INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo Neto, Adelmo Fernandes do
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mantovani, Maria de Fátima, Khalaf, Daiana Kloh, Santana, Vanessa Piccinin Paz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280
Resumo: Objetivo: compreender a influência da prática assistencial em enfermagem no trabalho docente.Método: pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com 12 docentes concursados, atuantes nos cursos de graduação e técnico em enfermagem em uma instituição pública de ensino, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2022 por meio da técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Para tratamento dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo Temática de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti.Resultados: emergiram duas categorias: experiência profissional na assistência e cuidar como parte do ensino.Considerações finais: o estudo destaca a relevância da prática assistencial na formação docente em enfermagem e alerta sobre os riscos de transferir o cuidado assistencial para a sala de aula, visando preservar o processo de trabalho do docente e a formação de profissionais na área.
id UFPR-15_3cffa3bc194950e8a7142a1aa6c36ed5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/92280
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTEEducação em enfermagem; Assistência de enfermagem; Docente de enfermagemPrática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante.Objetivo: compreender a influência da prática assistencial em enfermagem no trabalho docente.Método: pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com 12 docentes concursados, atuantes nos cursos de graduação e técnico em enfermagem em uma instituição pública de ensino, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2022 por meio da técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Para tratamento dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo Temática de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti.Resultados: emergiram duas categorias: experiência profissional na assistência e cuidar como parte do ensino.Considerações finais: o estudo destaca a relevância da prática assistencial na formação docente em enfermagem e alerta sobre os riscos de transferir o cuidado assistencial para a sala de aula, visando preservar o processo de trabalho do docente e a formação de profissionais na área.Federal University of ParanáEspírito Santo Neto, Adelmo Fernandes doMantovani, Maria de FátimaKhalaf, Daiana KlohSantana, Vanessa Piccinin Paz2024-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/9228010.1590/ce.v29i0.92280Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024)Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024)Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024)2176-91331414-853610.1590/ce.v29i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58902https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58903https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58904https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58905https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58906https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/59496https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61289https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61336https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61419https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61420Direitos autorais 2024 Os autores.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T15:16:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/92280Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2024-04-03T15:16:59Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE
title INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE
spellingShingle INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE
Espírito Santo Neto, Adelmo Fernandes do
Educação em enfermagem; Assistência de enfermagem; Docente de enfermagem
Prática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante.
title_short INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE
title_full INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE
title_fullStr INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE
title_sort INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE
author Espírito Santo Neto, Adelmo Fernandes do
author_facet Espírito Santo Neto, Adelmo Fernandes do
Mantovani, Maria de Fátima
Khalaf, Daiana Kloh
Santana, Vanessa Piccinin Paz
author_role author
author2 Mantovani, Maria de Fátima
Khalaf, Daiana Kloh
Santana, Vanessa Piccinin Paz
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo Neto, Adelmo Fernandes do
Mantovani, Maria de Fátima
Khalaf, Daiana Kloh
Santana, Vanessa Piccinin Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem; Assistência de enfermagem; Docente de enfermagem
Prática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante.
topic Educação em enfermagem; Assistência de enfermagem; Docente de enfermagem
Prática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante.
description Objetivo: compreender a influência da prática assistencial em enfermagem no trabalho docente.Método: pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com 12 docentes concursados, atuantes nos cursos de graduação e técnico em enfermagem em uma instituição pública de ensino, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2022 por meio da técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Para tratamento dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo Temática de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti.Resultados: emergiram duas categorias: experiência profissional na assistência e cuidar como parte do ensino.Considerações finais: o estudo destaca a relevância da prática assistencial na formação docente em enfermagem e alerta sobre os riscos de transferir o cuidado assistencial para a sala de aula, visando preservar o processo de trabalho do docente e a formação de profissionais na área.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-02
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280
10.1590/ce.v29i0.92280
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280
identifier_str_mv 10.1590/ce.v29i0.92280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/92280/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58902
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58903
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58904
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58905
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/58906
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/59496
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61289
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61336
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61419
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/92280/61420
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Os autores.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024)
Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024)
Cogitare Enfermagem; v. 29 (2024)
2176-9133
1414-8536
10.1590/ce.v29i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068290910060544