN (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv rkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org
_version_ 1798329770190045184