A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Luciana de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABRALIN (Online)
Texto Completo: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328
Resumo: This article, a fragment of a doctoral research, investigates the use of virtual learning environment (VLE) as a space for interaction and collaboration for teachers in training and aims at pointing out which evidence of the conditions for complex emergency, proposed by Davis and Simmt (2003) and Davis and Sumara (2006), exist in the interactions. The complexity perspective is adopted for data analysis. The study has characteristics of a qualitative research and virtual ethnography (HINE, 2000). The data shows that the conditions for complex emergency were observed in the investigated group, in an interrelated way, contributing to stability, coherence and balance of the system.
id UFPR-12_d7bf16474669fb348782fd061e70e7f0
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1328
network_acronym_str UFPR-12
network_name_str Revista da ABRALIN (Online)
repository_id_str
spelling A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtualambientes virtuais; emergência complexa; etnografia virtual; formação de professoresThis article, a fragment of a doctoral research, investigates the use of virtual learning environment (VLE) as a space for interaction and collaboration for teachers in training and aims at pointing out which evidence of the conditions for complex emergency, proposed by Davis and Simmt (2003) and Davis and Sumara (2006), exist in the interactions. The complexity perspective is adopted for data analysis. The study has characteristics of a qualitative research and virtual ethnography (HINE, 2000). The data shows that the conditions for complex emergency were observed in the investigated group, in an interrelated way, contributing to stability, coherence and balance of the system.O presente artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, investiga o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como espaço de interação e colaboração para professores em formação. Seu propósito é apontar quais indícios das condições para emergência complexa propostas por Davis e Simmt (2003) e Davis e Sumara (2006) existem nas interações ocorridas. A perspectiva da Complexidade é adotada para a análise dos dados. O estudo constituiu-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de orientação etnográfica virtual (HINE, 2000). Os dados revelam que as condições para emergência complexa foram observadas no grupo investigado e se apresentam de forma inter-relacionada, contribuindo para que o sistema se mantenha estável, coerente e equilibrado.Associação Brasileira de Linguística2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/132810.25189/rabralin.v18i1.1328Revista da ABRALIN; V. 18, N. 1 (2019)Revista da ABRALIN; V. 18, N. 1 (2019)0102-715810.25189/rabralin.v18i1reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328/1273https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328/1275Copyright (c) 2019 Luciana de Oliveira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Luciana de Oliveira2021-03-25T12:33:17Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1328Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2021-03-25T12:33:17Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual
title A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual
spellingShingle A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual
SILVA, Luciana de Oliveira
ambientes virtuais; emergência complexa; etnografia virtual; formação de professores
title_short A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual
title_full A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual
title_fullStr A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual
title_full_unstemmed A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual
title_sort A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual
author SILVA, Luciana de Oliveira
author_facet SILVA, Luciana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Luciana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv ambientes virtuais; emergência complexa; etnografia virtual; formação de professores
topic ambientes virtuais; emergência complexa; etnografia virtual; formação de professores
description This article, a fragment of a doctoral research, investigates the use of virtual learning environment (VLE) as a space for interaction and collaboration for teachers in training and aims at pointing out which evidence of the conditions for complex emergency, proposed by Davis and Simmt (2003) and Davis and Sumara (2006), exist in the interactions. The complexity perspective is adopted for data analysis. The study has characteristics of a qualitative research and virtual ethnography (HINE, 2000). The data shows that the conditions for complex emergency were observed in the investigated group, in an interrelated way, contributing to stability, coherence and balance of the system.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328
10.25189/rabralin.v18i1.1328
url https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328
identifier_str_mv 10.25189/rabralin.v18i1.1328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328/1273
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328/1275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luciana de Oliveira Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luciana de Oliveira Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABRALIN; V. 18, N. 1 (2019)
Revista da ABRALIN; V. 18, N. 1 (2019)
0102-7158
10.25189/rabralin.v18i1
reponame:Revista da ABRALIN (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da ABRALIN (Online)
collection Revista da ABRALIN (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv rkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org
_version_ 1798329770247716864