Estrategias de processamento de insumo e a alternancia das formas dativas em ingles
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602340 |
Resumo: | Orientador: Linda Gentry El-Dash |
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Estrategias de processamento de insumo e a alternancia das formas dativas em inglesInput processing strategies and the dative alternationModelo de acesso plenoGramaticalidade (Linguistica) - Testes de julgamentoLingua inglesa - Alternancia das formas dativas (Linguistica)Lingua inglesa - Processamento de insumo (Linguistica)Lingua inglesa - Instrução para processamento de insumo (Linguistica)Full transfer, full access modelGrammaticality (Linguistics), judgment testsEnglish language, dative alternation (Linguistics)English language, input processing (Linguistics)English language, input processing instruction (Linguistics)Orientador: Linda Gentry El-DashDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo realizou uma descrição de um fenômeno lingüístico chamado alternância das formas dativas em inglês (dative alternation) e verificou, através de um teste de julgamento de gramaticalidade, se professores e alunos brasileiros de inglês têm conhecimento implícito ou explícito acerca deste fenômeno. Comparando a intuição de nativos americanos com a intuição de alunos e professores brasileiros, chegou-se à conclusão de que nem os professores nem os alunos possuem esse conhecimento. A partir desses resultados foram realizadas intervenções em sala de aula com o intuito de fazer com que aprendizes de inglês de nível intermediário adquirissem a alternância das formas dativas. Essas intervenções foram baseadas em processamento de insumo e instrução para processamento (como formulados por VanPatten, 1993,1996) e tiveram um design de pré-teste/pós-teste. As análises estatísticas desse segundo experimento ¿ intervenção ¿ mostraram, com uma diferença significativa ao nível de 5%, que o grupo que sofreu o tratamento baseado em instrução para processamento de insumo aprendeu a alternância das formas dativas apenas no nível imediato, já que essa aprendizagem se perdeu depois de passado um mês. As análises estatísticas referentes ao grupo que sofreu um tratamento baseado numa abordagem tradicional indicaram que não houve aprendizagem imediata estatisticamente relevante. Essas análises também apontaram, com uma diferença significativa ao nível de 10%, para a perda do conhecimento, estatisticamente não significativo, adquirido na intervenção. O conhecimento do grupo de controle ¿ aquele que não sofreu nenhum tipo de tratamento ¿ se manteve o mesmo durante o período da pesquisa. Evidenciou-se, assim, que, pelo menos para esse tipo de estrutura, a Instrução para Processamento de Insumo surtiu um efeito apenas imediato, que não durou muito tempo. Essa descoberta é interessante, pois se pode imaginar o motivo pelo qual isso tenha ocorrido e conseqüentemente se especular acerca daquilo que pode ser feito para se evitar a perda do conhecimento adquirido na intervençãoAbstract: This study was designed to describe a linguistic phenomenon in English known as dative alternation. A grammaticality judgment task was used to ascertain whether Brazilian teachers and learners of English have any knowledge of that phenomenon, either implicit or explicit. When the intuition of native Americans was compared with that of Brazilian teachers and learners, it was attested that neither the teachers nor the students possess that kind of knowledge. Based on these results, two kinds of classroom intervention were carried out in an attempt to investigate the acquisition of the possession constraint underlying dative alternation by intermediate level English students. These interventions, based on input processing and processing instruction (as formulated by VanPatten, 1993, 1996), involved a pre-test/post-test design. The statistical analysis of this experiment showed, with a level of significance of 5%, that the group submitted to processing instruction learned the restriction underlying dative alternation, but only in the short term, since this learning was lost after a month. The statistical analysis of the group submitted to a treatment involving a traditional approach did not reveal any statistically significant kind of short term learning. Although the analysis suggested, with a level of significance of 10%, that any knowledge acquired during intervention was lost. The knowledge of dative alternation of the control group ¿ a group which did not undergo any kind of treatment ¿ remained unaltered. Thus, it was demonstrated that, at least for this kind of structure, processing instruction had only a short term effect, which did not last as long as a month. These findings are interesting because one may wonder why this happened and, consequently, speculate about what can be done in order to avoid the loss of the knowledge acquired through the processing instruction interventionMestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]El-Dash, Linda Gentry, 1946-Kato, Mary AizawaDoi, Elza TaekoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSousa, Denilson Amade, 1980-20062006-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf100p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602340SOUSA, Denilson Amade. Estrategias de processamento de insumo e a alternancia das formas dativas em ingles. 2006. 100p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602340. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364831porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:28:58Zoai::364831Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:28:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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