A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABRALIN (Online) |
Texto Completo: | https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328 |
Resumo: | This article, a fragment of a doctoral research, investigates the use of virtual learning environment (VLE) as a space for interaction and collaboration for teachers in training and aims at pointing out which evidence of the conditions for complex emergency, proposed by Davis and Simmt (2003) and Davis and Sumara (2006), exist in the interactions. The complexity perspective is adopted for data analysis. The study has characteristics of a qualitative research and virtual ethnography (HINE, 2000). The data shows that the conditions for complex emergency were observed in the investigated group, in an interrelated way, contributing to stability, coherence and balance of the system. |
id |
UFPR-12_d7bf16474669fb348782fd061e70e7f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1328 |
network_acronym_str |
UFPR-12 |
network_name_str |
Revista da ABRALIN (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtualambientes virtuais; emergência complexa; etnografia virtual; formação de professoresThis article, a fragment of a doctoral research, investigates the use of virtual learning environment (VLE) as a space for interaction and collaboration for teachers in training and aims at pointing out which evidence of the conditions for complex emergency, proposed by Davis and Simmt (2003) and Davis and Sumara (2006), exist in the interactions. The complexity perspective is adopted for data analysis. The study has characteristics of a qualitative research and virtual ethnography (HINE, 2000). The data shows that the conditions for complex emergency were observed in the investigated group, in an interrelated way, contributing to stability, coherence and balance of the system.O presente artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, investiga o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como espaço de interação e colaboração para professores em formação. Seu propósito é apontar quais indícios das condições para emergência complexa propostas por Davis e Simmt (2003) e Davis e Sumara (2006) existem nas interações ocorridas. A perspectiva da Complexidade é adotada para a análise dos dados. O estudo constituiu-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de orientação etnográfica virtual (HINE, 2000). Os dados revelam que as condições para emergência complexa foram observadas no grupo investigado e se apresentam de forma inter-relacionada, contribuindo para que o sistema se mantenha estável, coerente e equilibrado.Associação Brasileira de Linguística2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/132810.25189/rabralin.v18i1.1328Revista da ABRALIN; V. 18, N. 1 (2019)Revista da ABRALIN; V. 18, N. 1 (2019)0102-715810.25189/rabralin.v18i1reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328/1273https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328/1275Copyright (c) 2019 Luciana de Oliveira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Luciana de Oliveira2021-03-25T12:33:17Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/1328Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2021-03-25T12:33:17Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual |
title |
A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual |
spellingShingle |
A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual SILVA, Luciana de Oliveira ambientes virtuais; emergência complexa; etnografia virtual; formação de professores |
title_short |
A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual |
title_full |
A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual |
title_fullStr |
A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual |
title_full_unstemmed |
A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual |
title_sort |
A emergência complexa nas interações de um grupo de professores em formação em ambiente virtual |
author |
SILVA, Luciana de Oliveira |
author_facet |
SILVA, Luciana de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Luciana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ambientes virtuais; emergência complexa; etnografia virtual; formação de professores |
topic |
ambientes virtuais; emergência complexa; etnografia virtual; formação de professores |
description |
This article, a fragment of a doctoral research, investigates the use of virtual learning environment (VLE) as a space for interaction and collaboration for teachers in training and aims at pointing out which evidence of the conditions for complex emergency, proposed by Davis and Simmt (2003) and Davis and Sumara (2006), exist in the interactions. The complexity perspective is adopted for data analysis. The study has characteristics of a qualitative research and virtual ethnography (HINE, 2000). The data shows that the conditions for complex emergency were observed in the investigated group, in an interrelated way, contributing to stability, coherence and balance of the system. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328 10.25189/rabralin.v18i1.1328 |
url |
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328 |
identifier_str_mv |
10.25189/rabralin.v18i1.1328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328/1273 https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1328/1275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciana de Oliveira Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciana de Oliveira Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Linguística |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Linguística |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABRALIN; V. 18, N. 1 (2019) Revista da ABRALIN; V. 18, N. 1 (2019) 0102-7158 10.25189/rabralin.v18i1 reponame:Revista da ABRALIN (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista da ABRALIN (Online) |
collection |
Revista da ABRALIN (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org |
_version_ |
1798329770247716864 |