CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412 |
Resumo: | Objetivo: construir e validar tecnologia educacional sobre insulinoterapia para práticas educativas de profissionais de saúde. Método: estudo metodológico realizado em três etapas: construção, entre os meses de maio a setembro de 2019; e validação de conteúdo e validação de aparência, agosto de 2020 a agosto de 2021, em Universidade Pública do Amapá, Brasil. A validação de conteúdo e a validação de aparências foram realizadas em etapas únicas com 16 profissionais da área da saúde e com cinco profissionais de outras áreas respectivamente. Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada álbum seriado sobre Insulinoterapia, estando disponível no formato impresso. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,91 e Índice de Validade de Aparência de 1,00. Conclusão: a tecnologia foi validada e pode ser utilizada por profissionais de saúde da atenção primária em práticas educativas em saúde, com vistas à promoção de ensino-aprendizagem sobre o uso de insulina, beneficiando o processo de cuidado e comunicação na atenção à saúde. |
id |
UFPR-15_2bf46ebaf19441b2000347cb5cc94fd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/85412 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO: Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde.Objetivo: construir e validar tecnologia educacional sobre insulinoterapia para práticas educativas de profissionais de saúde. Método: estudo metodológico realizado em três etapas: construção, entre os meses de maio a setembro de 2019; e validação de conteúdo e validação de aparência, agosto de 2020 a agosto de 2021, em Universidade Pública do Amapá, Brasil. A validação de conteúdo e a validação de aparências foram realizadas em etapas únicas com 16 profissionais da área da saúde e com cinco profissionais de outras áreas respectivamente. Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada álbum seriado sobre Insulinoterapia, estando disponível no formato impresso. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,91 e Índice de Validade de Aparência de 1,00. Conclusão: a tecnologia foi validada e pode ser utilizada por profissionais de saúde da atenção primária em práticas educativas em saúde, com vistas à promoção de ensino-aprendizagem sobre o uso de insulina, beneficiando o processo de cuidado e comunicação na atenção à saúde.Federal University of ParanáRibeiro, Adriane Stefanny RochaSilva, Jéssica Gomes daFerreira, Cecilia Rafaela SallesPena, José Luis da CunhaSantos, Kaila CorreaPena, Laidiane Dantas SoaresPena, Francineide Pereira da Silva2023-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8541210.1590/ce.v28i0.85412Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023)2176-91331414-853610.1590/ce.v28i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52618https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52620https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52621https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52623https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52624https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52625https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/53775https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/53776https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/54986https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/55387https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/55388https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56020https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56063https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56098https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56099https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56250https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56251https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56252Direitos autorais 2023 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T17:30:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/85412Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2023-12-14T17:30:38Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO |
title |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO Ribeiro, Adriane Stefanny Rocha : Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde. |
title_short |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO |
title_full |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO |
title_sort |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE INSULINOTERAPIA: ESTUDO METODOLÓGICO |
author |
Ribeiro, Adriane Stefanny Rocha |
author_facet |
Ribeiro, Adriane Stefanny Rocha Silva, Jéssica Gomes da Ferreira, Cecilia Rafaela Salles Pena, José Luis da Cunha Santos, Kaila Correa Pena, Laidiane Dantas Soares Pena, Francineide Pereira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jéssica Gomes da Ferreira, Cecilia Rafaela Salles Pena, José Luis da Cunha Santos, Kaila Correa Pena, Laidiane Dantas Soares Pena, Francineide Pereira da Silva |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Adriane Stefanny Rocha Silva, Jéssica Gomes da Ferreira, Cecilia Rafaela Salles Pena, José Luis da Cunha Santos, Kaila Correa Pena, Laidiane Dantas Soares Pena, Francineide Pereira da Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
: Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde. |
topic |
: Diabetes Mellitus; Insulina; Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde. |
description |
Objetivo: construir e validar tecnologia educacional sobre insulinoterapia para práticas educativas de profissionais de saúde. Método: estudo metodológico realizado em três etapas: construção, entre os meses de maio a setembro de 2019; e validação de conteúdo e validação de aparência, agosto de 2020 a agosto de 2021, em Universidade Pública do Amapá, Brasil. A validação de conteúdo e a validação de aparências foram realizadas em etapas únicas com 16 profissionais da área da saúde e com cinco profissionais de outras áreas respectivamente. Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada álbum seriado sobre Insulinoterapia, estando disponível no formato impresso. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,91 e Índice de Validade de Aparência de 1,00. Conclusão: a tecnologia foi validada e pode ser utilizada por profissionais de saúde da atenção primária em práticas educativas em saúde, com vistas à promoção de ensino-aprendizagem sobre o uso de insulina, beneficiando o processo de cuidado e comunicação na atenção à saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412 10.1590/ce.v28i0.85412 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412 |
identifier_str_mv |
10.1590/ce.v28i0.85412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/85412/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52618 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52620 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52621 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52623 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52624 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/52625 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/53775 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/53776 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/54986 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/55387 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/55388 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56020 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56063 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56098 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56099 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56250 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56251 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/85412/56252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) Cogitare Enfermagem; v. 28 (2023) 2176-9133 1414-8536 10.1590/ce.v28i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068290198077440 |