ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547 |
Resumo: | Objetivo: relatar as experiências dos autores durante o ensino remoto na pós-graduação em Enfermagem e Saúde, frente à pandemia de Coronavírus, sob a perspectiva de Paulo Freire.Método: relato de experiência a partir da observação direta e da participação nas atividades do componente curricular, entre março e junho de 2021, em uma universidade pública no Estado da Bahia (Brasil). Os dados foram registrados em um diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados a partir do processo de ação-reflexão-ação.Resultados: identificaramse três dimensões que descortinaram os horizontes vivenciados no ensino remoto emergencial na perspectiva de buscar a qualificação da educação superior em saúde.Conclusão: observou-se que os diálogos realizados nas aulas remotas perpassaram por desafios e inovações no planejamento e na prática de aula e ressignificaram o processo de caracterização da prática docente. Evidenciou-se uma perspectiva de proporcionar o curso com qualidade, estimulando o processo de ação-reflexão-ação no ensino-aprendizagem. |
id |
UFPR-15_3ca4ed526362273e9815ce09b1fdd872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/84547 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIREEnfermagem; Ciências da Saúde; Educação superiorEducação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; COVID-19.Objetivo: relatar as experiências dos autores durante o ensino remoto na pós-graduação em Enfermagem e Saúde, frente à pandemia de Coronavírus, sob a perspectiva de Paulo Freire.Método: relato de experiência a partir da observação direta e da participação nas atividades do componente curricular, entre março e junho de 2021, em uma universidade pública no Estado da Bahia (Brasil). Os dados foram registrados em um diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados a partir do processo de ação-reflexão-ação.Resultados: identificaramse três dimensões que descortinaram os horizontes vivenciados no ensino remoto emergencial na perspectiva de buscar a qualificação da educação superior em saúde.Conclusão: observou-se que os diálogos realizados nas aulas remotas perpassaram por desafios e inovações no planejamento e na prática de aula e ressignificaram o processo de caracterização da prática docente. Evidenciou-se uma perspectiva de proporcionar o curso com qualidade, estimulando o processo de ação-reflexão-ação no ensino-aprendizagem.Universidade Federal do ParanáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)CNPq referente à Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ)Serra, Itanna Vytoria SousaLima, Josse Maria MeloSilva, Gilberto Tadeu Reis daSantos, Jeferson Xavier Pinheiro dosSantana, Laiane da Silva2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/8454710.5380/ce.v27i0.84547Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022)2176-91331414-853610.5380/ce.v27i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51749https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51750https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51751https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/52581https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/52584https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54114https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54208https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54366https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54367https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54368Direitos autorais 2022 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-26T15:57:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/84547Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2022-09-26T15:57Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE |
title |
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE |
spellingShingle |
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE Serra, Itanna Vytoria Sousa Enfermagem; Ciências da Saúde; Educação superior Educação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; COVID-19. |
title_short |
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE |
title_full |
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE |
title_fullStr |
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE |
title_full_unstemmed |
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE |
title_sort |
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE |
author |
Serra, Itanna Vytoria Sousa |
author_facet |
Serra, Itanna Vytoria Sousa Lima, Josse Maria Melo Silva, Gilberto Tadeu Reis da Santos, Jeferson Xavier Pinheiro dos Santana, Laiane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Josse Maria Melo Silva, Gilberto Tadeu Reis da Santos, Jeferson Xavier Pinheiro dos Santana, Laiane da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) CNPq referente à Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, Itanna Vytoria Sousa Lima, Josse Maria Melo Silva, Gilberto Tadeu Reis da Santos, Jeferson Xavier Pinheiro dos Santana, Laiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem; Ciências da Saúde; Educação superior Educação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; COVID-19. |
topic |
Enfermagem; Ciências da Saúde; Educação superior Educação em Enfermagem; Educação Superior; Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; COVID-19. |
description |
Objetivo: relatar as experiências dos autores durante o ensino remoto na pós-graduação em Enfermagem e Saúde, frente à pandemia de Coronavírus, sob a perspectiva de Paulo Freire.Método: relato de experiência a partir da observação direta e da participação nas atividades do componente curricular, entre março e junho de 2021, em uma universidade pública no Estado da Bahia (Brasil). Os dados foram registrados em um diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados a partir do processo de ação-reflexão-ação.Resultados: identificaramse três dimensões que descortinaram os horizontes vivenciados no ensino remoto emergencial na perspectiva de buscar a qualificação da educação superior em saúde.Conclusão: observou-se que os diálogos realizados nas aulas remotas perpassaram por desafios e inovações no planejamento e na prática de aula e ressignificaram o processo de caracterização da prática docente. Evidenciou-se uma perspectiva de proporcionar o curso com qualidade, estimulando o processo de ação-reflexão-ação no ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547 10.5380/ce.v27i0.84547 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v27i0.84547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/84547/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51749 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51750 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/51751 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/52581 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/52584 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54114 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54208 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54366 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54367 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/84547/54368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) Cogitare Enfermagem; v. 27 (2022) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v27i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068305215782912 |