A advocacia pública como intérprete constitucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limberger, Têmis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Vinícius dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigações Constitucionais
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/84332
Resumo: O presente estudo busca investigar as potencialidades da Advocacia Pública como intérprete constitucional e como sujeito ativo na concretização de direitos fundamentais. Partindo do advento das Constituições como eixo de validade do ordenamento jurídico e da crescente judicialização a que esse novo paradigma conduziu, aborda algumas das críticas a esse fenômeno, tais como a baixa eficiência do sistema em relação aos investimentos adotados e o possível déficit democrático dessas intervenções. Diante desse panorama, o trabalho se propõe a revisitar o tema da Jurisdição Constitucional e a necessidade de sua abertura, resgatando, após essas considerações, a Advocacia Pública como intérprete constitucional, por meio de uma breve incursão histórica no mundo e no Brasil e ressignificando a sua inclusão como Função Essencial à Justiça na Constituição Federal de 1988. Desvelando a sua relação com o Poder Executivo e sua missão de defesa do Estado e da sociedade, apresenta, por fim, a figura dos advogados públicos como possíveis intérpretes constitucionais e materializadores dos direitos fundamentais, por meio do exercício hermeneuticamente fundamentado e estruturalmente autônomo do poder que lhes foi constitucionalmente atribuído.
id UFPR-14_cac26ba2b6e2ca9958fbdec98439d2ef
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/84332
network_acronym_str UFPR-14
network_name_str Revista de Investigações Constitucionais
repository_id_str
spelling A advocacia pública como intérprete constitucionalDireito Constitucional, Jurisdição Constitucionaljurisdição constitucional; advocacia pública; intérprete constitucional; concretização de direitos fundamentais; sociedade aberta.O presente estudo busca investigar as potencialidades da Advocacia Pública como intérprete constitucional e como sujeito ativo na concretização de direitos fundamentais. Partindo do advento das Constituições como eixo de validade do ordenamento jurídico e da crescente judicialização a que esse novo paradigma conduziu, aborda algumas das críticas a esse fenômeno, tais como a baixa eficiência do sistema em relação aos investimentos adotados e o possível déficit democrático dessas intervenções. Diante desse panorama, o trabalho se propõe a revisitar o tema da Jurisdição Constitucional e a necessidade de sua abertura, resgatando, após essas considerações, a Advocacia Pública como intérprete constitucional, por meio de uma breve incursão histórica no mundo e no Brasil e ressignificando a sua inclusão como Função Essencial à Justiça na Constituição Federal de 1988. Desvelando a sua relação com o Poder Executivo e sua missão de defesa do Estado e da sociedade, apresenta, por fim, a figura dos advogados públicos como possíveis intérpretes constitucionais e materializadores dos direitos fundamentais, por meio do exercício hermeneuticamente fundamentado e estruturalmente autônomo do poder que lhes foi constitucionalmente atribuído.NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPRLimberger, TêmisRodrigues, Vinícius dos Santos2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/8433210.5380/rinc.v9i1.84332Revista de Investigações Constitucionais; v. 9, n. 1 (2022): janeiro/abril; 173-200Revista de Investigações Constitucionais; v. 9, n. 1 (2022): janeiro/abril; 173-200Revista de Investigações Constitucionais; v. 9, n. 1 (2022): janeiro/abril; 173-2002359-563910.5380/rinc.v9i1reponame:Revista de Investigações Constitucionaisinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/84332/46833Direitos autorais 2022 Têmis Limberger, Vinícius dos Santos Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-25T11:14:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/84332Revistahttps://revistas.ufpr.br/rincPUBhttps://revistas.ufpr.br/rinc/oairevista@ninc.com.br||2359-56392359-5639opendoar:2022-12-25T11:14:04Revista de Investigações Constitucionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A advocacia pública como intérprete constitucional
title A advocacia pública como intérprete constitucional
spellingShingle A advocacia pública como intérprete constitucional
Limberger, Têmis
Direito Constitucional, Jurisdição Constitucional
jurisdição constitucional; advocacia pública; intérprete constitucional; concretização de direitos fundamentais; sociedade aberta.
title_short A advocacia pública como intérprete constitucional
title_full A advocacia pública como intérprete constitucional
title_fullStr A advocacia pública como intérprete constitucional
title_full_unstemmed A advocacia pública como intérprete constitucional
title_sort A advocacia pública como intérprete constitucional
author Limberger, Têmis
author_facet Limberger, Têmis
Rodrigues, Vinícius dos Santos
author_role author
author2 Rodrigues, Vinícius dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Limberger, Têmis
Rodrigues, Vinícius dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Constitucional, Jurisdição Constitucional
jurisdição constitucional; advocacia pública; intérprete constitucional; concretização de direitos fundamentais; sociedade aberta.
topic Direito Constitucional, Jurisdição Constitucional
jurisdição constitucional; advocacia pública; intérprete constitucional; concretização de direitos fundamentais; sociedade aberta.
description O presente estudo busca investigar as potencialidades da Advocacia Pública como intérprete constitucional e como sujeito ativo na concretização de direitos fundamentais. Partindo do advento das Constituições como eixo de validade do ordenamento jurídico e da crescente judicialização a que esse novo paradigma conduziu, aborda algumas das críticas a esse fenômeno, tais como a baixa eficiência do sistema em relação aos investimentos adotados e o possível déficit democrático dessas intervenções. Diante desse panorama, o trabalho se propõe a revisitar o tema da Jurisdição Constitucional e a necessidade de sua abertura, resgatando, após essas considerações, a Advocacia Pública como intérprete constitucional, por meio de uma breve incursão histórica no mundo e no Brasil e ressignificando a sua inclusão como Função Essencial à Justiça na Constituição Federal de 1988. Desvelando a sua relação com o Poder Executivo e sua missão de defesa do Estado e da sociedade, apresenta, por fim, a figura dos advogados públicos como possíveis intérpretes constitucionais e materializadores dos direitos fundamentais, por meio do exercício hermeneuticamente fundamentado e estruturalmente autônomo do poder que lhes foi constitucionalmente atribuído.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/84332
10.5380/rinc.v9i1.84332
url https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/84332
identifier_str_mv 10.5380/rinc.v9i1.84332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rinc/article/view/84332/46833
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Têmis Limberger, Vinícius dos Santos Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Têmis Limberger, Vinícius dos Santos Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR
publisher.none.fl_str_mv NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigações Constitucionais; v. 9, n. 1 (2022): janeiro/abril; 173-200
Revista de Investigações Constitucionais; v. 9, n. 1 (2022): janeiro/abril; 173-200
Revista de Investigações Constitucionais; v. 9, n. 1 (2022): janeiro/abril; 173-200
2359-5639
10.5380/rinc.v9i1
reponame:Revista de Investigações Constitucionais
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Investigações Constitucionais
collection Revista de Investigações Constitucionais
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigações Constitucionais - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revista@ninc.com.br||
_version_ 1797174658668167168