ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Itanna Vytoria Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Josse Maria Melo, Silva, Gilberto Tadeu Reis da, Santos, Jeferson Xavier Pinheiro dos, Santana, Laiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547
Resumo: Objetivo: relatar as experiências dos autores durante o ensino remoto na pós-graduação em Enfermagem e Saúde, frente à pandemia de Coronavírus, sob a perspectiva de Paulo Freire.Método: relato de experiência a partir da observação direta e da participação nas atividades do componente curricular, entre março e junho de 2021, em uma universidade pública no Estado da Bahia (Brasil). Os dados foram registrados em um diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados a partir do processo de ação-reflexão-ação.Resultados: identificaramse três dimensões que descortinaram os horizontes vivenciados no ensino remoto emergencial na perspectiva de buscar a qualificação da educação superior em saúde.Conclusão: observou-se que os diálogos realizados nas aulas remotas perpassaram por desafios e inovações no planejamento e na prática de aula e ressignificaram o processo de caracterização da prática docente. Evidenciou-se uma perspectiva de proporcionar o curso com qualidade, estimulando o processo de ação-reflexão-ação no ensino-aprendizagem.
id UFPR-15_3ca4ed526362273e9815ce09b1fdd872
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/84547
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIREEnfermagem; Ciências da Saúde; Educação superiorEducação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; COVID-19.Objetivo: relatar as experiências dos autores durante o ensino remoto na pós-graduação em Enfermagem e Saúde, frente à pandemia de Coronavírus, sob a perspectiva de Paulo Freire.Método: relato de experiência a partir da observação direta e da participação nas atividades do componente curricular, entre março e junho de 2021, em uma universidade pública no Estado da Bahia (Brasil). Os dados foram registrados em um diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados a partir do processo de ação-reflexão-ação.Resultados: identificaramse três dimensões que descortinaram os horizontes vivenciados no ensino remoto emergencial na perspectiva de buscar a qualificação da educação superior em saúde.Conclusão: observou-se que os diálogos realizados nas aulas remotas perpassaram por desafios e inovações no planejamento e na prática de aula e ressignificaram o processo de caracterização da prática docente. Evidenciou-se uma perspectiva de proporcionar o curso com qualidade, estimulando o processo de ação-reflexão-ação no ensino-aprendizagem.Universidade Federal do ParanáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)CNPq referente à Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ)Serra, Itanna Vytoria SousaLima, Josse Maria MeloSilva, Gilberto Tadeu Reis daSantos, Jeferson Xavier Pinheiro dosSantana, Laiane da Silva2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8454710.5380/ce.v27i0.84547Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51749https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51750https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51751https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/52581https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/52584https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54114https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54208https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54366https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54367https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54368Direitos autorais 2022 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-26T15:57:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/84547Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-09-26T15:57Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
title ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
spellingShingle ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
Serra, Itanna Vytoria Sousa
Enfermagem; Ciências da Saúde; Educação superior
Educação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; COVID-19.
title_short ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
title_full ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
title_fullStr ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
title_full_unstemmed ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
title_sort ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
author Serra, Itanna Vytoria Sousa
author_facet Serra, Itanna Vytoria Sousa
Lima, Josse Maria Melo
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Santos, Jeferson Xavier Pinheiro dos
Santana, Laiane da Silva
author_role author
author2 Lima, Josse Maria Melo
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Santos, Jeferson Xavier Pinheiro dos
Santana, Laiane da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)
CNPq referente à Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ)
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Itanna Vytoria Sousa
Lima, Josse Maria Melo
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Santos, Jeferson Xavier Pinheiro dos
Santana, Laiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Ciências da Saúde; Educação superior
Educação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; COVID-19.
topic Enfermagem; Ciências da Saúde; Educação superior
Educação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; COVID-19.
description Objetivo: relatar as experiências dos autores durante o ensino remoto na pós-graduação em Enfermagem e Saúde, frente à pandemia de Coronavírus, sob a perspectiva de Paulo Freire.Método: relato de experiência a partir da observação direta e da participação nas atividades do componente curricular, entre março e junho de 2021, em uma universidade pública no Estado da Bahia (Brasil). Os dados foram registrados em um diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados a partir do processo de ação-reflexão-ação.Resultados: identificaramse três dimensões que descortinaram os horizontes vivenciados no ensino remoto emergencial na perspectiva de buscar a qualificação da educação superior em saúde.Conclusão: observou-se que os diálogos realizados nas aulas remotas perpassaram por desafios e inovações no planejamento e na prática de aula e ressignificaram o processo de caracterização da prática docente. Evidenciou-se uma perspectiva de proporcionar o curso com qualidade, estimulando o processo de ação-reflexão-ação no ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547
10.5380/ce.v27i0.84547
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547
identifier_str_mv 10.5380/ce.v27i0.84547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51749
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51750
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51751
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/52581
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/52584
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54114
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54208
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54366
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54367
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54368
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v27i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068305215782912