INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280 |
Resumo: | Objetivo: compreender a influência da prática assistencial em enfermagem no trabalho docente.Método: pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com 12 docentes concursados, atuantes nos cursos de graduação e técnico em enfermagem em uma instituição pública de ensino, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2022 por meio da técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Para tratamento dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo Temática de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti.Resultados: emergiram duas categorias: experiência profissional na assistência e cuidar como parte do ensino.Considerações finais: o estudo destaca a relevância da prática assistencial na formação docente em enfermagem e alerta sobre os riscos de transferir o cuidado assistencial para a sala de aula, visando preservar o processo de trabalho do docente e a formação de profissionais na área. |
id |
UFPR-15_3cffa3bc194950e8a7142a1aa6c36ed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/92280 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTEEducação em enfermagem; Assistência de enfermagem; Docente de enfermagemPrática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante.Objetivo: compreender a influência da prática assistencial em enfermagem no trabalho docente.Método: pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com 12 docentes concursados, atuantes nos cursos de graduação e técnico em enfermagem em uma instituição pública de ensino, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2022 por meio da técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Para tratamento dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo Temática de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti.Resultados: emergiram duas categorias: experiência profissional na assistência e cuidar como parte do ensino.Considerações finais: o estudo destaca a relevância da prática assistencial na formação docente em enfermagem e alerta sobre os riscos de transferir o cuidado assistencial para a sala de aula, visando preservar o processo de trabalho do docente e a formação de profissionais na área.Federal University of ParanáEspírito Santo Neto, Adelmo Fernandes doMantovani, Maria de FátimaKhalaf, Daiana KlohSantana, Vanessa Piccinin Paz2024-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/9228010.1590/ce.v29i0.92280Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024)Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024)Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024)2176-91331414-853610.1590/ce.v29i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58902https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58903https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58904https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58905https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58906https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/59496https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61289https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61336https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61419https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61420Direitos autorais 2024 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T15:16:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/92280Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2024-04-03T15:16:59Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE |
title |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE Espírito Santo Neto, Adelmo Fernandes do Educação em enfermagem; Assistência de enfermagem; Docente de enfermagem Prática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante. |
title_short |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE |
title_full |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE |
title_sort |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE |
author |
Espírito Santo Neto, Adelmo Fernandes do |
author_facet |
Espírito Santo Neto, Adelmo Fernandes do Mantovani, Maria de Fátima Khalaf, Daiana Kloh Santana, Vanessa Piccinin Paz |
author_role |
author |
author2 |
Mantovani, Maria de Fátima Khalaf, Daiana Kloh Santana, Vanessa Piccinin Paz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espírito Santo Neto, Adelmo Fernandes do Mantovani, Maria de Fátima Khalaf, Daiana Kloh Santana, Vanessa Piccinin Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem; Assistência de enfermagem; Docente de enfermagem Prática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante. |
topic |
Educação em enfermagem; Assistência de enfermagem; Docente de enfermagem Prática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante. |
description |
Objetivo: compreender a influência da prática assistencial em enfermagem no trabalho docente.Método: pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com 12 docentes concursados, atuantes nos cursos de graduação e técnico em enfermagem em uma instituição pública de ensino, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2022 por meio da técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Para tratamento dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo Temática de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti.Resultados: emergiram duas categorias: experiência profissional na assistência e cuidar como parte do ensino.Considerações finais: o estudo destaca a relevância da prática assistencial na formação docente em enfermagem e alerta sobre os riscos de transferir o cuidado assistencial para a sala de aula, visando preservar o processo de trabalho do docente e a formação de profissionais na área. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280 10.1590/ce.v29i0.92280 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280 |
identifier_str_mv |
10.1590/ce.v29i0.92280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58902 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58903 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58904 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58905 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58906 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/59496 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61289 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61336 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61419 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Os autores. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024) Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024) Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024) 2176-9133 1414-8536 10.1590/ce.v29i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068290910060544 |