CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Adriane Stefanny Rocha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Jéssica Gomes da, Ferreira, Cecilia Rafaela Salles, Pena, José Luis da Cunha, Santos, Kaila Correa, Pena, Laidiane Dantas Soares, Pena, Francineide Pereira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412
Resumo: Objetivo: construir e validar tecnologia educacional sobre insulinoterapia para práticas educativas de profissionais de saúde. Método: estudo metodológico realizado em três etapas: construção, entre os meses de maio a setembro de 2019; e validação de conteúdo e validação de aparência, agosto de 2020 a agosto de 2021, em Universidade Pública do Amapá, Brasil. A validação de conteúdo e a validação de aparências foram realizadas em etapas únicas com 16 profissionais da área da saúde e com cinco profissionais de outras áreas respectivamente. Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada álbum seriado sobre Insulinoterapia, estando disponível no formato impresso. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,91 e Índice de Validade de Aparência de 1,00. Conclusão: a tecnologia foi validada e pode ser utilizada por profissionais de saúde da atenção primária em práticas educativas em saúde, com vistas à promoção de ensino-aprendizagem sobre o uso de insulina, beneficiando o processo de cuidado e comunicação na atenção à saúde.
id UFPR-15_2bf46ebaf19441b2000347cb5cc94fd0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/85412
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO: Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde.Objetivo: construir e validar tecnologia educacional sobre insulinoterapia para práticas educativas de profissionais de saúde. Método: estudo metodológico realizado em três etapas: construção, entre os meses de maio a setembro de 2019; e validação de conteúdo e validação de aparência, agosto de 2020 a agosto de 2021, em Universidade Pública do Amapá, Brasil. A validação de conteúdo e a validação de aparências foram realizadas em etapas únicas com 16 profissionais da área da saúde e com cinco profissionais de outras áreas respectivamente. Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada álbum seriado sobre Insulinoterapia, estando disponível no formato impresso. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,91 e Índice de Validade de Aparência de 1,00. Conclusão: a tecnologia foi validada e pode ser utilizada por profissionais de saúde da atenção primária em práticas educativas em saúde, com vistas à promoção de ensino-aprendizagem sobre o uso de insulina, beneficiando o processo de cuidado e comunicação na atenção à saúde.Federal University of ParanáRibeiro, Adriane Stefanny RochaSilva, Jéssica Gomes daFerreira, Cecilia Rafaela SallesPena, José Luis da CunhaSantos, Kaila CorreaPena, Laidiane Dantas SoaresPena, Francineide Pereira da Silva2023-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8541210.1590/ce.v28i0.85412Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52618https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52620https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52621https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52623https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52624https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52625https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/53775https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/53776https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/54986https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/55387https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/55388https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56020https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56063https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56098https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56099https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56250https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56251https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56252Direitos autorais 2023 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/85412Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO
title CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO
spellingShingle CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO
Ribeiro, Adriane Stefanny Rocha
: Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde.
title_short CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO
title_full CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO
title_fullStr CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO
title_sort CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO
author Ribeiro, Adriane Stefanny Rocha
author_facet Ribeiro, Adriane Stefanny Rocha
Silva, Jéssica Gomes da
Ferreira, Cecilia Rafaela Salles
Pena, José Luis da Cunha
Santos, Kaila Correa
Pena, Laidiane Dantas Soares
Pena, Francineide Pereira da Silva
author_role author
author2 Silva, Jéssica Gomes da
Ferreira, Cecilia Rafaela Salles
Pena, José Luis da Cunha
Santos, Kaila Correa
Pena, Laidiane Dantas Soares
Pena, Francineide Pereira da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Adriane Stefanny Rocha
Silva, Jéssica Gomes da
Ferreira, Cecilia Rafaela Salles
Pena, José Luis da Cunha
Santos, Kaila Correa
Pena, Laidiane Dantas Soares
Pena, Francineide Pereira da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv : Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde.
topic : Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde.
description Objetivo: construir e validar tecnologia educacional sobre insulinoterapia para práticas educativas de profissionais de saúde. Método: estudo metodológico realizado em três etapas: construção, entre os meses de maio a setembro de 2019; e validação de conteúdo e validação de aparência, agosto de 2020 a agosto de 2021, em Universidade Pública do Amapá, Brasil. A validação de conteúdo e a validação de aparências foram realizadas em etapas únicas com 16 profissionais da área da saúde e com cinco profissionais de outras áreas respectivamente. Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada álbum seriado sobre Insulinoterapia, estando disponível no formato impresso. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,91 e Índice de Validade de Aparência de 1,00. Conclusão: a tecnologia foi validada e pode ser utilizada por profissionais de saúde da atenção primária em práticas educativas em saúde, com vistas à promoção de ensino-aprendizagem sobre o uso de insulina, beneficiando o processo de cuidado e comunicação na atenção à saúde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-30
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412
10.1590/ce.v28i0.85412
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412
identifier_str_mv 10.1590/ce.v28i0.85412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52618
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52620
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52621
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52623
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52624
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52625
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/53775
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/53776
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/54986
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/55387
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/55388
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56020
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56063
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56098
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56099
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56250
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56251
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56252
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)
2176-9133
1414-8536
10.1590/ce.v28i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068290198077440