FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ana Larissa Araujo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sousa, Francisca Georgina Macedo, Silva, Ítalo Rodolfo, Silva, Andréa Cristina Oliveira, Silva, Dennyse Cristina Macedo, Santana, Ewaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25878
Resumo: A funcionalidade familiar caracteriza-se como fio estruturante para a construção de comportamentos de adolescentes. Trata-se de estudo exploratório descritivo e quantitativo, cujo objetivo foi classificar as famílias de adolescentes segundo o APGAR (Adaptation, Participation, Growth, Affection, Resolution) familiar envolvendo 1.035 adolescentes de duas escolas públicas de um estado nordestino. Os dados foram coletados com o apoio do APGAR Familiar, nos horários das aulas, em dia e horários definidos pela direção da escola e analisados por meio da estatística descritiva a partir de banco de dados do Excel. Foram classificadas como funcionais 73,2% das famílias e 26,8% como disfuncionais; a maior satisfação dos adolescentes esteve relacionada às dimensões adaptação e dedicação. Os resultados suscitam desafios para pesquisa e para inserção profissional do enfermeiro em contexto escolar assim como para um trabalho interdisciplinar e em rede no cuidado ao adolescente.
id UFPR-15_3564ab35563cf9891e257426b80e804e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25878
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACHFUNCIONALIDADE DE FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ABORDAGEM DESCRITIVAFUNCIONALIDAD DE FAMILIAS DE ADOLESCENTES DE ESCUELAS PÚBLICAS: UN ABORDAJE DESCRIPTIVONursing; Adolescent; Family.Enfermagem; Adolescência; FamíliaEnfermería; Adolescente; Familia.A funcionalidade familiar caracteriza-se como fio estruturante para a construção de comportamentos de adolescentes. Trata-se de estudo exploratório descritivo e quantitativo, cujo objetivo foi classificar as famílias de adolescentes segundo o APGAR (Adaptation, Participation, Growth, Affection, Resolution) familiar envolvendo 1.035 adolescentes de duas escolas públicas de um estado nordestino. Os dados foram coletados com o apoio do APGAR Familiar, nos horários das aulas, em dia e horários definidos pela direção da escola e analisados por meio da estatística descritiva a partir de banco de dados do Excel. Foram classificadas como funcionais 73,2% das famílias e 26,8% como disfuncionais; a maior satisfação dos adolescentes esteve relacionada às dimensões adaptação e dedicação. Os resultados suscitam desafios para pesquisa e para inserção profissional do enfermeiro em contexto escolar assim como para um trabalho interdisciplinar e em rede no cuidado ao adolescente.La funcionalidad familiar se caracteriza como base estructurante para la construcción de comportamientos de adolescentes. Este es un estudio exploratorio descriptivo y cuantitativo, cuyo objetivo fue clasificar las familias de adolescentes de acuerdo al APGAR (Adaptation, Participation, Growth, Affection, Resolution) familiar involucrando 1.035 adolescentes de dos escuelas públicas de un estado nordestino. Los datos fueron recogidos con el apoyo del APGAR Familiar, en los horarios de las clases, en día y horas definidos por la dirección de la escuela, y analizados por medio de la estadística descriptiva a partir de banco de datos del Excel. Fueron clasificadas como funcionales 73,2% de las familias y 26,8% como disfuncionales; la mayor satisfacción de los adolescentes estuvo relacionada a las dimensiones adaptación y dedicación. Los resultados significan desafíos para investigación y para inserción profesional del enfermero en contexto escolar así como para un trabajo interdisciplinar y en red en el cuidado al adolescente.Family functionality is characterized as a structuring thread for constructing adolescents’ behavior. This is an exploratory, descriptive and quantitative study, whose objective was to classify adolescents’ families according to the Family APGAR (Adaptation, Participation, Growth, Affection, Resolution) involving 1035 adolescents from two state schools in a state in the Brazilian northeast. The data was collected by means of the Family APGAR, during lesson time, on days and at times defined by the school management, and analyzed through descriptive statistics, using an Excel database. 73,2% of the families were described as functional, and 26,8% as dysfunctional; the dimensions adaptation and dedication were related to the adolescents’ greatest satisfaction. The results generate challenges for research, for the professional insertion of the nurse into the school context, as well as for interdisciplinary work and in the adolescent care network.Universidade Federal do ParanáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq)Nogueira, Ana Larissa AraujoSousa, Francisca Georgina MacedoSilva, Ítalo RodolfoSilva, Andréa Cristina OliveiraSilva, Dennyse Cristina MacedoSantana, Ewaldo2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2587810.5380/ce.v17i2.25878Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)2176-91331414-853610.5380/ce.v17i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25878/18450https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25878/11128info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:38:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/25878Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:38:39Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACH
FUNCIONALIDADE DE FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ABORDAGEM DESCRITIVA
FUNCIONALIDAD DE FAMILIAS DE ADOLESCENTES DE ESCUELAS PÚBLICAS: UN ABORDAJE DESCRIPTIVO
title FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACH
spellingShingle FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACH
Nogueira, Ana Larissa Araujo
Nursing; Adolescent; Family.
Enfermagem; Adolescência; Família
Enfermería; Adolescente; Familia.
title_short FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACH
title_full FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACH
title_fullStr FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACH
title_full_unstemmed FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACH
title_sort FUNCTIONALITY OF FAMILIES OF ADOLESCENTS IN STATE SCHOOLS: A DESCRIPTIVE APPROACH
author Nogueira, Ana Larissa Araujo
author_facet Nogueira, Ana Larissa Araujo
Sousa, Francisca Georgina Macedo
Silva, Ítalo Rodolfo
Silva, Andréa Cristina Oliveira
Silva, Dennyse Cristina Macedo
Santana, Ewaldo
author_role author
author2 Sousa, Francisca Georgina Macedo
Silva, Ítalo Rodolfo
Silva, Andréa Cristina Oliveira
Silva, Dennyse Cristina Macedo
Santana, Ewaldo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq)


dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Ana Larissa Araujo
Sousa, Francisca Georgina Macedo
Silva, Ítalo Rodolfo
Silva, Andréa Cristina Oliveira
Silva, Dennyse Cristina Macedo
Santana, Ewaldo
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Nursing; Adolescent; Family.
Enfermagem; Adolescência; Família
Enfermería; Adolescente; Familia.
topic Nursing; Adolescent; Family.
Enfermagem; Adolescência; Família
Enfermería; Adolescente; Familia.
description A funcionalidade familiar caracteriza-se como fio estruturante para a construção de comportamentos de adolescentes. Trata-se de estudo exploratório descritivo e quantitativo, cujo objetivo foi classificar as famílias de adolescentes segundo o APGAR (Adaptation, Participation, Growth, Affection, Resolution) familiar envolvendo 1.035 adolescentes de duas escolas públicas de um estado nordestino. Os dados foram coletados com o apoio do APGAR Familiar, nos horários das aulas, em dia e horários definidos pela direção da escola e analisados por meio da estatística descritiva a partir de banco de dados do Excel. Foram classificadas como funcionais 73,2% das famílias e 26,8% como disfuncionais; a maior satisfação dos adolescentes esteve relacionada às dimensões adaptação e dedicação. Os resultados suscitam desafios para pesquisa e para inserção profissional do enfermeiro em contexto escolar assim como para um trabalho interdisciplinar e em rede no cuidado ao adolescente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25878
10.5380/ce.v17i2.25878
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25878
identifier_str_mv 10.5380/ce.v17i2.25878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25878/18450
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/25878/11128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)
Cogitare Enfermagem; v. 17, n. 2 (2012)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v17i2
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068298840440832